Com o mês de outubro chegando ao fim, um símbolo muito característico do Halloween começa a aparecer: a abóbora. Mas você sabe por que esse vegetal é o ícone do tradicional Dia das Bruxas?
Para começar, a data tem origem irlandesa: vem do festival “Samhain”, que marca a transição do verão para o inverno no hemisfério norte, informa o Hola. Para afastar os maus espíritos, que acreditava-se que apareceriam para assombrar as pessoas, eram esculpidas expressões assustadoras em vegetais comuns da estação, como o nabo.
Com o passar do tempo, a tradição recebeu uma nova nuance, informa o Guia da Semana, com base em uma figura folclórica irlandesa: o Stingy Jack, conhecido por ter enganado o diabo e ser condenado a passar a eternidade vagando pela Terra como um espírito.
Para enxergar no escuro, conta a lenda, Jack fez uma lanterna usando um nabo oco e um carvão. Com o passar do tempo, a tradição de esculpir vegetais e colocar luzes no interior se popularizou ao redor do mundo —e a abóbora, muito comum nos Estados Unidos na época do Halloween, tornou-se o principal símbolo dessa festividade, informa a BBC.
A partir daí surgiram os mais diversos pratos típicos de Halloween, que, obviamente, levam esse ingrediente: torta de abóbora, doce de abóbora, Pumpkin spice latte (que é um café com leite com purê de abóbora e especiarias) e por aí vai.
No Brasil, no entanto, não temos muitas receitas típicas com abóbora —além do tradicional doce de abóbora, claro. Mas o Halloween vem ganhando força por aqui ano a ano e, além da tradição das guloseimas, os brasileiros têm inventado seus próprios quitutes deliciosos —e, muitas vezes, aterrorizantes. Veja dicas a seguir:
Como decorar doces assustadoramente deliciosos
Que tal transformar um simples (mas sempre delicioso) bolo de chocolate em uma bela decoração de Halloween? Feitos com merengue, esses fantasminhas só causam espanto pela fofura!
Um enroladinho de salsicha é sempre uma boa pedida, mas você já ouviu falar em salsichas mumificadas? Esse efeito pode ser obtido enrolando tiras de massa folhada no embutido e decorando com olhinhos comestíveis. Sem dúvidas, um quitute deliciosamente aterrorizante!
Nem só de guloseimas repletas de açúcar é feito o Halloween: com mexericas, bananas, talos de salsão e muita criatividade, dá para preparar uma decoração divertida e saudável.
Biscoitos no formato de morcegos, maçãs do amor, palitinhos fantasma e o que a sua criatividade mandar: o importante é que os quitutes sejam espantosamente saborosos.
Um tanto quanto peculiares, esses quitutes são ideais para quem gosta de comer doces até lamber os dedos ou quem, em vez de comer com os olhos, prefere comer alimentos que se pareçam com eles.
Mas se, mesmo com essas inspirações, você ainda prefere comprar doces prontos para festejar o Halloween, não precisa se assustar: no aplicativo do iFood você encontra as mais diversas opções de quitutes para o evento.