Profissionais da tecnologia de fora da região Sudeste estão tendo mais oportunidades de emprego, informa a Convergência Digital.
Com o aumento da oferta de trabalho remoto, impulsionada pela pandemia da Covid-19, profissionais da tecnologia de fora da região Sudeste estão tendo mais oportunidades de emprego, informa a Convergência Digital.
De acordo com uma pesquisa da Revelo, de 2020 para 2021 houve um aumento de 42% a 50% na contratação de profissionais das regiões Centro-oeste, Nordeste, Norte e Sul, enquanto as vagas ocupadas por pessoas da região Sudeste tiveram uma queda de 17.7%. Apesar do aumento da pulverização de profissionais em todo o território brasileiro, mais de 40% dos desenvolvedores entrevistados pela pesquisa ainda são do estado de São Paulo.
Outro ponto levantado pelo relatório foi a respeito do aumento da necessidade de digitalização de empresas, também potencializada pela pandemia. Consequentemente, houve, também, um crescimento na demanda de profissionais da tecnologia, em especial na carreira de pessoa desenvolvedora.
O relatório “Profissionais de tecnologia no Brasil em 2021” é fruto de um estudo com mais de 33 mil profissionais de tecnologia, especialmente da área de desenvolvimento, e da análise de mais de 1.800.000 buscas realizadas por empresas que estão recrutando.
Qual é o perfil dos profissionais de tecnologia no Brasil?
Além de entender os possíveis impactos da pandemia nas demandas e oportunidades do mercado de trabalho em tecnologia, o relatório também detalha o perfil dos profissionais da área no Brasil, apresentando dados a respeito das especialidades, linguagens e frameworks mais utilizadas e, também, quais são as habilidades mais buscadas pelas empresas recrutadoras.
Especialidades mais comuns entre os profissionais da tecnologia:
- Full-stack (30,5%)
- Back-end (27,2%)
- Front-end (24,2%)
Linguagens mais populares:
- HTML (16,5%)
- Javascript (14,9%)
- SQL (14,6%)
Frameworks mais utilizadas entre os profissionais da área:
- React.JS (21,8%)
- JQuery (14,2%)
- Express.JS (8,9%)
Em relação às 50 habilidades mais buscadas pelas empresas recrutadoras de profissionais de tecnologia, destacam-se:
Java (6,4%)
Javascript (5,2%)
React.JS (4,6%)
Node.JS (4,2%)
SQL (3,5%)
Desigualdade de gênero
De acordo com a identificação de gênero binário da pesquisa da Revelo, 87,7% dos desenvolvedores são do gênero masculino, enquanto apenas 12,3% da totalidade de profissionais são mulheres. Ainda muito discrepante, essa diferença ainda é fruto de um aumento de 60% da participação de pessoas do gênero feminino na área entre os anos de 2014 e 2019, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Para conferir o relatório completo, acesse o site da Revelo e baixe o documento em PDF.
Potência Tech
Com o objetivo de incentivar a educação e a formação profissional na área da tecnologia, o iFood oferece uma plataforma com cursos gratuitos, programas de bolsas de estudos e apoio para ingresso no mercado de trabalho: a Potência Tech. A iniciativa tem como propósito gerar oportunidades em tecnologia para pessoas sub-representadas ou com baixa renda.