iFood lança campanha #BoraDescer no carnaval carioca para sensibilizar clientes

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da empresa com objetivo de conscientização dos clientes e valorização do entregador

Fevereiro, 2024 – O iFood, empresa brasileira de tecnologia, inicia  a ação #BoraDescer, que começa durante o carnaval da cidade do Rio de Janeiro, mas que tem como objetivo a longo prazo conscientizar os clientes do app para que desçam para buscar seus pedidos, como um ato de gentileza e respeito com o profissional que está no corre no dia a dia das entregas.

A campanha contará com duas ativações. Em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro e com a Superliga Carnavalesca do Brasil, a partir do dia 11 de fevereiro, começará a distribuição de copos com o mote #BoraDescer, em desfiles das escolas de samba das séries Prata, Bronze e do grupo de Avaliação, na estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte.

No dia 4 de fevereiro, no pré-carnaval carioca, a cantora Preta Gil já convidou os foliões a descerem para pegar os pedidos, dando o pontapé no início da campanha de conscientização no carnaval do Rio. 

“A campanha #BoraDescer é para que todos criem consciência da importância de valorizar e respeitar o entregador e buscar seu pedido nas portarias de prédios e condomínios. Além de agilizar a entrega, isso diminui os riscos enfrentados pelos profissionais, que muitas vezes precisam deixar suas motos e bicicletas, juntamente com a bag, enquanto sobem para entregar o pedido ao cliente, ficando expostos a possíveis furtos nesse curto espaço de tempo”, afirma Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood. 

Para a coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Rio, a campanha #BoraDescer também ajuda a combater o preconceito. Pesquisa Cebrap de 2023 mostrou que 68% de entregadores de aplicativo se declaram pretos ou pardos. 

“A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município do Rio festeja a parceria com o iFood e a Superliga no carnaval carioca. Entendemos que um trabalho de ativação contra o racismo depende de grandes instituições unidas em torno de uma pauta tão urgente. Por essa razão, vamos juntos na avenida conscientizar os foliões para a importância de denunciar o racismo no nosso portal de denúncias 1746, além disso, nos unimos ao iFood com respeito aos colaboradores que, em sua maioria, são pessoas negras, portanto, colabore e #BoraDescer!”, afirma Yago Feitosa da Paschoa, coordenador de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura do Rio de Janeiro. 

“Em nome da Superliga, é com grande satisfação que celebramos esta importante parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Rio e o iFood. Acreditamos que é de extrema importância a nossa participação em causas tão urgentes. O Carnaval diz não ao racismo, e em apoio aos nossos irmãos colaboradores do iFood, nós também diremos: #BoraDescer”, comenta Pedro Silva, presidente da Superliga.

A importância da campanha #BoraDescer

Nos últimos meses, o número de casos de agressões físicas e verbais contra entregadores na cidade do Rio de Janeiro registrou um número significativo – somente entre agosto e outubro de 2023 foram denunciados cerca de 600 casos de agressão – grande parte, gerados pela suposta obrigatoriedade do entregador ir até a porta da moradia do cliente e não até o ponto de contato mais próximo, como a portaria principal do condomínio, conforme a orientação dada pelo iFood aos entregadores e clientes. 

Uma das maneiras encontradas pelo iFood para reduzir esse número foi a criação da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, uma parceria com o coletivo de advogadas negras, Black Sisters in Law, que fornece assistência jurídica e psicológica para entregadores vítimas de discriminação, agressão física, ameaça, assédio, abuso e/ou violência sexual.

Além disso, em janeiro de 2024, foi inaugurado o atendimento presencial da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, que funciona dentro do escritório da Black Sisters in Law, no bairro da Vila da Penha, Rio de Janeiro.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas