O iFood anuncia a entrada em novos produtos e serviços e fortalece seu hub de soluções tecnológicas para restaurantes, indo além do delivery. A empresa, que é brasileira, investiu em outras três companhias igualmente nacionais para apoiar a digitalização dos estabelecimentos e ajudar na resolução de uma grande dor, tanto de quem opera exclusivamente no mundo online quanto no espaço físico: a desconexão entre informações importantes do dia a dia dos restaurantes. Com a iniciativa, que é uma resposta a problemas trazidos pelos próprios donos dos estabelecimentos, o iFood passa a aportar tecnologia em softwares de ponto de venda (PDVs), que ajudam a integrar dados, otimizar o fluxo operacional e promover uma gestão mais eficiente e conectada.
O iFood investiu na OPDV, 3S checkout e Saipos, reconhecidas por suas soluções robustas de gestão e ponto de venda. As três companhias são complementares porque oferecem tecnologias voltadas a diferentes perfis de restaurante — desde pequenos negócios até operações de médio e de grande porte — e compartilham o propósito de facilitar o dia a dia do setor. As três têm produtos estruturados, com cultura e mentalidade empreendedora, assim como o iFood.
“Estamos animados em construir o futuro junto a essas empresas, que já vêm ajudando a operação dos restaurantes. Temos certeza que o ecossistema iFood tem muito a crescer com esses investimentos e, ao mesmo tempo, acreditamos que poderemos contribuir com conhecimento técnico, incluindo nossa expertise em inteligência artificial com mais de 170 modelos próprios, e ajudar a acelerar o desenvolvimento dessas soluções para que sejam cada vez mais completas. O resultado disso será um serviço ainda melhor para os estabelecimentos parceiros”, afirma Thiago Silva, diretor de inovação e M&A do iFood.
Os sistemas de PDVs ajudam o restaurante a centralizar a gestão de vendas e pagamentos e oferecem relatórios detalhados. Os donos de restaurantes poderão ver, em tempo real, quanto cada canal movimenta (diferentes apps de delivery, WhatsApp, salão), a que horas e quais produtos têm maior saída. Com isso, eles ganham ferramentas para criar estratégias de retenção e aumentar o ticket médio. Os PDVs também conectam estoque e tem integração com sistemas de pagamento.
“Quando olhamos a operação no salão dos restaurantes, existe uma dificuldade grande de ter uma visualização única de tudo o que acontece no mundo online e offline. O que a gente quer é possibilitar uma visão 360 aos estabelecimentos, para que aumentem eficiência ao ter o máximo de informações em um único software. Isso vai potencializar a operação com mais dados, inteligência e crescimento”, afirma Leandro Viana, diretor da frente de serviços para o salão no iFood.
A jornada do iFood para desenvolver soluções para além do app começou em 2022, com o Anota Ai, um chatbot para WhatsApp. Em 2024, a empresa passou a olhar também para a operação no salão e lançou a “Maquinona”, uma máquina de cartão que oferece cashback em compras no ambiente offline. Pouco depois, vieram os totens de autoatendimento, que facilitaram os pedidos e aumentaram os resultados dos restaurantes e, agora, a empresa atinge um novo marco para acelerar a agenda de digitalização dos estabelecimentos.
“O iFood tem investido em diversas iniciativas para restaurante, para sermos, cada vez mais, um hub completo de soluções para os parceiros. Estamos olhando para além do delivery e entrando no espaço físico porque acreditamos no poder da inovação para conectar dados, simplificar operações e gerar resultados consistentes para os restaurantes, dentro e fora do aplicativo”, conclui Viana.
Case Anota AI
Em 2022, O iFood investiu no Anota AI, uma ferramenta que usa técnica avançada de inteligência artificial para automatizar o atendimento do restaurante via WhatsApp, com digitalização de cardápio, gerenciamento de pedidos, relatório de vendas e pagamento via PIX automatizado. Após investimento do iFood em tecnologia, estrutura e força comercial, a startup quadruplicou o número de pedidos em dois anos. Ao longo do período, o Anota AI continuou a ser o canal direto do restaurante, fortalecendo a relação do estabelecimento com o seu próprio cliente e operando de forma totalmente independente do app iFood, inclusive, com equipe própria.
Sobre as empresas investidas
- OPDV
A OPDV é uma empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para o setor de restaurantes. Fundada em 2019, oferece uma plataforma completa de gestão, integração e canais digitais que atende restaurantes de ponta a ponta, sem a necessidade de múltiplos sistemas ou integrações adicionais. Com foco em eficiência, confiabilidade e inteligência operacional, a OPDV tem como objetivo empoderar os restaurantes com informações estratégicas em tempo real, otimizando o dia a dia das operações, da cozinha ao caixa. Atualmente, a tecnologia da OPDV conecta restaurantes às principais plataformas de venda e logística do Brasil. A empresa é reconhecida como Super Integradora pelo iFood — um selo que atesta qualidade e agilidade na integração entre as plataformas.
“Este momento marca um novo e importante capítulo em nossa trajetória. Ao unir a força e a abrangência do iFood com a expertise da OPDV em gestão e integração para restaurantes, damos um passo decisivo em direção ao nosso sonho grande: promover a transformação digital completa para restaurantes e operações de delivery de alimentos”, afirma Édson Oliveira, fundador da OPDV.
- E-Deploy 3S Checkout
A E-deploy é uma empresa brasileira fundada em 2006 com o foco no desenvolvimento e sustentação de aplicações mobile. Em 2017, passou a desenvolver soluções de software para food service e, desde então, tem evoluído como empresa ‘all in one’ (que conta com sistemas de múltiplas funcionalidades) para melhorar a gestão e potencializar resultados no setor de restaurantes. Os serviços vão desde backoffice e organização de pedidos até a experiência do cliente, o que também inclui sistemas de autoatendimento e integração com canais de delivery.
“A E-deploy 3s Checkout queria crescer mais rapidamente e aumentar seus investimentos para continuar desenvolvendo produtos e implementando novas tecnologias. O investimento do iFood nos traz essas possibilidades, além da certeza de que entregaremos para o mercado um serviço e produto ainda melhores com essa parceria. Nada muda para os nossos clientes, que continuarão a ter os mesmos pontos de contato e suporte necessário. Estamos felizes e animados para entregar ao mercado ainda mais do que entregamos até então”, afirma Paulo Francez, fundador da 3S Checkout.
- SAIPOS
A Saipos é uma empresa brasileira, criada em 2017, dedicada a transformar a gestão operacional dos restaurantes no país. O nome quer dizer ‘simples, ágil, inteligente’, adicionado de POS, termo em inglês para ‘ponto de venda’, e reflete o compromisso da empresa em oferecer soluções tecnológicas que impulsionam o setor de food service. Além de expandir sua base de clientes, a Saipos, com DNA de empreendedorismo, foca na melhoria dos produtos e na qualidade do atendimento, acompanhando as demandas de um mercado em constante transformação.
“Nosso foco sempre foi simplificar e agilizar a operação e gestão dos restaurantes, com o objetivo de ser a principal ferramenta do setor no Brasil. Este investimento acelera nosso caminho rumo a conquista de mais clientes e fortalece nossa capacidade de oferecer a melhor solução e experiência do mercado”, afirma Bruno Tusset, fundador da Saipos.