Em parceria com a edtech Resilia, a Escola de Facilitação desenvolve habilidades em tecnologia e soft skills para suprir a falta de facilitadores nesse mercado; inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril
A carência de profissionais qualificados no mercado de tecnologia também se reflete na área de ensino. Pensando em diminuir esse problema, o iFood, em parceria com a edtech Resilia, lança turma que vai formar 50 facilitadores de tecnologia em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril. O apagão tecnológico, como tem sido chamada a falta de profissionais desse setor no Brasil, já deixa mais de 100 mil vagas de emprego abertas, sem perspectiva de preenchimento, segundo estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) divulgado em dezembro de 2021. Nesse ritmo, o país pode chegar a 2025 com um déficit acumulado de 797 mil profissionais.
“Queremos formar e empregar 25 mil pessoas em tecnologia até 2025. Acreditamos que esse é um caminho para promover a inclusão social. Só que para isso, precisamos dar um passo atrás e criar mecanismos para formar facilitadores. O apagão é tamanho que hoje falta quem ensine tecnologia para atender o mercado. É dessa forma que continuaremos a oferecer oportunidades em tech para perfis sub-representados e de baixa renda”, afirma Luanna Luna, gerente de educação do iFood
O curso exige experiência prévia no mercado de trabalho tech, com conhecimento e experiência em temas como análise de dados, HTML, CSS, Python, Node JS ou React. Podem participar pessoas de todo o país interessadas em transformar a educação de jovens e adultos para o mercado de trabalho de tecnologia. A jornada completa da Escola, que tem duas fases, conta com 60 horas de aulas e oito encontros online em que os inscritos podem escolher entre a formação para a facilitação em hard skills, mais voltada para o ensino da tecnologia em si, e outro para as soft skills, com foco em habilidades socioemocionais e comportamentais.
A primeira fase da Escola de Facilitadores estará disponível para todos que preencherem o formulário de inscrição, com vídeos exclusivos sobre aprendizagem de adultos e como direcionar as experiências em facilitação para resultados de aprendizagem, e direito ao certificado de conclusão. O conteúdo estará disponível na plataforma entre os dias 02 e 20 de maio, para que o aluno assista no seu próprio ritmo. Além das vídeo aulas, os alunos terão dois encontros marcados com monitores para tirar dúvidas e trocar experiências. (vagas limitadas).
“Formar pessoas capacitadas para promover a aprendizagem em tecnologia é um desafio de mercado. Na Resilia, acreditamos que mais do que formar profissionais, geramos impacto pela capacitação e formação de pessoas que vão impulsionar as carreiras de cada vez mais jovens pelo Brasil. Por isso, criamos a Escola de Facilitação, em que trazemos a nossa metodologia para formar facilitadores de aprendizagem e carreiras.” Nina Costa, Head de Aprendizagem na Resilia
Os 50 alunos que se destacarem participarão ainda de uma segunda fase, que acontecerá entre os dias 23 de maio e 10 de junho. Nesse período, uma trilha assíncrona e os encontros – ao vivo e online – irão promover o aprofundamento na metodologia da Resilia, como preparação para estarem aptas a liderar uma sala de aula. Além do certificado ao final de cada fase, os novos facilitadores terão a possibilidade de serem contratados pela Resilia para capacitar jovens em busca do primeiro emprego ou em transição de carreira.
A iniciativa faz parte do Potência Tech, plataforma de carreira em tecnologia, criada pelo iFood em parceria com diversas escolas da área, voltada a pessoas de perfis sub-representados e de baixa renda. O Potência Tech já ofereceu mais de 4 mil bolsas de estudos e soma 27 mil inscritos na plataforma, com cursos gratuitos que vão desde os introdutórios, a formação na área, e até uma parte voltada para a empregabilidade. Dos formados, já são mais de 370 empregados. A plataforma também tem uma comunidade, para servir de ponto de encontro entre iniciantes e pessoas experientes na carreira de tecnologia, para troca de informações, sobre as possibilidades dentro desse universo.
As inscrições podem ser feitas por meio do site da Escola de Facilitação disponibilizado pelo iFood e Resilia. Após o preenchimento do formulário, será realizada uma comunicação por e-mail para o detalhamento das informações.