iFood lança Portal de Dados que compartilha informações inéditas sobre entregadores

Painel online mostra média de horas em entregas, ganhos por hora trabalhada, total de entregadores nuvem conectados na plataforma, velocidade média nas vias durante a rota e os impactos dos programas de educação oferecidos pela empresa

Brasília, 19 de setembro de 2024 – O iFood lança o Portal de Dados iFood, painel virtual que disponibiliza informações inéditas sobre entregadores nuvem cadastrados na plataforma. O painel mostra a média de horas trabalhadas, ganhos médios por hora, número total de entregadores cadastrados, a velocidade média de circulação nas vias de grandes cidades e o impacto de alguns dos programas de educação que são oferecidos pela empresa.

Os dados mostrados no portal são de entregadores que atuam na modalidade nuvem, que trabalham de forma independente, com autonomia para realizar entregas nos locais e horários que desejarem. O iFood é uma das primeiras empresas  do setor a abrir publicamente dados administrativos de sua plataforma. O Portal de Dados iFood está disponível no site iFood News e faz parte da Editoria de Estudos e Pesquisas. O lançamento do projeto aconteceu durante o Media Day, evento promovido pelo iFood, em Brasília, que contou com a presença de diretores da empresa e da imprensa da capital federal.

“Esta iniciativa reforça a política de transparência do iFood e nos ajuda a ampliar o diálogo que temos com a academia, governo e toda a sociedade. De forma inédita, compartilhamos dados administrativos relacionados a entregadores da plataforma que atuam na modalidade nuvem, iniciativa que se soma aos esforços de outras pesquisas setoriais já publicadas. O intuito é colaborar na discussão regulatória do setor de aplicativos e na definição de políticas públicas voltadas para esses trabalhadores”, diz Debora Gershon, diretora de Políticas Públicas e Economia do iFood.

Segundo a executiva, dados confiáveis permitem que os autores de políticas públicas tomem decisões baseadas em evidências concretas, aumentando a eficácia das ações implementadas. A precisão de dados ajuda a identificar e solucionar problemas e, posteriormente, informações consistentes têm a função de monitorar, avaliar e ajustar essas políticas públicas, tornando as ações mais eficientes no decorrer do tempo.

Portal de Dados iFood apresenta informações inéditas sobre entregadores cadastrados na plataforma

Durante o Media Day de Brasília, foram apresentados os dados de ganho médio por hora dos entregadores, que em 2022, foi de R$ 23,77 e, em 2023, de R$ 25,96, representando um aumento de 9,2% no ganho bruto médio por hora dos entregadores. Se for levado em conta uma jornada média de 20 horas semanais, a remuneração bruta dos entregadores seria de R$ 1.901,60, em 2022, e de R$ 2.076,80, em 2023. Se o cálculo for de 40 horas semanais, mais próximo de uma jornada integral, o ganho médio bruto dos entregadores saltaria para R$ 3.803,20, em 2022, e R$ 4.153,60, em 2023. Em ambos cenários, a renda bruta fica acima do salário mínimo nacional (R$ 1.212 em 2022 e R$ 1.320 em 2023).

Nos anos de 2022 e 2023, a média semanal de horas trabalhadas dos entregadores conectados ao iFood foi de 10,1 e 9,31, respectivamente (33,8 horas mensais e 31,1 horas mensais). A pesquisa Cebrap já havia sinalizado que, em 2022, a jornada semanal média dos entregadores do setor era de 13 a 17 horas em entregas, e quase a metade afirmava estar exercendo outra ocupação além dos apps (48%). Vale ressaltar que o Cebrap considera no cálculo dados de outras plataformas de delivery, além do iFood. O painel iFood também mostra que a média do total de entregadores ativos na plataforma em 2023, para a modalidade nuvem, era de 243,5 mil. 

O Portal de Dados iFood apresenta a média de velocidade de deslocamento dos entregadores nas rotas de entrega nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador e Belo Horizonte, levantamento feito entre janeiro e julho de 2024. Nestas capitais, a velocidade média foi de 24,46 km/h, menos da metade da velocidade máxima permitida nas cidades, que é de 60 km/h ou 50 km/h. O tempo de entrega no iFood é calculado de forma que os parceiros possam concluir os pedidos de maneira segura, sempre respeitando a velocidade do viário urbano, incluindo margens extras de tempo para cobrir eventuais atrasos durante o trajeto. As rotas são traçadas com o apoio de Inteligência Artificial do aplicativo que leva em consideração a distância e a velocidade média de circulação das vias, não a velocidade máxima permitida no trecho. O horário previsto de entrega é atualizado caso o restaurante atrase na preparação do pedido.

O Portal de Dados destaca também números de entregadores que participam de iniciativas de Educação promovidas pelo iFood. Os entregadores que participaram do Programa Meu Diploma do Ensino Médio, onde o iFood apoia os entregadores na conclusão do Ensino Médio, em 2023, representam 2,3% do total de inscritos no ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto). Entre 2022 e 2023, foram quase 6 mil entregadores aprovados na avaliação e que agora possuem o diploma do Ensino Médio. Já o DECOLA, plataforma de aprendizagem gratuita para entregadores parceiros iFood, apenas em 2022 e 2023, permitiu que quase 85 mil entregadores e entregadoras concluíssem cursos de aperfeiçoamento em diversas áreas. No período, foram emitidos quase 204 mil certificados.


Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta, de acordo com dados de 2024, 100 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 310 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br


Contatos:

imprensa@ifood.com.br

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