iFood Move traz grandes nomes para debater futuro do setor de alimentação

Em dois dias de evento, especialistas nacionais e internacionais vão compartilhar experiências e aprendizados com empreendedores

O iFood promove, nos dias 25 e 26 de setembro, a primeira edição do iFood Move, evento dedicado a empreendedores de restaurantes e que reúne grandes nomes do setor para compartilhar experiências e falar sobre futuro e estratégias de crescimento para negócios na área de alimentação.

Empreendedorismo, inovação e negócios estarão no centro das discussões do evento, que terá a ex-tenista, empresária e investidora Serena Williams como palestrante principal – ela vem a São Paulo contar a sua história de empreendedorismo e compartilhar sua experiência como empresária. 

Entre os palestrantes estarão também chefs brasileiros – como Janaína Torres, eleita melhor chef do mundo – e empreendedores como Jay Livingston, CMO da rede de hamburguerias Shake Shack, referência internacional em inovação e em atendimento ao cliente.

“Queremos trazer para o Brasil o que tem de mais novo no setor e construir o futuro junto aos empreendedores. E que os empreendedores que vão ao Move saiam do evento preparados para dar o próximo passo em seu negócio”, comenta Beatriz Pentagna, diretora de experiência do restaurante do iFood.

Além de ficar por dentro das principais tendências do setor e dos caminhos para o futuro com Inteligência Artificial, os participantes do Move poderão compartilhar experiências com especialistas, criar conexões e ter acesso a informações que apoiem seu crescimento.

“Nosso maior objetivo é que as pessoas saiam do Move preparadas para o futuro tecnológico no setor de alimentação e com uma visão aprimorada de gestão e crescimento para o seu negócio”, afirma Beatriz. “Minha expectativa é que as pessoas fiquem com um sentimento de aprendizado.”

Como foi o primeiro dia do iFood Move

Empreendedorismo, inovação e negócio estiveram no centro de discussões do primeiro dia do iFood Move (25/9). O evento teve a presença de cerca de 5.000 pessoas e reuniu grandes nomes do setor para compartilhar experiências e falar sobre futuro e estratégias de crescimento para negócios na área de alimentação. 

Divulgação da pesquisa Fipe/iFood

Diego Barreto, CEO do iFood, apresentou a nova pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o impacto socioeconômico da plataforma durante o ano de 2023. E alguns dados chamaram atenção: foram gerados mais de 900 mil postos de trabalho na economia brasileira somente no ano passado. 

iFood Move

Lançamento do iFood Salão

O iFood apresentou sua nova frente de negócios, o iFood Salão. O primeiro produto dessa linha é um totem para atendimento presencial, cujo objetivo é otimizar a tomada de pedidos por meio de uma tecnologia integrada para o restaurante.

iFood Move
Totem de autoatendimento do iFood para restaurantes

“Quando falamos de autoatendimento, pensamos nas dificuldades dos estabelecimentos, como a formação de filas, perda de oportunidades de aumentar o ticket médio e o cliente que vai embora. Temos, então, um mundo de possibilidades. O totem é uma peça fundamental nesse processo. É o início da jornada do iFood Salão”, afirmou Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery no iFood. 

Como encantar o cliente

Jay Livingston, CMO do Shake Shack, rede americana de fast food; João Branco, ex-CMO do McDonald’s e palestrante da StartSe; e Luis Justo, CEO do Rock in Rio, enfatizaram a importância de entender e priorizar as necessidades do cliente durante. Os executivos compartilharam percepções valiosas sobre como o foco na experiência do consumidor pode transformar negócios e impulsionar o sucesso no competitivo setor de restaurantes.

iFood Move
Jay Livingston, CMO da rede de fast food Shake Shack (EUA), em apresentação no iFood Move

Livingston falou sobre o sucesso do Shake Shack, destacando o equilíbrio entre hospitalidade, inovação e sustentabilidade. Ele ressaltou o compromisso com ingredientes de qualidade e a importância de encantar o cliente em cada interação.

O papel das empresas na educação 

Educação não é privilégio, é um direito. Esse foi o mote do painel “O papel das empresas na educação do Brasil”, apresentado por Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood; Patrícia Muratori, diretora-geral do YouTube para a América Latina; e Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social da Ambev. Os executivos concordaram que investir em educação gera um impacto positivo tanto para os negócios quanto para a sociedade. 

Painel Cabana Burguer

Entender as potencialidades que o uso da Inteligência Artificial pode proporcionar é vital para a sobrevivência do seu negócio. Esse foi o alerta do entusiasta em tecnologia e CEO Alura, Paulo Silveira, durante o Painel IA dentro do negócio.

iFood Move
Debate sobre o uso de inteligência artificial em restaurantes no iFood Move

“O restaurante ou a empresa que não encarar os mecanismos de dados vai ficar para trás. Não é uma questão de gostar ou não gostar. Estou querendo fazer este alerta”, disse o especialista.  “Mas precisa entender com um conhecimento minimamente profundo, ou não vai aproveitar todas as potencialidades da IA”. 

Marketing para o crescimento dos restaurantes

Especialistas reforçaram a importância de usar o marketing como uma ferramenta de crescimento para os restaurantes. “O marketing não é problema, ele tem que ser sempre a solução”, justificou Guilherme Lippert, Co-fundador e Chief Revenue Officer (CRO) da V4 Company, durante o painel Growth Marketing: aplicando a técnica, corrigindo rota e confiando na intuição. 

Panorama do delivery no mundo

A China tem o maior mercado de delivery do mundo. Os números impressionam: os chineses fazem 3 bilhões de pedidos online por mês. Para se ter uma ideia, trata-se de um número 14 vezes maior do que no Brasil (210 milhões de pedidos/mês) e também bem superior aos Estados Unidos (300 milhões de pedidos).

iFood Move
Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery do iFood, fala sobre tendências globais nessa área

Os números foram apresentados na tarde desta quarta-feira (25) em uma palestra com o tema Delivery no Mundo: tendências de comportamento e tecnologia que foi ministrada por Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery do iFood.  

Prêmio iFood de Super Restaurantes

No encerramento do primeiro dia do iFood Move, ocorreu o primeiro Prêmio iFood de Super Restaurantes. É o primeiro ano da realização desta cerimônia e uma valorização inédita das melhores experiências na plataforma.

iFood Move
Restaurantes também foram premiados no primeiro dia de iFood Move

Foram entregues 65 troféus em três categorias, divididas pelo tamanho dos estabelecimentos: Estrelas Nacionais, Estrelas Regionais e Estrelas Locais. Foram premiados restaurantes das cinco culinárias mais pedidas no app do iFood (lanches/hamburguer; pizza; japonesa; brasileira; açaí/doces/sobremesas/sorvetes). 

Como foi o segundo dia de iFood Move

Na quinta-feira (26/9), o evento teve a presença especial da ex-tenista, empresária e investidora Serena. Ela foi a palestrante principal do dia e contou sua história de empreendedorismo e sua experiência como empresária.

Relatório para restaurantes

A primeira edição do “Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood”, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, mostra que houve um crescimento de pedidos de café da manhã, com aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, sendo que metade dos pedidos são de padarias

Neste período do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta para um nicho com potencial a ser explorado. A madrugada também tem conquistado os usuários do delivery — o turno registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é significativa: neste horário, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior número de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos. 

iFood Move
Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Operações e Restaurantes do iFood, mostra dados do setor

Crédito, banco digital e Maquinona

A missão do iFood Pago é entregar a fórmula de crescimento da plataforma do iFood para que todos os restaurantes do ecossistema cresçam desta mesma forma. Esta foi a principal fala do presidente da empresa, Bruno Henriques, no iFood Move.

“Imagina se eu pudesse entregar para você a mesma fórmula que o iFood usou para crescer? Imagina se cada um dos 350 mil restaurantes pudesse executar isso? Dá para imaginar o tamanho impacto que a gente vai ter?” E como viabilizar este crescimento? Segundo Bruno Henriques, o iFood Pago se baseia em três pilares para facilitar a vida dos donos de restaurante: Crédito, Banco Digital e Maquinona.

iFood Move
Bruno Henriques, presidente do iFood Pago, fala das soluções do iFood para facilitar a vida de restaurantes

Tendências em food service

Quais as tendências de foodservice que os restaurantes devem ficar de olho para o ano que vem? Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion (empresa que atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação para foodservices), apresentou no iFood Move a Mandala de Tendências Galunion para 2024/25 – pesquisa com consumidores, operadores e outros tipos de negócio do ecossistema de foodservice no Brasil. Foram 26 tendências apontadas neste levantamento da Galunion, baseadas em quatro áreas principais: Tecnologia Onipresente, Modelos de Negócio, Experiência e Hospitalidade e Oferta Culinária. 

Reforma tributária

A reforma tributária em tramitação no Senado foi tema do painel “Reforma Tributária e o Impacto no Setor de Food Service”, com presenças do senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço no Senado; de João Baptista, coordenador do Comitê Setorial de Redes de Food Service da ABF; e de Fernando Di Paula, presidente da Associação Nacional dos Restaurantes.

A mediação foi de Rodolfo Araújo, diretor de Legal and Tax do iFood. Questionados sobre os desafios e benefícios que a reforma trará para o setor de foodservice, todos concordaram que a simplificação será o maior ganho para os empreendedores.

iFood Move
Participantes do debate sobre a reforma tributária no iFood Move

Branding e criatividade

A importância do branding e da criatividade foi destacada como essencial para acelerar o crescimento dos negócios em painel com Alexandre Guerrero, CEO da Eletromídia, e Ana Couto, CEO da Ana Couto, sob comando de Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood. O debate reforçou a ideia de que o branding vai muito além de um logotipo ou campanhas pontuais. Precisa estar intrinsecamente ligado à estratégia de negócio. 

Avanços da tecnologia no mundo

O iFood Move apresentou duas palestras que abordaram o tema Tecnologia e inovação no mundo. O CEO da Prosus Group, Fabricio Bloisi, ressaltou em sua fala no painel Avanços da Tecnologia do Mundo que vivemos em um mundo de transformações exponenciais.

iFood Move
Fabricio Bloisi, CEO da Prosus Group, falou sobre os avanços da tecnologia no iFood Move

“Isso é bom pra você poder crescer seu negócio, se acreditar nisso também”, afirmou o executivo. “A cabeça de todos vocês, em geral, rejeita o futuro exponencial. Não consegue olhar o mundo hoje e calcular daqui, cinco, dez anos como vai ser. Mas o mundo continua mudando em uma velocidade inacreditável. Esqueçam esse mindset [de rejeitar as mudanças] pois os próximos anos vão ter mudanças mais rápidas ainda”.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas