VOCÊ JÁ DEVE ter notado que os motociclistas e ciclistas também que entregam comida nos horários de almoço e jantar nas cidades brasileiras são cada vez mais numerosos. Principal mente aqueles que levam nu garupa um baú vermelho com o símbolo do iFood, j empresa que lidera o serviço deem rega de refeições no pais. Nas capitais, é raro encontrar alguém que minrn renha encomendado no iFood um sanduíche, uma pizza ou mesmo uma fina refeição dc restaurante estrelado. “Estamos conectados a 300 mil restaurantes e damos trabalho para dezenas de milhares de entregadores”, orgulha-se o CEO da empresa, Fabricio Bloisi.
O exército de entregadores do iFood já se aproxima dos 2U0 mil. segundo o CEO, que rita o alto nível de satisfação de seus colaboradores, revelado por uma pesquisa, para se defender de criticas às condições de trabalho proporcionadas pela empresa. Na entrevista a seguir, Fabricio Bloisi prega a necessidade de uma atualização das leis trabalhistas para viabilizar mais benefícios o fala da contribuição dos unicórnios para o pais avançar em questões como a educação, a sustentabilidade e a inclusão social.
IFOOD
ÉPOCA NEGÓCIOS O iFood completou dee unos em 2021. Como você vê a evolução no ambiente de tecnologia e inovação no Brasil nesse período?
FABRICIO BLOISI As maiores empresas dos estados eram bancos e petroleiras até 20 anos atrás, quando foram ultrapassadas por empresas de tecnologia como Microsoft, Google, Apple e Facebook. A mesma coisa aconteceu na China. No Brasil, essa mudança ocorreu de um ano e meio para cá. com fintechs como Nubank, XP e Stone crescendo muito, assim como empresas de varejo como Magalu e Mercado Livre. Isso 6 muito bom para o país, porque essas empresas são todas inovadoras e compreendem a importância de investir em inclusão e sustentabilidade. O iFood, que é um líder global no segmento de food delivery, também está nessa lista. F.u acredito que os países que vão dar certo nos próximos de* ou 20 anos são aqueles que estão investindo
em inteligência artificial, biotecnologia. robótica, fontes sustentáveis de energia.
NÉGOCIOS O que esperar das novas tecnologias nos próximos anos?
BLOISI Vão continuar mudando o mundo, cm ritmo cada vez mais rápido. Tem gente que reclama que as mudanças já são muito rápidas. Não é errado pensar assim, mas é ingênuo. As empresas e os países que conseguirem surfar nas transformações criarão e distribuirão riquezas. Felizmente, criar uma empresa de tecnologia no Brasil deixou de ser exceção, nos últimos anos. Já temos várias companhias inovadoras que valem mais de US$ l bilhão, e a tendência é que elas passem a valer US$ 10 bilhões ou US$ 100 bilhões nos próximos anos.
NEGÓCIOS Como o iFood pretende continuar inovando a partir desses novos recursos?
BLOISI Eu acho que estamos só começando. As pessoas que há cincnaims tinham receio de fazer compras pelo celular hoje fazem três pedidos por mês, em média, de comida pronta. Em 20 anos, cozinhar cm casa vai ser um hobby, uma diversáo com a família, porque n normal será encomendar refeições prontas. Se hoje eu já uso inteligência artificial para ajudar as pessoas a escolher o que querem comer, com base iiün preferências delas, imagine como será no futuro, A tecnologia já me dá acesso aos dados do consumidor e me permite distribuir os entregadores conforme u histórico de demanda de cada região. Com isso, o consumidor recebe a comida mais rápido e a empresa faz mais entregas.
NEGÓCIOS Quantas entregas vocês fazem por mês?
BLOISI Cerca de 60 milhões. O mercado todo, que fazia só 5 milhões alguns anos atrás, tem potencial para fazer 500 milhões de entregas por mês, não tenho dúvida disso. E vai