Uber e iFood: nova parceria conecta apps e programas de fidelidade

Acordo vai proporcionar mais conveniência aos usuários de dois dos apps mais populares do País ao incluir novas abas de mobilidade no iFood e de entregas no Uber

Em novembro de 2025, Uber e iFood avançaram em sua parceria em mobilidade e conveniência. Agora é possível solicitar viagens da Uber usando o aplicativo do iFood. E, até o final de dezembro, vai dar para pedir iFood dentro do app da Uber em diversas capitais brasileiras.

Até janeiro de 2026, essa integração deve se estender a todas as cidades em que as duas empresas estão presentes. É um movimento inédito em tecnologia, segurança e experiência do usuário entre duas líderes em seus segmentos no Brasil. Neste guia, você fica por dentro dos detalhes dessa parceria e de como aproveitar as novas funcionalidades.

Como funciona a integração entre Uber e iFood

No app do iFood, o usuário encontrará o ícone “Corridas” (inicialmente apenas em Belo Horizonte), e poderá pedir uma viagem da Uber’. Quando o app iFood estiver refletido no da Uber, a aba “iFood” aparecerá na plataforma, viabilizando o pedido no delivery.

Além dessa nova experiência, as empresas passam a oferecer um plano especial de assinatura que inclui o Clube iFood e o Uber One. Essa nova oferta reúne benefícios dos dois programas por R$ 21,90 mensais, e oferece vantagens em Uber e iFood. 

Quem assinar esse novo combo terá acesso a:

  • 2 descontos de 25% (limitado a R$ 5) por mês em viagens de Uber Comfort e Black;
  • 5 cupons de R$ 10 para todos os restaurantes;
  • Frete grátis em mercados e farmácias;
  • Cupons extras de até R$ 21,90 em milhares de restaurantes;
  • Promoções e descontos exclusivos todos os dias;
  • Cashback de 10% do valor de suas viagens em créditos Uber;
  • Acesso aos motoristas parceiros mais bem avaliados.

Benefícios dos clubes de assinatura

Clube iFood

  • 5 cupons de 25% de desconto cada um (até R$ 10), válidos para todos os restaurantes da plataforma;
  • Entregas com desconto (R$ 10 de desconto em restaurantes com selo Clube iFood, sem pedido mínimo e R$ 10 de desconto em restaurantes selecionados com pedido mínimo de R$ 60);
  • Entrega grátis em farmácias e mercados selecionados, com pedido mínimo de R$ 45 e R$ 60 respectivamente;
  • Cupons de presente: cupons extra, ilimitados, de até R$ 22, que podem ser usados em milhares de restaurantes;
  • Desconto exclusivos em marcas parceiras: para aproveitar dentro e fora do app

Uber One

  • Cashback: 10% do valor das viagens retornado em créditos Uber;
  • Acesso aos motoristas mais bem avaliados da plataforma;
  • Promoções e descontos exclusivos;
  • Atendimento prioritário (suporte premium);

Comparativo: vale a pena assinar o combo Uber e iFood?

A análise custo-benefício do plano conjunto traz economia para quem usa ambas as plataformas. Considerando que o Clube iFood individual custa R$ 12,90; o Uber One individual custa R$ 19,90 e o plano conjunto custa apenas R$ 21,90, a economia mensal é de R$ 10,90.

Esse valor representando uma redução de 33% no custo total das assinaturas. Para quem usa ambos os serviços com frequência, o retorno do investimento é praticamente imediato.

Como contratar a assinatura unificada

No app do iFood, acesse seu perfil, clique em “Clube iFood” e selecione a opção “Combo Uber + iFood”. Confirme a forma de pagamento e aproveite os benefícios imediatamente.

Se você estiver no app da Uber, entre na aba “Conta”, clique em “Uber One” e escolha “Plano Conjunto com iFood”. Complete a assinatura e comece a usar os benefícios.

Como pedir uma corrida da Uber no app do iFood

Ao abrir o aplicativo do iFood, os usuários encontram um novo ícone: “Corridas”. Ao clicar nele, surge uma nova tela, onde será possível:

– Solicitar viagens da Uber sem sair do app do iFood;

– Acompanhar o status da corrida em tempo real;

– Realizar pagamentos através dos meios já cadastrados no iFood;

Avaliar motoristas e viagens sem sair do aplicativo.

Essa funcionalidade utiliza tecnologia de webview avançada, proporcionando performance e fluidez comparáveis ao app nativo da Uber, mesmo operando dentro do ambiente do iFood.

Como pedir iFood no app da Uber

De forma espelhada, o aplicativo da Uber passará a exibir, até o final de dezembro de 2025, uma categoria dedicada ao iFood, permitindo que usuários façam:

  • Pedidos de restaurantes, mercados, farmácias e conveniência;
  • Acompanhamento de entregas em tempo real;
  • Pagamentos integrados com os meios cadastrados na Uber;
  • Avaliações de restaurantes e entregadores.

A integração bidirecional garante que independentemente do app utilizado como ponto de entrada, o usuário tenha acesso completo a ambos os ecossistemas de serviços.

Quando a parceria Uber e iFood chega na minha cidade?

O cronograma da integração é o seguinte:

Novembro de 2025

  • Consumidores de Belo Horizonte começam a ver a Uber dentro do app do iFood;
  • Lançamento do novo pacote de assinatura que une os dois programas de fidelidade por R$ 21,90 em Belo Horizonte.

Dezembro de 2025

  • Consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador passam a ver a Uber dentro do iFood e passam a ter acesso ao novo combo de assinatura;
  • Consumidores de Belo Horizonte passam a ver o iFood dentro do app da Uber e, em seguida, o acesso ficará disponível a outras capitais.

Janeiro de 2026

  • Expansão completa para todas as cidades onde as duas empresas operam e combo expandido para todas as cidades.

Por que as empresas integraram clubes de assinatura?

Os programas de assinatura são parte importante da estratégia de fidelização em cada empresa. No iFood, 60% dos pedidos são feitos por assinantes do Clube. 

Já na Uber, os membros do Uber One geram três vezes mais volume de uso na plataforma do que aqueles que não participam do programa. 

Como menos da metade dos usuários está presente em ambos os programas, há um espaço relevante para ampliar o alcance e o valor da base de assinantes nas duas plataformas.

“Quando conectamos duas plataformas que já fazem parte da rotina dos brasileiros, todos ganham. Os restaurantes recebem mais pedidos, os entregadores têm mais oportunidades de renda e os consumidores passam a ter uma experiência mais simples e personalizada. É uma novidade tecnológica e, principalmente, uma solução duradoura, feita para gerar valor para todo o ecossistema. Estamos muito animados em dar esse passo ao lado da Uber e em seguir juntos com o mesmo propósito de inovar e facilitar a vida das pessoas”, diz Diego Barreto, CEO do iFood

“Um dos objetivos da Uber é oferecer a solução certa para cada momento do dia dos nossos usuários, e é exatamente isso que a parceria com o iFood proporciona. Seja para solicitar uma viagem ou fazer um pedido de delivery, a partir de agora tudo se torna mais prático. A integração das tecnologias faz com que os usuários frequentes ganhem ainda mais agilidade na rotina, mas também atrai novos usuários para ambas as plataformas”, afirma Silvia Penna, Diretora-Geral da Uber no Brasil.

Como essa tecnologia foi desenvolvida

O desenvolvimento da interface foi cuidadosamente planejado para manter a identidade visual de cada marca, enquanto oferece uma experiência unificada.

Em pouco mais de 180 dias, as equipes de Uber e iFood desenvolveram uma integração tecnológica robusta, envolvendo mais de 300 profissionais de engenharia, design, segurança, privacidade e produto, distribuídos em cinco países. 

O projeto exigiu a reconstrução de parte da arquitetura do iFood em ambiente web, a revisão das camadas de front-end e back-end, e a criação de novas APIs para garantir comunicação segura entre as plataformas. 

Esse esforço garantiu uma experiência embarcada com performance e fluidez comparáveis às do app nativo, mesmo operando em uma camada de webview, com atenção a pagamentos, autenticação, infraestrutura e monitoramento. 

A segurança e a privacidade foram prioridades, com a comunicação entre as plataformas sendo criptografada e seguindo padrões internacionais (como PCI-DSS, normas de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento) e a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, além de protocolos específicos de troca de tokens, controle de sessão e autenticação em múltiplas camadas. 

Histórico da parceria entre Uber e iFood

Em maio de 2025, Uber e iFood anunciaram uma parceria para oferecer ainda mais conveniência e comodidade a milhões de consumidores no Brasil. 

Seu objetivo era oferecer a possibilidade de clientes do iFood solicitarem viagens da Uber pelo app do iFood, enquanto usuários da Uber acessam serviços de entregas de comidas, mercados, farmácia e conveniência do iFood por meio do app da Uber.

parceria uber e ifood

Esse acordo simplifica o dia a dia dos brasileiros ao disponibilizar os serviços de mobilidade e entrega nos dois aplicativos mais populares do país em suas respectivas áreas. 

Afinal, os consumidores podem planejar seus deslocamentos e fazer pedidos de refeições ou compras sem precisar alternar entre aplicativos, economizando tempo e melhorando sua experiência geral.

“Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “Hoje, apenas cerca de metade dos usuários usam as duas plataformas de maneira recorrente. Então, essa parceria representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque.”

“O iFood transformou a maneira de pedir comida e itens do dia a dia no Brasil, assim como a Uber mudou radicalmente a forma de os brasileiros se locomoverem. Agora, essa integração marca um grande avanço, com as duas empresas inovando juntas para oferecer uma nova forma de acessar serviços cotidianos”, afirma Barreto, CEO do iFood.

“Acreditamos que essa parceria vai impulsionar mais pedidos aos restaurantes, mercados, farmácias e conveniência em geral; gerar mais renda aos entregadores e motoristas e simplificar ainda mais a vida dos consumidores”, conclui.

A integração dos serviços começa a ser disponibilizada em cidades selecionadas no Brasil no segundo semestre, com expansão para todo o país prevista em seguida.

Não haverá alterações nas soluções de entregas da Uber para empresas (Uber Direct) nem no serviço de entrega de pacotes (Uber Flash), que continuarão sendo solicitados pelo app da Uber e entregues por motoristas e entregadores parceiros da empresa.

No caso do iFood, também não haverá mudanças em nenhum serviço de logística prestado aos parceiros e nem no “Sob Demanda”, que oferece entrega para quem opera dentro e fora do app.

FAQ: Tire suas dúvidas sobre a parceria entre Uber e iFood

A integração é gratuita?

Sim, a integração básica é totalmente gratuita. Usuários podem acessar serviços da Uber pelo iFood e vice-versa sem custos adicionais. O plano de assinatura conjunto (R$ 21,90) é opcional e oferece benefícios extras, mas não é obrigatório para usar a integração.

O novo plano de fidelidade substitui o Clube iFood e o Uber One?

Não. O novo plano é uma opção adicional. Os usuários que quiserem continuar com apenas um programa, seja o Clube iFood ou o Uber One, poderão fazê-lo normalmente. A assinatura combinada é apenas uma alternativa para quem deseja aproveitar benefícios nas duas plataformas em um único plano.

Por que a parceria entre Uber e iFood começou em Belo Horizonte?

A capital mineira foi escolhida para estrear a nova funcionalidade por ser uma das operações mais relevantes das duas empresas no país. Belo Horizonte reflete o comportamento típico das grandes metrópoles brasileiras e serve como um retrato da operação. Por isso, os aprendizados obtidos em BH vão orientar os próximos passos da expansão nacional. 

Meus dados estão protegidos?

A integração entre as contas demanda o compartilhamento de dados, que é apresentada de forma transparente durante toda a jornada. A integração foi desenvolvida para garantir total segurança e privacidade, com um processo de autenticação seguro, que permite que o usuário acesse o app da Uber dentro do iFood (e vice-versa) seguindo as políticas de privacidade e as leis aplicáveis, como a LGPD.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas