A força do delivery: pequenos e médios crescem no iFood

Os pequenos e médios restaurantes representam 84% dos estabelecimentos cadastrados no iFood. Descubra por que o delivery se tornou estratégico para eles em 2021.

Depois da pandemia, entrega de refeições se torna um braço importante de negócio para os restaurantes


A força dos pequenos e médios restaurantes no iFood

Entrega de refeições se torna importante braço de negócio para restaurantes

O restaurante de família e a hamburgueria do bairro ganham cada vez mais protagonismo no app do iFood. Só em 2021, a presença de pequenos e médios restaurantes na plataforma aumentou 27% — e hoje eles representam 84% dos mais de 270 mil estabelecimentos cadastrados.

“Apesar de termos grandes redes na plataforma, os pequenos e médios sempre foram a maioria, não só em presença mas também em número de pedidos. E seguem crescendo”, contextualiza Tamara Abdouni, head de expansão comercial do iFood.

A adesão ao delivery, que já era uma tendência entre os micro e pequenos estabelecimentos, acelerou na pandemia e agora dificilmente sairá do modelo de negócio do setor. “Nem digo mais que é tendência porque agora é realidade”, afirma Michelle de Melo Santos, gestora estadual de serviços do Sebrae-SP que atende o segmento de alimentação. “Os restaurantes precisam atender por meio do delivery porque o consumidor quer praticidade, rapidez e conveniência e não vai abrir mão desse estilo de vida.”

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2021, 30% dos micro e pequenos negócios do setor de alimentação e bebidas dividiram o atendimento entre o salão e o delivery e 16,6% atuaram apenas com delivery. Além disso, 31% aderiram a aplicativos de entrega para conquistar mais clientes.

Michelle acrescenta que, para os micro e pequenos restaurantes, fazer parte das plataformas digitais é uma maneira acessível de entrar no delivery. “O custo de implantação da operação própria nem sempre cabe no orçamento. Além disso, as plataformas se tornam um novo canal de vendas e permitem atender o público com conveniência e praticidade. Os empreendedores têm acesso a públicos que, de outra forma, seriam inacessíveis”, completa.

Impacto em novos restaurantes

Para Tamara, a parceria com aplicativos de entrega também pode ser estratégica para os planos de expansão. “Temos muitos exemplos de restaurantes que começaram pequenos e expandiram para outras regiões ou abriram novas unidades para explorar outras culinárias”, afirma. “O iFood gera informações que ajudam a identificar tendências e novas demandas para explorar novas oportunidades. Se a maior parte dos pedidos vem de outra parte da cidade, por exemplo, talvez seja uma boa abrir uma unidade lá.”

Falando em novos restaurantes, uma pesquisa realizada pela Fipe mostra que a presença de parceiros do iFood em uma área está associada a uma maior criação de novos estabelecimentos nas mesmas regiões —e que quanto maior é a presença de restaurantes cadastrados na plataforma, maior é o crescimento no número de ativações de restaurantes nos 12 meses seguintes.

A adesão ao delivery também tem impacto positivo na renda e no emprego de quem trabalha nos restaurantes. Segundo o estudo da Fipe, que avaliou dados de 2015 a 2019, o salário médio dos funcionários de restaurantes parceiros do iFood aumentou de R$ 1.331 mensais para R$ 1.457 depois que os estabelecimentos entraram na plataforma.

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