iFood Pago lança cartão para restaurantes nas funções crédito e débito

Solução anunciada no iFood Move oferece até 4% de cashback no iFood Shop e inaugura ciclo de vantagens exclusivas para quem integra o ecossistema iFood. A expectativa é que 30 mil clientes tenham acesso a todas as vantagens oferecidas pelo Cartão do iFood Pago

iFood Pago – Conheça o novo cartão

O iFood Pago, a solução financeira do ecossistema iFood, lança seu novo cartão para Pessoa Jurídica com funções de débito e crédito. Apresentado durante o maior evento do varejo alimentar da América Latina focado em restaurantes e delivery, o iFood Move, a novidade permite que os restaurantes parceiros da plataforma movimentem a conta digital com mais flexibilidade e utilizem o limite de crédito, contribuindo para dar fôlego ao fluxo de caixa, eficiência na gestão financeira e auxiliar no crescimento dos negócios.

Pensado para promover acesso ao crédito para o varejo alimentar, o que ainda é um obstáculo para cerca de 70% das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), o Cartão iFood Pago adota uma abordagem inovadora: em vez de considerar apenas o histórico bancário tradicional, analisa o desempenho e a qualidade das vendas dos estabelecimentos na plataforma iFood para determinar o limite de crédito.

“Estamos construindo o melhor cartão de crédito para o restaurante, pois ouvimos milhares de empreendedores para entender os principais desafios da gestão, e ficou claro que o maior deles é o acesso às linhas de crédito que viabilizem maiores prazos para pagamento, além de soluções que ofereçam eficiência operacional e controle financeiro. Essa ação é uma resposta direta a essa escuta ativa, ou seja, uma ferramenta feita de maneira personalizada para este ramo, que simplifica o dia a dia e libera o empreendedor para que ele possa focar no que realmente importa: o crescimento do negócio”, conta Wilson Cimino, Vice-Presidente de Growth no iFood Pago.

Principais benefícios e diferenciais para restaurantes parceiros:

  • Cashback no iFood Shop: compras feitas com o Cartão iFood Pago no iFood Shop – marketplace do iFood onde restaurantes e estabelecimentos de alimentação podem comprar insumos diretamente de fornecedores – geram até 4% de cashback, convertendo gastos recorrentes em economia direta;
  • Gestão simplificada e controle financeiro: centralização de pagamentos em uma única fatura e aumento de prazos com fornecedores.
  • Taxas reduzidas e apoio à saúde financeira: foco em taxas acessíveis, especialmente em parcelamentos de fatura.
  • Isenção de anuidade e taxas de manutenção: Transparência é um dos pilares da solução.
  • Gestão digital: O gerenciamento do cartão é feito pelo app iFood Pago, desde a solicitação, consulta de limites, troca de senha até o pagamento e histórico das faturas.
  • Programa Vai de Visa: o cartão com bandeira Visa oferece acesso a vantagens exclusivas, como ofertas, sorteios e outros benefícios, pelo programa Vai de Visa.

“O cashback de até 4% no iFood Shop é um benefício que gera economia direta a partir de gastos recorrentes e reforça nosso compromisso em oferecer soluções que apoiam o restaurante no dia a dia” completa Wilson Cimino.

O Cartão iFood Pago será lançado inicialmente na versão física, com previsão de expansão para cartão virtual e integração com carteiras digitais nos próximos meses. A solicitação é 100% online, feita diretamente pelo aplicativo do iFood, de forma rápida e intuitiva.

Sobre o iFood Pago

O iFood Pago é a solução financeira do ecossistema iFood que oferece diversos produtos e serviços como conta digital, crédito, a Maquinona e o novo Cartão múltiplo. Com um portfólio completo,  apoia o crescimento de restaurantes e parceiros multicategorias e mais que uma conta digital, é uma plataforma que entende o dia a dia do empreendedor e entrega soluções financeiras conectadas às suas reais necessidades. Acesse o site do iFood Pago e confira a sua Declaração de Privacidade.

Q&A – Cartão iFood Pago

1. Considerando que a ausência de parcelamento sem juros é uma quebra de paradigma no mercado e pode ser vista como uma desvantagem por alguns, como o iFood Pago pretende comunicar esse diferencial e convencer os restaurantes de que essa política, apesar de não oferecer o “sem juros”, é de fato mais benéfica para a saúde financeira deles do que o modelo tradicional?

A decisão, embora diferente do padrão do mercado, surgiu após uma análise aprofundada das finanças dos restaurantes. O prazo de alguns dias para pagamento no boleto em conjunto com fornecedores é comum, mas o parcelamento de insumos pode comprometer o fluxo de caixa e levar ao endividamento. Ao eliminar esse risco, conseguimos aprovar mais clientes com limites mais altos, promovendo uma inclusão financeira mais ampla e sustentável.

2. O iFood Pago afirma que “não quer que os clientes entrem no rotativo”. Como vocês garantirão isso na prática, considerando que a facilidade de acesso ao crédito pode, paradoxalmente, levar alguns estabelecimentos a se endividarem mais, especialmente em momentos de baixa performance?
Temos um compromisso intrínseco ao nosso modelo de negócio. Nossa análise de crédito dinâmica e focada no desempenho real das vendas na plataforma, entre outros parâmetros, nos permite oferecer limites mais aderentes à capacidade de pagamento do restaurante, e não apenas com a avaliação do histórico bancário tradicional. Isso significa que o limite se ajusta ao desempenho, minimizando o risco de superendividamento em momentos de baixa.

3. Sobre inadimplência, acredita que será uma questão recorrente entre os clientes do cartão iFood Pago por ser um mercado volátil, como indicado pelo iFood?
Todos os nossos estímulos são para que o cliente pague integralmente a fatura no vencimento, evitando assim o acúmulo de juros. Caso o cliente não consiga pagar a fatura em sua totalidade, orientamos a adesão do parcelamento da fatura ao invés do rotativo, dado que os juros são menores e o cliente consegue ter autonomia e clareza sobre o fluxo de pagamentos futuros que ele está contratando. Desta forma, pela consultoria e facilidade, a tendência é que o risco passe a ser menor.

O aplicativo do iFood Pago também pode ser uma ferramenta de gestão financeira inteligente por meio do Meu Caixa. Ele oferece visibilidade total sobre gastos, faturas e limites, que ajudam o empreendedor a monitorar sua saúde financeira. Nosso objetivo é ser um parceiro que não apenas oferece crédito, mas que incentiva o restaurante a usá-lo de forma saudável e estratégica para o crescimento do negócio.

4. Vocês mencionam taxas acessíveis, especialmente em parcelamentos da fatura. Poderiam detalhar a estrutura de taxas do cartão e como elas se comparam, de forma transparente, com as praticadas por bancos tradicionais e outras fintechs que também atendem PMEs?
Nossa estrutura de taxas foi desenhada para ser o mais transparente e competitiva possível. O Cartão iFood Pago não possui tarifa de aquisição, anuidade ou taxas de manutenção, o que já representa uma economia significativa para o restaurante.

Em relação aos parcelamentos de fatura, nossas taxas são significativamente menores que a média do mercado bancário tradicional para ajudar no fomento do negócio dos nossos parceiros. Nosso objetivo é sempre oferecer condições que permitam ao empreendedor reorganizar suas finanças.

5. quais são essas taxas, o quanto são menores que o que mercado pratica?
Não divulgamos os percentuais exatos publicamente neste momento por questões estratégicas. Todas as taxas aplicáveis, caso o cliente precise parcelar sua fatura, são informadas de forma clara e objetiva no aplicativo antes da contratação, permitindo que o empreendedor tome a melhor decisão para seu negócio. Nosso foco não é lucrar com a dificuldade do cliente, mas sim impulsionar seu crescimento, e as taxas refletem essa filosofia.

6. Como o iFood Pago pretende equilibrar a oferta de crédito com a sustentabilidade financeira da própria empresa, uma vez que o modelo de análise se baseia no desempenho de vendas, que pode ser volátil para restaurantes? Quais são os mecanismos de mitigação de risco para o iFood Pago?
Nossa estratégia de mitigação de risco é multifacetada e leva em conta a volatilidade inerente ao setor de food service. Primeiro, a análise de crédito contínua e em tempo real do desempenho das vendas na plataforma iFood nos permite ajustar os limites de crédito de forma proativa. 

Em segundo lugar, nosso modelo se beneficia da profundidade de dados que temos sobre o ecossistema dos restaurantes. Isso nos permite identificar padrões, antecipar tendências e segmentar riscos com uma precisão que bancos tradicionais não possuem no mercado de food service. Além disso, trabalhamos com uma política de provisionamento de perdas prudente e temos um time dedicado à gestão de riscos. Nosso modelo é calibrado para crescer de forma sustentável, sempre caminhando junto da saúde financeira dos nossos parceiros, o que garante a sustentabilidade dos negócios.

7. A isenção de anuidade e taxas de manutenção é atrativa, mas quais são as fontes de receita do Cartão iFood Pago a longo prazo? Há alguma possibilidade de essas taxas serem introduzidas no futuro, ou de outras taxas ocultas surgirem?
A isenção de anuidade e taxas de manutenção é um pilar da nossa proposta de valor e, nesse momento, a ideia é de fato viabilizar a inclusão financeira de restaurantes. Entendemos que isentar essas tarifas é uma forma adicional de incentivo que mostra nosso grande diferencial em relação aos modelos tradicionais de precificação que existem no mercado há anos. Nossa visão é de longo prazo e se baseia na construção de um relacionamento de confiança e valor com os restaurantes, diante de um ecossistema robusto.

Nossa principal fonte de receita no produto vem do intercâmbio (que é o valor adquirido diante das transações que as bandeiras de cartão pagam às instituições financeiras). Além disso, a capilaridade e a centralidade do Cartão iFood Pago no dia a dia financeiro dos restaurantes nos abrem portas para o desenvolvimento de outros produtos e serviços financeiros complementares no futuro, que agregarão ainda mais valor e gerarão novas fontes de receita sustentáveis.

8. O iFood Pago se posiciona como “o banco dos restaurantes”. Com o lançamento deste cartão, qual a visão de longo prazo para o iFood Pago? O objetivo é se tornar um banco digital completo, competindo diretamente com grandes instituições financeiras?
Nosso posicionamento inicial como ‘o banco dos restaurantes’ foi um marco importante, refletindo a missão de revolucionar o ecossistema financeiro para esses empreendedores. Com o lançamento do Cartão iFood Pago, fortalecemos nosso portfólio, que já inclui conta digital, soluções de pagamento como a Maquinona, crédito – que segue o mesmo modelo de aprovação do cartão, levando em consideração as vendas no iFood – e antecipação de vendas, que agora é oferecido também para multicategorias.

Estamos expandindo nossa atuação e a visão de longo prazo do iFood Pago, que é ser a solução financeira preferencial e mais completa para o crescimento de qualquer parceiro iFood, seja ele um restaurante ou multicategorias. Nossa nova tagline, “iFood Pago, mais que uma conta digital, sua receita de crescimento”, reflete exatamente essa evolução. Queremos ir além de sermos apenas ‘o banco dos restaurantes’ e reforçar que oferecemos serviços financeiros inovadores que realmente impulsionam o negócio dos nossos parceiros e o ecossistema do iFood, independentemente do segmento.

Nossa visão é ser um banco digital completo e especializado no ecossistema do iFood. Queremos ir além do básico, oferecendo soluções financeiras que compreendam as dores e as necessidades específicas desse mercado. Isso significa expandir nosso leque de produtos, que pode incluir desde linhas de crédito mais personalizadas para investimentos até soluções de gestão de fluxo de caixa avançadas, tudo integrado à inteligência do iFood.

Trata-se  de sermos a solução financeira ideal para o empreendedor brasileiro do setor de alimentação, oferecendo agilidade, conveniência e, acima de tudo, um profundo conhecimento do negócio do nosso parceiro. Queremos ser o motor financeiro que impulsiona o crescimento desses estabelecimentos e de todo o ecossistema.

9. Antes do lançamento oficial, o cartão foi testado com clientes?
Sim. Foi realizado um piloto controlado do produto antes do lançamento oficial. 

10. Existe alguma previsão sobre quantos empreendedores poderão ter o cartão até o final do FY26?
Estamos prevendo pelo menos 30 mil clientes com o Cartão iFood Pago até março de 2026.

11. Qual a previsão de faturamento?
Não divulgamos esse tipo de projeção. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas