Em janeiro, quem curte tecnologia costuma ficar de olho nas novidades da CES 2023 (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Neste ano, além de lançamentos de tevês de última geração, carros que mudam de cor e muitos gadgets, a feira também foi palco também de inovações em foodtech, especialmente para a cozinha dos restaurantes.
Neste ano, algumas das atrações do evento, que vai até 8/1, foram robôs que preparam, em poucos minutos, pratos como ramen e hambúrguer e novas soluções para combater o desperdício de alimentos e melhorar a pegada de carbono.
O iFood News selecionou cinco novidades da CES 2023 que mostram como será o futuro do setor de alimentação —confira a seguir.
Robô faz ramen expresso
A Yo-Kai Express já fabricava máquinas de venda automática de ramen, e seu lançamento foi um robô que prepara o prato em espaços pequenos, como lojas de conveniência ou até mesmo no escritório.
O YKE Desktop é mais ou menos do tamanho de um computador e não perde tempo: o ramen fica pronto em um minuto e meio. Ele vem com uma geladeira que pode armazenar até 24 tigelas pré-configuradas.
Salta um x-sem carne!
Desafio para os fãs de hambúrguer: já pensou em comer um sem carne e preparado por um robô? Essa é a provocação da israelense SavorEat.
O robô exibido pela empresa no evento faz hambúrgueres sem carne com a ajuda de uma impressora 3D. O hambúrguer fica pronto em cerca de seis minutos, e a máquina pode fazer até três hambúrgueres de uma só vez.
E tem uma inovação a mais: seu sistema de pedidos permite que os clientes personalizem seu hambúrguer e escolham, por exemplo, sua proporção preferida de proteína para gordura, bem como seu tamanho e se ele deve vir ao ponto ou bem passado.
Se preferir um cheeseburger, outra novidade da CES 2023 foi o queijo à base de plantas da Armored Fresh. Nos Estados Unidos, o produto foi lançado em outubro de 2022, e esse queijo é feito com leite de amêndoa e ácido lático à base de plantas.
Comida queimada: nunca mais
Para os mais distraídos na cozinha, a Samsung trouxe o forno Bespoke AI, que usa inteligência artificial para não deixar queimar o que está assando. O forno tem uma câmera interna que reconhece a comida e, além de dar aos cozinheiros recomendações de cozimento, avisa se o prato está prestes a queimar.
O eletrodoméstico é capaz de identificar 80 ingredientes e pratos —e você pode até usar a câmera para tirar fotos ou transmitir ao vivo suas criações culinárias enquanto cozinha.
Lixeira controla o desperdício
Para calcular quanta comida um restaurante desperdiça, a Orbisk equipou lixeiras com uma câmera fotográfica inteligente. Funciona assim: antes de jogar a comida no lixo, os funcionários seguram o prato por meio segundo na frente da luz LED do aparelho.
A câmera tira a foto e analisa os dados do que foi descartado. Com a ajuda do reconhecimento de imagens, a máquina reconhece automaticamente que tipo de comida é jogada fora, em que quantidade e a que horas do dia.
Dessa forma, os restaurantes podem analisar os números em um painel para entender como podem reduzir o desperdício de alimentos.
Pegada de carbono do cardápio
O aplicativo holandês Greenswap ajuda os restaurantes a calcular a pegada de carbono de seu cardápio. Para isso, usa a análise do ciclo de vida para rastrear o impacto de um produto desde a produção até o processamento, embalagem e entrega e determina seu impacto ambiental a partir daí. A ideia é ajudar os restaurantes a tomar decisões de compra mais informadas.