Dois empreendedores revelam como aumentaram o faturamento e as operações com a ajuda do app
Quando começou a fazer sushi para vender, em 2015, Filipi Ricardo de Souza tinha só a companhia da mulher na cozinha e na moto: era ela que ia fazer as entregas do Dozo Sushi, em Florianópolis (SC). Hoje, eles comandam três lojas que operam só com delivery, têm 30 funcionários e um faturamento mensal de R$ 500 mil. “Posso dizer que 50% desse sucesso foi o nosso esforço e 50% veio do iFood”, conta o empreendedor.
Em 2018, o Dozo Sushi entrou na plataforma para dar uma animada nos pedidos durante o inverno, uma época de baixa demanda. O sushi, aliás, é o campeão de pedidos de comida japonesa no iFood. “Baixei o aplicativo, vi que tinha restaurantes bacanas e resolvi testar”, diz Filipi. “Em uma semana, o número de pedidos dobrou. Depois de um tempo, recebia mais pedidos pelo iFood do que pelo nosso WhatsApp.”
Quatro meses depois, ele e a mulher contrataram seu primeiro funcionário. E, com os anos, foram crescendo para acompanhar o aumento da demanda. “O app deu muita visibilidade para o negócio e nos incentivou a melhorar sempre, porque o nosso objetivo era ser um super restaurante”, diz.
Com a meta de atender a 600 pedidos por dia, o Dozo otimizou seus processos, investiu em oferecer uma boa experiência aos clientes e chegou lá. Mas a história não termina aqui. “Agora vamos virar franquia”, revela Filipi.
Galeto viajando!
Também em Florianópolis, Fabrício Barni tocava a churrascaria Meu Cantinho, fundada por seu pai em 1987, quando ficou sabendo do iFood, em 2019. “A gente já fazia entregas, mas naquela época era ‘para viagem’, não chamava de delivery”, diverte-se. “Eu queria acompanhar a evolução das coisas, então entramos no iFood para seguir a tendência.”
Logo de início, a experiência foi tão positiva que eles se animaram a colocar a outra unidade (que não fazia “para viagem”) no iFood também. Resultado: o faturamento da churrascaria dobrou. “O iFood foi muito parceiro, especialmente na pandemia, quando fechamos o restaurante. Quando reabrimos, a casa reduziu de 300 para 60 lugares, então o delivery continuou a ser importante”, afirma Fabrício.
Ele conta que o que mais sai para entrega são o entrecôte (corte de carne bovina desossado, da área da costela) e o galeto. “Depois da pandemia, o delivery dobrou, e hoje representa 40% do nosso faturamento”, diz o empreendedor. “Muita gente que não tinha o hábito de pedir experimentou e viu que é bom. Sigo firme e forte no iFood e vou continuar fazendo mais promoção e oferta para aumentar as vendas.”
O perfil dos médios e pequenos restaurantes no iFood
86% dos restaurantes que estão no app são de médio ou pequeno porte*
*Dado de janeiro de 2022
Onde eles se concentram
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Bahia
- Goiás
- Pernambuco
- Distrito Federal
Qual é sua especialidade*
- Lanches 23%
- Comida brasileira 15%
- Doces e bolos 10%
- Pizza 9%
- Açaí 7%
- Marmita 4%
- Comida japonesa 4%
- Salgados 2%
- Hambúrguer 2%
*Dados de 2021
O que mais vendem
- Refrigerante
- Carnes
- Sobremesa
- Frango e aves
- Suco, vitamina e água de coco
- Hambúrguer
- Wrap
- Água
- Batata frita
- Peixe e frutos do mar
Fonte: iFood