Em junho de 2023, o iFood lançou em Salvador seu programa para acelerar o crescimento de empreendedores negros, o iFood Acredita. E, no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), alguns desses empreendedores serviram suas especialidades na área de alimentação do Festival Afrofuturismo, realizado no Pelourinho, também na capital baiana.
O iFood, um dos patrocinadores desse evento, instalou por lá a Vila iFood, um espaço onde foram realizadas palestras e que abrigou uma área de alimentação formada por afroempreendedores que participaram ou estão participando do iFood Acredita.
“Conversei com muitos empreendedores e empreendedoras que estão na Vila. Queria saber como o iFood Acredita está contribuindo para o avanço de seus negócios. Fiquei extremamente feliz ao perceber que estamos na direção certa”, relata Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.
“Essa iniciativa alimenta o nosso sonho grande de ter um futuro com mais equidade. Estamos comprometidos em ser agentes de mudança e impulsionar o desenvolvimento das pessoas diversas. É assim que estamos construindo o futuro.”
E o time do iFood marcou presença não só com Luana, mas também com todo o time de Equidade, liderado pela Angel Vasconcelos, diretora de Equidade; João Barcelos, especialista em delivery e embaixador do iFood.
As vozes da comunidade negra
Durante o Festival, convidados reconhecidos da comunidade negra deram palestras sobre temas como ancestralidade, saúde, empreendedorismo, tecnologia, educação, inovação e empregabilidade.
Entre os painelistas, alguns destaques foram a biomédica Jaqueline Goes — que falou sobre a escassez de pesquisadores negros e de estudos afirmativos que abordem especificidades de doenças na população negra (e que se tornou a nova Barbie Cientista); Bárbara Carine, professora da Universidade Federal da Bahia e fundadora da escola antirracista modelo Maria Filipa; Deh Bastos, reconhecida criativa, sócia da Map (e que se tornou personagem da Turma da Mônica); Viviane Elias Moreira, COO de Edutech, professora do MBA da Fiap e uma das principais lideranças do Movimento Negro; Igor Leão Rocha, cofundador da Afrosaúde, startup focada em saúde mental e Alexandre Ribeiro, fundador da plataforma de ensino de inglês Da Quebrada para o Mundo.
“Como celebração, o primeiro dia do festival foi encerrado com o show do Cortejo Afro e o segundo dia, com o show do Ile Aiye. No Mês da Consciência Negra ainda muito se fala sobre o preconceito racial e o iFood Acredita, que se tornou uma entrega concreta para a população, sai fortalecido dessa experiência. Agradecemos muitíssimo a participação de todos os painelistas e afroempreendedores/as que compartilharam conosco tanto talento”, diz Angel.
Confira a galeria de fotos do evento
O impacto positivo do iFood Acredita
Para Angel, o evento celebrou a aceitação do iFood Acredita, fortalecendo a diversidade e impulsionando os negócios para esse público. “Vamos fazer mais alguns testes em Salvador e já estamos avaliando a possibilidade de expandir o programa para São Paulo”, afirma.
O primeiro balanço do iFood Acredita aponta que para a maioria (64%) dos empreendedores participantes, o negócio é responsável por, pelo menos, metade da renda familiar. O perfil mostra que 70% são mulheres (a maioria tem entre 25 e 44 anos), 70% estão em seu primeiro negócio e 78% trabalham sozinhos, sem funcionários.
“Nosso objetivo é potencializar os negócios de empreendedores negros, propondo mais visibilidade dentro do aplicativo. Para aprimorar o desempenho na plataforma, oferecemos consultoria de performance, além de treinamentos de gestão e operação pelo iFood Decola, plataforma de educação gratuita do iFood voltada para parceiros”, explica Angel. “Além disso, os empreendedores têm acesso facilitado a uma linha de crédito com tarifas reduzidas, apoiando financeiramente o negócio.”