Minas Gerais não é forte apenas na gastronomia, que é reconhecidamente uma das melhores do Brasil. É também essencial para o ecossistema do iFood, pois é o terceiro estado que tem mais restaurantes e clientes na plataforma.
Mais de 70 mil estabelecimentos da área de alimentação estão no app em Minas Gerais. Em 2024, o número de pedidos no estado aumentou cerca de 20% em relação a 2023.
E o objetivo é crescer ainda mais em Minas em 2025, começando por uma campanha, estrelada pelo diretor de televisão Boninho, para atrair novos restaurantes para o app oferecendo dois meses grátis de mensalidade e isenção de comissão sobre os 30 primeiros pedidos para quem entrar na plataforma até 31 de março. A gratuidade vale a partir da data de cadastro, que pode ser feito no site de Parceiros do iFood.
“A ideia é que todos possam testar o iFood e ter acesso a uma ferramenta de expansão do negócio e ganho de visibilidade. Temos uma jornada estruturada para quem está ingressando no mundo digital e sabemos que quem entra encontra uma possibilidade de renda e fica na plataforma.”
Beatriz Pentagna, diretora de Experiência e Marketing para Restaurantes do iFood
O efeito iFood na economia mineira
Os empreendedores e seus restaurantes têm um efeito positivo na economia mineira. Em 2023, o iFood gerou 76.819 postos de trabalho no estado, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para medir o impacto socioeconômico da plataforma.
A pesquisa, publicada em 2024, mostra também que as atividades do iFood e dos empreendedores parceiros movimentaram 0,36% do PIB (Produto Interno Bruto) de Minas em 2023.
As hamburguerias estão à toda em Minas: em 2024, o hambúrguer ficou no topo da lista dos mais pedidos no estado. Em segundo lugar vem a comida brasileira, seguida pela pizza.
As marmitas também merecem atenção, pois registraram o maior crescimento em número de pedidos: 21% em relação a 2023. .Levando em conta o desempenho em todo o país, um restaurante novato no iFood costuma ver seus pedidos dobrarem em três meses. Após investir em promoções e incentivos da plataforma – que tem 55 milhões de clientes cadastrados, que fazem 110 milhões de pedidos por mês –, esse crescimento pode superar cinco vezes.

Empreendedores mineiros prosperam no app
Os irmãos Márcio e Mairon Brito, de Belo Horizonte, contam que, no começo, sua confeitaria atendia apenas no delivery. Depois de entrar para o app do iFood, em 2021, eles começaram a receber cada vez mais pedidos, ganharam força nas redes sociais e, com isso, abriram uma loja física no bairro da Sagrada Família.
“Começamos o negócio em um apartamento, com apenas alguns pedidos diários. Ninguém nos conhecia. Nossa estrutura evoluiu de uma operação caseira para um espaço comercial totalmente equipado”, lembra Márcio.
Hoje, a Márcio Brito Confeitaria entrega mais de 120 pedidos por dia. “O delivery representa cerca de 70% das vendas e do faturamento, porque abrimos uma loja física e nos mudamos para um espaço maior, para receber mais pessoas”, diz Márcio.
O empreendedor afirma que os filtros e a visibilidade proporcionados pela plataforma do Food são cruciais tanto para atrair novos clientes como para fidelizá-los – especialmente pelas fotos bonitas e descrições completas dos itens do cardápio.
Como eles, a empreendedora Skarllett Abreu, proprietária do restaurante Empada Del Rei, em São João Del Rei (que entrou no app do iFood em 2024), sente efeitos positivos de estar no app – e eles vão além das vendas.
“Precisava de uma solução prática para as entregas, sem ter que me preocupar com a logística, e o iFood me proporcionou essa facilidade”, explica Skarllett, que fundou o restaurante em 2010, tendo a empada como carro-chefe.
O que o iFood oferece aos empreendedores
- Consultoria gratuita com especialistas, por um mês, para ajudar o restaurante a crescer;
- iFood Decola: plataforma gratuita de cursos curtos e online com dicas para facilitar o dia a dia e melhorar resultados – quem participa dos cursos registra aumento médio de 23% no número de pedidos;
- Gestão simplificada: tudo pode ser feito pelo celular – não é preciso ter computador para operar no iFood;
- Central de Crescimento: os empreendedores podem investir em diversas opções de ação de marketing,
mesmo sem equipe dedicada a isso. Com alocação de verba do restaurante na Campanha Inteligente, por exemplo, o app direciona para alavancas que fazem mais sentido de acordo com o perfil dos clientes do estabelecimento (como frete grátis, promoção e aumento de visibilidade). Isso ajuda o restaurante a expandir sua rede de clientes no app e traz mais pedidos; - Cardápio: a empresa tem uma ferramenta para digitalizar cardápios desenvolvida especialmente para os parceiros que estão entrando na plataforma, para facilitar e agilizar o processo de integração no app do iFood. Além disso, há cursos no Decola para caprichar nas fotos das comidas;
- Linha de crédito: o iFood Pago (o banco dos restaurantes) utiliza o conhecimento e relacionamento que tem com seus parceiros para modelar e entender qual a melhor linha de crédito para cada estabelecimento, com informações que outros players do mercado não têm. Por isso, pode conceder uma solução específica e transparente por meio da análise das informações que estão dentro do seu ecossistema, aproximando-se dos pequenos e médios varejistas e resolvendo uma questão importante dos empreendedores da área ao facilitar o acesso ao crédito.

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