iFood cresce em Minas Gerais

Saiba como os empreendedores mineiros estão gerando empregos e movimentando o PIB do terceiro maior mercado do iFood

Minas Gerais não é forte apenas na gastronomia, que é reconhecidamente uma das melhores do Brasil. É também essencial para o ecossistema do iFood, pois é o terceiro estado que tem mais restaurantes e clientes na plataforma.

Mais de 70 mil estabelecimentos da área de alimentação estão no app em Minas Gerais. Em 2024, o número de pedidos no estado aumentou cerca de 20% em relação a 2023.

E o objetivo é crescer ainda mais em Minas em 2025, começando por uma campanha, estrelada pelo diretor de televisão Boninho, para atrair novos restaurantes para o app oferecendo dois meses grátis de mensalidade e isenção de comissão sobre os 30 primeiros pedidos para quem entrar na plataforma até 31 de março. A gratuidade vale a partir da data de cadastro, que pode ser feito no site de Parceiros do iFood.

“A ideia é que todos possam testar o iFood e ter acesso a uma ferramenta de expansão do negócio e ganho de visibilidade. Temos uma jornada estruturada para quem está ingressando no mundo digital e sabemos que quem entra encontra uma possibilidade de renda e fica na plataforma.” 

Beatriz Pentagna, diretora de Experiência e Marketing para Restaurantes do iFood

O efeito iFood na economia mineira

Os empreendedores e seus restaurantes têm um efeito positivo na economia mineira. Em 2023, o iFood gerou 76.819 postos de trabalho no estado, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para medir o impacto socioeconômico da plataforma. 

A pesquisa, publicada em 2024, mostra também que as atividades do iFood e dos empreendedores parceiros movimentaram 0,36% do PIB (Produto Interno Bruto) de Minas em 2023.

As hamburguerias estão à toda em Minas: em 2024, o hambúrguer ficou no topo da lista dos mais pedidos no estado. Em segundo lugar vem a comida brasileira, seguida pela pizza. 

As marmitas também merecem atenção, pois registraram o maior crescimento em número de pedidos: 21% em relação a 2023. .Levando em conta o desempenho em todo o país, um restaurante novato no iFood costuma ver seus pedidos dobrarem em três meses. Após investir em promoções e incentivos da plataforma – que tem 55 milhões de clientes cadastrados, que fazem 110 milhões de pedidos por mês –, esse crescimento pode superar cinco vezes.

EFEITO IFOOD MINAS V1

Empreendedores mineiros prosperam no app

Os irmãos Márcio e Mairon Brito, de Belo Horizonte, contam que, no começo, sua confeitaria atendia apenas no delivery. Depois de entrar para o app do iFood, em 2021, eles começaram a  receber cada vez mais pedidos, ganharam força nas redes sociais e, com isso, abriram uma loja física no bairro da Sagrada Família.

“Começamos o negócio em um apartamento, com apenas alguns pedidos diários. Ninguém nos conhecia. Nossa estrutura evoluiu de uma operação caseira para um espaço comercial totalmente equipado”, lembra Márcio. 

Hoje, a Márcio Brito Confeitaria entrega mais de 120 pedidos por dia. “O delivery representa cerca de 70% das vendas e do faturamento, porque abrimos uma loja física e nos mudamos para um espaço maior, para receber mais pessoas”, diz Márcio. 

O empreendedor afirma que os filtros e a visibilidade proporcionados pela plataforma do Food são cruciais tanto para atrair novos clientes como para fidelizá-los – especialmente pelas fotos bonitas e descrições completas dos itens do cardápio. 

Como eles, a empreendedora Skarllett Abreu, proprietária do restaurante Empada Del Rei, em São João Del Rei (que entrou no app do iFood em 2024), sente efeitos positivos de estar no app – e eles vão além das vendas. 

“Precisava de uma solução prática para as entregas, sem ter que me preocupar com a logística, e o iFood me proporcionou essa facilidade”, explica Skarllett, que fundou o restaurante em 2010, tendo a empada como carro-chefe. 

O que o iFood oferece aos empreendedores

  • Consultoria gratuita com especialistas, por um mês, para ajudar o restaurante a crescer;

  • iFood Decola: plataforma gratuita de cursos curtos e online com dicas para facilitar o dia a dia e melhorar resultados – quem participa dos cursos registra aumento médio de 23% no número de pedidos;

  • Gestão simplificada: tudo pode ser feito pelo celular – não é preciso ter computador para operar no iFood;

  • Central de Crescimento: os empreendedores podem investir em diversas opções de ação de marketing,
    mesmo sem equipe dedicada a isso. Com alocação de verba do restaurante na Campanha Inteligente, por exemplo, o app direciona para alavancas que fazem mais sentido de acordo com o perfil dos clientes do estabelecimento (como frete grátis, promoção e aumento de visibilidade). Isso ajuda o restaurante a expandir sua rede de clientes no app e traz mais pedidos;

  • Cardápio: a empresa tem uma ferramenta para digitalizar cardápios desenvolvida especialmente para os parceiros que estão entrando na plataforma, para facilitar e agilizar o processo de integração no app do iFood. Além disso, há cursos no Decola para caprichar nas fotos das comidas; 

  • Linha de crédito: o iFood Pago (o banco dos restaurantes) utiliza o conhecimento e relacionamento que tem com seus parceiros para modelar e entender qual a melhor linha de crédito para cada estabelecimento, com informações que outros players do mercado não têm. Por isso, pode conceder uma solução específica e transparente por meio da análise das informações que estão dentro do seu ecossistema, aproximando-se dos pequenos e médios varejistas e resolvendo uma questão importante dos empreendedores da área ao facilitar o acesso ao crédito.

logo smile 512x512 1

Para quem tem #FomeDeInformação, o portal reúne reportagens e artigos sobre Nova Economia, Negócios, Inovação e Tendências no Food Delivery.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas