A inflação é o principal desafio de oito em cada dez empreendedores que comandam um restaurante no Brasil —e 61% acham que atrair clientes e aumentar as vendas será difícil nesse cenário, aponta a pesquisa “Alimentação na Pandemia”, feita em 2022 pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), pela consultoria Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) com 817 respondentes.
Manter o negócio competitivo em um ambiente com muita variedade e promoções para o público preocupa 19% desses empreendedores —e um quarto deles receia que seu negócio não sobreviva em 2022, de acordo com o levantamento.
“Muitas vezes quem empreende na área de alimentação abre um negócio por necessidade. Vimos isso de forma abundante na pandemia. Muita gente que ficou desempregada começou a vender comida de forma não planejada, sem estudar o mercado, pensar na localização, na rentabilidade”, afirma Vicente Scalia, analista de competitividade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O problema é que muitos desses empreendedores têm talento nas panelas, mas nem sempre sabem muito sobre gestão, conta Scalia. “É preciso entender de mercado, de precificação, de fornecedores. No setor de alimentação, a capacitação tem que ser permanente.”
Para ajudar quem quer melhorar a gestão do seu restaurante, o iFood oferece, em parceria com o Sebrae, 40 conteúdos gratuitos para empreendedores desse setor, que estão disponíveis no site da iniciativa.
“Estamos sempre buscando novas maneiras de melhorar a experiência dos restaurantes com o iFood. A capacitação é um bom caminho para que eles tenham melhores resultados, especialmente com o delivery”, afirma Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de restaurantes do iFood.
Os empreendedores do setor em geral têm mais dificuldade em divulgar seu negócio, comenta Scalia. “Fazer um trabalho de marketing é importante, ainda mais no mercado digital, nas redes sociais. Essa visibilidade é muito importante”, diz ele. “Outro grande desafio é capacitar a mão de obra, que é muito rotativa.”
Os cursos foram organizados em cinco trilhas de aprendizagem para aprimorar a gestão dos negócios e aumentar as vendas no delivery, modalidade já adotada por 89% dos restaurantes que responderam à pesquisa da ANR.
A parceria com o Sebrae é mais uma iniciativa da empresa para capacitar parceiros para o empreendedorismo, mas outros conteúdos para aumentar as vendas dos restaurantes podem ser encontrados na plataforma iFood Decola. “Assim como o iFood, muitos parceiros têm fome de empreender, sonham grande e querem melhorar o desempenho no nosso aplicativo. Por isso, além da parceria com o Sebrae, oferecemos os cursos do iFood Decola para gerar aprendizagem contínua e fornecer mais dicas práticas sobre empreendedorismo e vendas no delivery”, diz Sylmara Ramon, gerente de Educação do iFood.
Confira, a seguir, a trilha de cursos da parceria. Pra saber mais sobre a Semana do Empreendedor e tudo mais que a empresa oferece aos restaurantes parceiros, acesse iFood para Parceiros.
Gestão Financeira
- Planejamento financeiro para bares e restaurantes no pós-pandemia
- Capital de giro
- Como usar indicadores financeiros na tomada de decisão
Marketing digital
- Primeiros passos para ter presença digital
- Crie e-mail marketing para atrair mais clientes
- Utilize o Whatsapp Business para manter as vendas
- 5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais
Gestão do restaurante
- A força estratégica dos serviços de delivery
- Como organizar um delivery eficiente
- Delivery: a opção de serviço que pode salvar o seu negócio
Gestão de pessoas e formação de equipe
- Liderança na gestão de equipes
- Formação de equipes como estratégia de sucesso
- Gestão de equipes como diferencial competitivo
- Receita de sucesso: equipe e atendimento
Empreendedorismo e formalização
- Inovação e agilidade: o futuro do empreendedorismo
- Como planejar seu negócio
- Receita de sucesso: seu negócio no caminho certo
- Como formalizar seu negócio como microempreendedor individual
- Como se tornar um microempreendedor individual
- Simples Nacional
Serviço:
Cursos iFood Decola + Sebrae
O que: aulas de gestão financeira, marketing digital, gestão do restaurante, gestão de pessoas e empreendedorismo e formalização
Quanto: gratuito
Informações: no site