iFood investe em três empresas e avança na digitalização de restaurantes

Com tecnologias nacionais, empresa passa a oferecer soluções para integrar informações de múltiplos canais e otimizar a operação

Para se fortalecer como um hub de soluções digitais para os restaurantes – do app ao salão –, o iFood investiu em três empresas brasileiras de software de ponto de venda: OPDV, 3S Checkout e Saipos, que chegam para agregar tecnologias que aumentam a eficiência e a digitalização desses parceiros.

Com esse movimento, o iFood amplia seu portfólio de produtos e serviços com soluções que trazem tecnologia de ponta e ajudam a integrar informações de múltiplos canais de pedidos para que os restaurantes entendam melhor seus clientes e possam otimizar a gestão da operação.

Os investimentos foram planejados após a escuta ativa dos desafios enfrentados pelos restaurantes – especialmente no que diz respeito à fragmentação de informações operacionais, como a chegada de pedidos por múltiplos canais de forma desintegrada. Desde 2022, a empresa realiza o Fórum de Restaurantes, que são encontros regulares de escuta com os empreendedores para entender as dores e promover melhorias tecnológicas.

“Estamos animados em construir o futuro junto a essas empresas, que já vêm ajudando a operação dos restaurantes”, afirma Thiago Silva, diretor de inovação e M&A do iFood.

“Temos certeza de que o ecossistema iFood tem muito a crescer com esses investimentos e, ao mesmo tempo, acreditamos que poderemos contribuir com conhecimento técnico, incluindo nossa expertise em inteligência artificial com mais de 170 modelos próprios, e ajudar a acelerar o desenvolvimento dessas soluções para que sejam cada vez mais completas. O resultado disso será um serviço ainda melhor para os estabelecimentos parceiros.”

Como esses novos investimentos beneficiam os restaurantes?

O iFood vai além do delivery: como para ser um parceiro estratégico dos restaurantes, a empresa investe em soluções tecnológicas que promovem o crescimento dos negócios. Por isso, investiu em empresas que são reconhecidas por suas soluções de gestão e pontos de venda – e que atendem às necessidades de negócios de qualquer porte.

Os novos PDVs ajudam os restaurantes a centralizar a gestão de vendas e pagamentos e oferecem relatórios abrangentes. O sistema dá visibilidade ao dono do restaurante sobre a quantidade de pedidos que chegam por diferentes canais, quanto o estabelecimento movimentou e em que horário. 

Dessa forma, os empreendedores entendem melhor o comportamento dos clientes e podem usar esses dados para criar ações mais efetivas de retenção dos consumidores e aumento do tíquete médio. As soluções para PDVs também facilitam o processo de recebimento e entrega dos pedidos, ajudam no controle de estoque e são integradas com sistemas de pagamento.

Esses novos investimentos do iFood buscam resolver as dores enfrentadas pelos donos de restaurantes com inovações em sistemas de ponto de venda para melhorar a experiência dos restaurantes e de seus clientes.

“Quando olhamos a operação no salão dos restaurantes, existe uma dificuldade grande de ter uma visualização única de tudo o que acontece no mundo online e offline. O que a gente quer é possibilitar uma visão 360 aos estabelecimentos, para que aumentem eficiência ao ter o máximo de informações em um único software. Isso vai potencializar a operação com mais dados, inteligência e crescimento”, afirma Leandro Viana, diretor da frente de serviços para o salão no iFood. “Evoluir na automação traz ganhos de produtividade e redução de custo, liberando tempo e recursos para serem investidos onde importa que é o crescimento do restaurante”, explica Viana.

Um hub de soluções para restaurantes

Os novos produtos se juntam a outras iniciativas que o iFood vem desenvolvendo para apoiar os empreendedores que operam no delivery e no salão. Em 2022, investiu no Anota AI, uma ferramenta que usa técnica avançada de inteligência artificial para automatizar o atendimento do restaurante via WhatsApp, com digitalização de cardápio, gerenciamento de pedidos, relatório de vendas e pagamento via PIX automatizado.

Após investimento do iFood em tecnologia, estrutura e força comercial, os pedidos via Anota quadruplicaram de tamanho. Nesse tempo, o Anota AI continuou a ser o canal direto do restaurante, fortalecendo a relação do estabelecimento com o seu próprio cliente e operando de forma totalmente independente do app do iFood. 

Em 2024, a empresa acelerou os avanços na frente do iFood Pago, o banco dos restaurantes, para oferecer serviços financeiros, acesso crédito e solução de pagamento. 

Além disso, os donos de restaurantes têm à disposição o totem de autoatendimento do iFood Salão, que facilita o processo de pedidos e pode aumentar as vendas ao recomendar opções adicionais do cardápio. 
A entrada do iFood no salão vai ajudar a conectar todos esses sistemas de pedidos, criando uma rede de informações que permitirá aos restaurantes compreender melhor o comportamento de seus clientes, tanto no mundo virtual como no presencial.

Conheça as empresas investidas

OPDV

A OPDV é uma empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para o setor de restaurantes. Fundada em 2019, oferece uma plataforma completa de gestão, integração e canais digitais que atende restaurantes de ponta a ponta, sem a necessidade de múltiplos sistemas ou integrações adicionais. 

Com foco em eficiência, confiabilidade e inteligência operacional, a OPDV tem como objetivo empoderar os restaurantes com informações estratégicas em tempo real, otimizando o dia a dia das operações, da cozinha ao caixa. 

Atualmente, a tecnologia da OPDV conecta restaurantes às principais plataformas de venda e logística do Brasil. A empresa é reconhecida como Super Integradora pelo iFood — um selo que atesta qualidade e agilidade na integração entre as plataformas. 

“Este momento marca um novo e importante capítulo em nossa trajetória. Ao unir a força e a abrangência do iFood com a expertise da OPDV em gestão e integração para restaurantes, damos um passo decisivo em direção ao nosso sonho grande: promover a transformação digital completa para restaurantes e operações de delivery de alimentos”, afirma Édson Oliveira, fundador da OPDV.

E-Deploy 3S Checkout 

A E-deploy  é uma empresa brasileira fundada em 2006 com o foco no desenvolvimento e sustentação de aplicações mobile. Em 2017, passou a desenvolver soluções de software para food service e, desde então, tem evoluído como empresa “all in one” (que conta com sistemas de múltiplas funcionalidades) para melhorar a gestão e potencializar resultados no setor de restaurantes. 

Os serviços vão desde backoffice e organização de pedidos até a experiência do cliente, o que também inclui sistemas de autoatendimento e integração com canais de delivery. 

“A E-deploy 3s Checkout queria crescer mais rapidamente e aumentar seus investimentos para continuar desenvolvendo produtos e implementando novas tecnologias. O investimento do iFood nos traz essas possibilidades, além da certeza de que entregaremos para o mercado um serviço e produto ainda melhores com essa parceria. Nada muda em relação aos sócios e colaboradores, e os nossos clientes continuarão a ter os mesmos pontos de contato e o suporte necessário. Estamos felizes e animados para entregar ao mercado ainda mais do que entregamos até então”, afirma Paulo Francez, fundador da 3S Checkout.

Saipos

A Saipos é uma empresa brasileira, criada em 2017, dedicada a transformar a gestão operacional dos restaurantes no país. O nome quer dizer “simples, ágil, inteligente”, adicionado de POS, termo em inglês para ponto de venda, e reflete o compromisso da empresa em oferecer soluções tecnológicas que impulsionam o setor de food service. 

Além de expandir sua base de clientes, a Saipos, com DNA de empreendedorismo, foca na melhoria dos produtos e na qualidade do atendimento, acompanhando as demandas de um mercado em constante transformação.  

“Nosso foco sempre foi simplificar e agilizar a operação e gestão dos restaurantes, com o objetivo de ser a principal ferramenta do setor no Brasil. Este investimento acelera nosso caminho rumo a conquista de mais clientes e fortalece nossa capacidade de oferecer a melhor solução e experiência do mercado”, afirma Bruno Tusset, fundador da Saipos.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas