A transformação digital tem impactado diversos setores de serviços e da indústria, mas poucos experimentaram mudanças tão rápidas e significativas quanto os meios de pagamento.
Com a introdução de tecnologias como QR Code e o PIX, o ato de pagar por um produto ou refeição em um restaurante se tornou mais ágil, seguro e conveniente para consumidores e estabelecimentos comerciais.
Inovação é um pilar importante do ecossistema iFood, que há tempos oferece soluções digitais eficientes e acessíveis para seus parceiros — e, como a evolução tecnológica não para, a empresa investe continuamente em melhorias que facilitam o dia a dia de quem usa o iFood.
O pagamento digital para parceiros iFood é só uma dessas ferramentas, que já beneficiam mais de 140 mil contas de empreendedores cadastrados na plataforma com gestão financeira, acesso a crédito e recursos de inteligência artificial.
Vem conferir no artigo abaixo como a inovação nas formas de pagamento tem impactado o setor de alimentação, e de que forma os donos de restaurantes ficam atualizados dessas tecnologias com as soluções do iFood Pago.
Boa leitura!
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Inovações nos meios de pagamento: mais praticidade e eficiência
Com o avanço da tecnologia, os meios de pagamento evoluíram além do dinheiro ou cartões de crédito e débito que estávamos acostumados.
No setor de alimentação, essas inovações têm sido particularmente transformadoras: uma pesquisa da Zoop destaca que 72% dos consumidores preferem pagar usando a tecnologia de aproximação, o que mostra a mudança com relação ao uso de métodos tradicionais de pagamento.
A verdade é que pouca gente hoje em dia insere o cartão na maquininha!
Por esse e outros motivos é que restaurantes, lanchonetes e cafeterias estão adotando novas tecnologias de pagamento — não apenas para aprimorar a experiência do cliente, mas também para melhorar sua gestão financeira e aumentar a eficiência operacional.
Quando falamos de soluções digitais de pagamento, os meios que têm ganhado espaço no mercado são:
QR Code
Essa tecnologia permite que consumidores realizem pagamentos rápidos e seguros apenas escaneando um código com seus celulares.
Para os restaurantes, o QR Code elimina a necessidade de maquininhas de pagamento adicionais, reduz custos operacionais e melhora a experiência do cliente.
Além disso, ele é ideal para pagamentos em mesas ou pedidos por delivery, onde a praticidade é fundamental.
PIX
Introduzido pelo Banco Central do Brasil, o PIX revolucionou as transações financeiras no país.
Com transferências instantâneas disponíveis 24 horas por dia, ele oferece agilidade tanto para consumidores quanto para comerciantes.
No setor de alimentação, o PIX tem sido um grande aliado para reduzir o tempo de espera em caixas e agilizar a entrega de pedidos; ainda, a sua segurança e ausência de taxas elevadas tornam o método ainda mais atrativo para pequenos e médios negócios.
Tap on Phone
Essa inovação transforma smartphones em verdadeiras maquininhas de pagamento!
Com a função do Tap on Phone, os estabelecimentos podem aceitar pagamentos por aproximação de cartões e celulares, sem a necessidade de dispositivos extras.
Essa tecnologia é especialmente vantajosa para restaurantes que operam em espaços menores ou eventos externos, onde a mobilidade é essencial.
No iFood, 50 restaurantes estão testando a funcionalidade — e o COO do iFood Pago, Thomas Barth, destaca que essa é mais uma inovação da empresa para estar com o empreendedor também no offline.
“O iFood tem uma penetração muito forte no delivery”, Barth comenta em matéria da Mobile Time. “Agora, nós queremos fazer uma expansão para o offline. Ajudar a vender no salão e ser a real plataforma dos restaurantes”.
O impacto no setor de alimentação
Para restaurantes, os novos meios de pagamento representam mais do que conveniência: eles são um diferencial competitivo.
Os sistemas de pagamento integrados já são realidade no setor, e permitem aos consumidores fazer pedidos e pagar através de aplicativos, sites ou terminais de autoatendimento.
Além de atender às expectativas de clientes cada vez mais conectados, essas tecnologias permitem que os estabelecimentos:
- agilizem o atendimento, reduzindo o tempo de espera na finalização de pedidos;
- simplifiquem a conciliação financeira, tornando o controle do fluxo de caixa mais preciso;
- possibilitem novas formas de pagamento, como dividir contas ou realizar transações remotas;
- aumentem a segurança, minimizando o manuseio de dinheiro em espécie e protegendo contra fraudes.
No cenário atual, em que os consumidores buscam agilidade e comodidade, a adoção dessas tecnologias é essencial para atender às demandas do mercado.
Isso porque o público atual movimenta uma crescente demanda por soluções multicanal que ofereçam agilidade, segurança e conveniência.
É aqui que entram as novas soluções financeiras digitais: simplificando processos e eliminando a necessidade de sistemas complexos e descentralizados, o que resulta em maior competitividade no mercado.
E, claro, a IA faz cada vez mais parte dessa revolução digital nos meios de pagamento: essa projeção divulgada pela IstoÉ revela que, até 2025, o mercado global de softwares de IA deve alcançar 126 bilhões, especialmente pela demanda na criação e manutenção de pagamentos mais seguros e ágeis.
Como a inovação nos meios de pagamento tem beneficiado os parceiros do iFood?

O pagamento digital para parceiros iFood tem um time dedicado a levar mais facilidade ao dia a dia dos restaurantes cadastrados na plataforma: estamos falando do iFood Pago, solução financeira do iFood que garantiu à empresa o título de “banco dos restaurantes”.
Como uma solução integrada de pagamentos, o iFood Pago oferece aos parceiros ferramentas que facilitam a adoção de novas tecnologias e aprimoram sua gestão financeira.
Aliando tecnologia e inovação em meios de pagamento, o iFood ajuda o restaurante a crescer com:
- eficiência operacional: pagamentos mais rápidos e integrados que reduzem filas e melhoram o atendimento ao cliente;
- gestão financeira aprimorada: com o iFood Pago, empreendedores centralizam as finanças dos seus negócios em um só lugar, facilitando o controle de fluxo de caixa e a análise de desempenho financeiro.
Ainda, o iFood oferece ao parceiro acesso a dados e insights valiosos: a integração de sistemas de pagamento com plataformas digitais possibilita o acesso a informações sobre o comportamento dos clientes, permitindo a criação de estratégias de marketing mais eficazes e programas de fidelização personalizados.
A Maquinona do iFood, por exemplo, oferece inteligência de marketing que auxilia no aumento das vendas dentro do restaurante.
Quando fornece uma solução completa em gestão financeira para seus parceiros, o iFood Pago permite que os restaurantes foquem no que realmente importa: oferecer uma experiência gastronômica de qualidade e conquistar a fidelidade de seus clientes.
A conta digital do iFood Pago traz mais sabor para os restaurantes!
A revolução dos meios de pagamento é uma realidade — e que mudou para sempre a forma como consumimos.
Soluções como QR Code, PIX e Tap on Phone estão transformando a experiência de consumo e ajudando os restaurantes a modernizar suas operações.
Com o apoio de inovações como o iFood Pago, os parceiros têm à disposição uma solução robusta que facilita a adoção dessas tecnologias e impulsiona o sucesso do negócio.
Ao integrar inovação e eficiência, os restaurantes não apenas atendem às expectativas dos clientes, mas também se posicionam para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
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