O iFood é uma empresa brasileira que usa a tecnologia para inovar não só no setor de delivery, mas também em outras frentes de negócio. Um exemplo é o iFood Benefícios, criado em 2020 para oferecer vales alimentação e refeição em um só cartão e que hoje pode ser usado também para serviços de saúde, bem-estar e mobilidade.
A evolução do iFood Benefícios tem acompanhado as transformações da demanda por esse tipo de serviço. O próprio delivery, antes da pandemia da Covid-19, estava muito ligado ao jantar e às refeições em momentos de lazer, como os finais de semana.
Com o crescimento do trabalho realizado à distância, os hábitos alimentares das pessoas nos almoços dos dias úteis mudaram. “O delivery passou a ser uma necessidade no home office”, afirma Mariana Leite, head comercial do iFood Benefícios.
“Buscamos então uma solução para que o iFood também tivesse um papel nesse contexto”, diz. “Nossa ideia foi proporcionar facilidade para as pessoas que estavam trabalhando de casa.”
Diferencial na pandemia
Durante a pandemia, o iFood Benefícios ofereceu um diferencial: possibilitar o uso dos vales alimentação e refeição em compras online de alimentos e refeições.
“A rede de aceitação dos cartões tradicionais dentro do mundo online era muito pequena”, comenta Mariana Leite. “A forma como as pessoas se relacionam com o mercado de trabalho mudou, e a ideia do iFood Benefícios é atender 100% dessas situações, na completude desse universo.”
Em 2021, o iFood fez uma parceria com a Elo e ampliou a rede de aceitação para mais de 4 milhões de estabelecimentos em transações presenciais ou online.
Oferta de multibenefícios
O capítulo seguinte dessa história foi a expansão do iFood Benefícios para além do universo de alimentação e refeição.
Hoje, o cartão cobre nove benefícios, como saúde, bem-estar e mobilidade, “para os colaboradores adaptarem seus benefícios ao que faz mais sentido de acordo com suas necessidades”, frisa Mariana. O aplicativo do iFood Benefícios disponibiliza uma vitrine de parceiros com ofertas exclusivas em alimentação, refeição, cultura, educação, home office e saldo livre.
“O ponto principal é colocar os colaboradores no centro, como tomadores de decisão. E com respaldo jurídico para a empresa.”
O respaldo jurídico a que Mariana se refere está na possibilidade de as empresas poderem controlar os saldos dos cartões destinados a cada tipo diferente de benefício, caso optem pela adesão ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).
Por sinal, o programa estabelece mudanças que favorecem tanto o trabalhador quanto empresas de RH e pequenos e médios estabelecimentos.
Entre as novas medidas, estão em fase de regulamentação a portabilidade e a interoperabilidade do auxílio-alimentação –ou seja, os trabalhadores poderão escolher a operadora dos vales alimentação e refeição, além de ter mais opções de estabelecimento à disposição.
“Os trabalhadores ganham poder de escolha e o mercado se abre”, diz Mariana. “Com a entrada de novos competidores, vai crescer quem tiver o melhor produto e mais conveniência para o cliente.”
Esses diferenciais vêm sendo buscados pelo iFood Benefícios desde a sua criação, inclusive com a ajuda de parceiros – e sempre com o foco em inovação.
Pensando em priorizar o bem-estar dos colaboradores, o iFood Benefícios oferece o Clube iFood gratuito, que proporciona aos usuários cupons de desconto (5 de 25% de desconto por mês, para uso em restaurantes, limitados até R$ 10 por pedido) e frete grátis (para pedidos acima de R$ 65 em restaurantes com entrega parceira para pedidos realizados com iFood Benefícios).
Seu último lançamento é o Colab+, um programa de apoio aos colaboradores que oferece suporte médico, psicológico, bem-estar, jurídico e financeiro, com planos 100% subsidiados pela empresa. “Alguns pacotes incluem plano de academia”, lista Mariana.