Pizzarias no iFood: como elas saíram do forno para o sucesso

Empreendedores contam como a parceria com a plataforma de delivery impulsionou seus negócios

Existe aquele dito popular que diz que tudo acaba em pizza. Porém, muitos exemplos mostram que, na verdade, tudo começa em pizza: uma boa experiência do cliente, negócios de sucesso, parcerias redondas. Não faltam histórias com esses ingredientes entre as pizzarias no iFood.

pizzarias no iFood

Pensando, por exemplo, em fatia de mercado, a Pizza Prime diz colocar o iFood no topo de seu cardápio de estratégias. “Nossa interação com a plataforma saiu do guarda-chuva do marketing e entrou para o de operações”, afirma o sócio e fundador da pizzaria, Gabriel Concon, para dar a dimensão da importância da aliança.

Segundo ele, a Prime e o iFood compartilham um valor fundamental: o gosto pela inovação. A esse DNA Gabriel atribui sua decisão de apostar com tudo no delivery já no começo do seu negócio, em 2011.

“Detectamos a tendência no exterior, em locais como o Reino Unido, e sabíamos que a digitalização aportaria com força por aqui, mais cedo ou mais tarde”, diz.

Dessa maneira, passou a temperar sua trajetória com a convicção de que o entendimento das melhores práticas para potencializar as vendas pela plataforma é contínuo.

“Não é só logar e vender”, crava. “É preciso analisar a tendência de cada momento para sempre estar em evidência. É uma evolução constante.”

Pizzarias no iFood: aquecimento de longo prazo

Nessa análise se inclui a compreensão de que estratégias como a participação em promoções não visa apenas obter resultados imediatos.

pizzarias no iFood
Gabriel Concon usa estrategicamente a parceria com o iFood para desenvolver novos modelos de negócio

“Entrei em ‘promobombs’ [promoções com valor fixo estipulado pelo iFood] vendendo pizzas individuais a preços que não cobriam os custos do produto”, lembra Gabriel. “Mas, nessas ocasiões, estava investindo na visibilidade da marca para aumentar minha base de clientes na plataforma.”

A tática deu muito certo: chegou a triplicar a clientela da Prime.

O sócio da empresa conta ainda que o iFood ajudou até no desenvolvimento de uma nova marca da casa, voltada para um público mais jovem e aficionado por games.

“Criamos a Meta Pizza de olho na tendência do metaverso e dos gamers, que consomem mais pizzas individuais e em diversos momentos do dia, não só no jantar”, caracteriza.

A Pizza Prime, que nasceu em São Paulo, opera no modelo de franquias em 10 Estados brasileiros, comercializando uma quantidade de redondas que chega a 2 milhões e meio de unidades por ano. 

Entre as que fazem mais sucesso, estão as tradicionais portuguesa e margherita, além das doces – a de banoffee está no forno para ser lançada.

“A plataforma do iFood nos traz grande riqueza de informações e nos permite testar nosso negócio”, avalia Gabriel. “As ações que dão certo replicamos. Graças a essa amplitude de possibilidades, conseguimos flutuar por demandas diferentes, entre as classes A, B e C, com opções de preço que alcançam esses diferentes públicos.”

Azeitar a expansão e encorpar a marca também estão no menu de destaques da parceria da Forneria Original com o iFood. A pizzaria abriu seus trabalhos em 2016 no Rio com o foco no delivery.

pizzarias no iFood

Atualmente, suas redondas conquistam, além dos fluminenses, clientes de cidades como São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Vila Velha, Juiz de Fora, Brasília, Recife, Curitiba e Blumenau. A Forneria  Original tem, no total, 48 lojas no formato de franquia.

Na visão da sócia e diretora operacional da casa, Darlene Rocha, a união entre sua empresa e o iFood se assemelha a uma pizza dividida em duas especialidades.

Uma das metades, a que cabe à Forneria Original, é a do produto e suas qualidades. “Minha missão é fazer com ele seja o melhor possível”, diz Darlene.

Do outro lado, mas andando bem junto, entra a parte da logística e da estratégia de alcance. “Nesse aspecto, a expertise é do iFood”, frisa.

Ao falar dos predicados de suas pizzas, Darlene enche a bola dos fartos recheios, da escolha criteriosa dos ingredientes, de uma massa especialmente projetada para não perder suas características entre a saída do forno e a chegada à casa do cliente.

“Mais que uma pizza, o que ofereço é uma experiência”, define. “As fotos dos nossos produtos não são meramente ilustrativas, elas correspondem exatamente à realidade.”

E dá-lhe sabor nessa autenticidade, desde as redondas que levam muçarela de búfala e presunto alemão, entre outras iguarias, até as caprichadas pizzas doces, como as de chocolate, banana caramelizada e cheesecake de doce de leite.

Por sinal, a Original tem ampliado seu raio de atuação para além das pizzas, inaugurando unidades de outras delícias: já tem hamburgueria, doceria, loja de açaí e sorveteria, todas no delivery.

Pizzarias no iFood: explosão de vendas

Voltando às pizzas, sabemos que essas queridinhas dos brasileiros têm um dia do ano todo dedicado a elas – 10 de julho.

pizzarias no iFood
Roberto Tezzin teve um Dia da Pizza que foi divisor de águas para seu negócio

Pois essa data foi uma espécie de virada de mesa para o Roberto Tezzin, dono da Macis Pizzaria Gourmet. E isso graças a uma promoção pelo iFood, uma empresa brasileira antenada com as preferências nacionais.

A rota do empreendimento começou, em 2014, em outra praia gastronômica, a de refeições no almoço, na região de Campinas, Jundiaí e Paulínia, no Estado de São Paulo. Em 2016, Roberto decidiu experimentar a pizza como alternativa para movimentar o jantar.

No Dia da Pizza de 2017, o iFood sugeriu a ele que fizesse uma promoção, vendendo quatro sabores pela metade do preço usual.

“Essa ação mudou o negócio da água pro vinho”, diz o sócio. “Passei de uma venda média de 20 pizzas por dia para 70.”

pizzarias no iFood

Esse mercado, que vinha comendo pelas bordas, explodiu de vez – no bom sentido – em seu foco de atuação. A Macis, então, deixou os almoços de lado e passou a se concentrar apenas em fazer e vender pizzas.

Hoje a marca conta com sete lojas no formato de franquia. “O iFood nos ajuda a entender nosso público-alvo e também a concorrência”, ressalta Roberto. “Recebo orientações de um consultor da empresa, que me ajuda, por exemplo, a definir de quais promoções participar”, diz.

Se a pizza chegou ao centro das atenções do empreendedor, um dos diferenciais das suas redondas continua nas bordas. São as extremidades em formatos de pequenos vulcões, recheados com ingredientes como requeijão e até chocolate.

Eles são uma boa metáfora para a pegada dessas pizzarias parceiras do iFood: seus negócios estão sempre em ebulição – e nunca adormecidos. 

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