Pizzarias no iFood: como elas saíram do forno para o sucesso

Empreendedores contam como a parceria com a plataforma de delivery impulsionou seus negócios

Existe aquele dito popular que diz que tudo acaba em pizza. Porém, muitos exemplos mostram que, na verdade, tudo começa em pizza: uma boa experiência do cliente, negócios de sucesso, parcerias redondas. Não faltam histórias com esses ingredientes entre as pizzarias no iFood.

Pensando, por exemplo, em fatia de mercado, a Pizza Prime diz colocar o iFood no topo de seu cardápio de estratégias. “Nossa interação com a plataforma saiu do guarda-chuva do marketing e entrou para o de operações”, afirma o sócio e fundador da pizzaria, Gabriel Concon, para dar a dimensão da importância da aliança.

Segundo ele, a Prime e o iFood compartilham um valor fundamental: o gosto pela inovação. A esse DNA Gabriel atribui sua decisão de apostar com tudo no delivery já no começo do seu negócio, em 2011.

“Detectamos a tendência no exterior, em locais como o Reino Unido, e sabíamos que a digitalização aportaria com força por aqui, mais cedo ou mais tarde”, diz.

Dessa maneira, passou a temperar sua trajetória com a convicção de que o entendimento das melhores práticas para potencializar as vendas pela plataforma é contínuo.

“Não é só logar e vender”, crava. “É preciso analisar a tendência de cada momento para sempre estar em evidência. É uma evolução constante.”

Pizzarias no iFood: aquecimento de longo prazo

Nessa análise se inclui a compreensão de que estratégias como a participação em promoções não visa apenas obter resultados imediatos.

Gabriel Concon usa estrategicamente a parceria com o iFood para desenvolver novos modelos de negócio

“Entrei em ‘promobombs’ [promoções com valor fixo estipulado pelo iFood] vendendo pizzas individuais a preços que não cobriam os custos do produto”, lembra Gabriel. “Mas, nessas ocasiões, estava investindo na visibilidade da marca para aumentar minha base de clientes na plataforma.”

A tática deu muito certo: chegou a triplicar a clientela da Prime.

O sócio da empresa conta ainda que o iFood ajudou até no desenvolvimento de uma nova marca da casa, voltada para um público mais jovem e aficionado por games.

“Criamos a Meta Pizza de olho na tendência do metaverso e dos gamers, que consomem mais pizzas individuais e em diversos momentos do dia, não só no jantar”, caracteriza.

A Pizza Prime, que nasceu em São Paulo, opera no modelo de franquias em 10 Estados brasileiros, comercializando uma quantidade de redondas que chega a 2 milhões e meio de unidades por ano. 

Entre as que fazem mais sucesso, estão as tradicionais portuguesa e margherita, além das doces – a de banoffee está no forno para ser lançada.

“A plataforma do iFood nos traz grande riqueza de informações e nos permite testar nosso negócio”, avalia Gabriel. “As ações que dão certo replicamos. Graças a essa amplitude de possibilidades, conseguimos flutuar por demandas diferentes, entre as classes A, B e C, com opções de preço que alcançam esses diferentes públicos.”

Azeitar a expansão e encorpar a marca também estão no menu de destaques da parceria da Forneria Original com o iFood. A pizzaria abriu seus trabalhos em 2016 no Rio com o foco no delivery.

Atualmente, suas redondas conquistam, além dos fluminenses, clientes de cidades como São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Vila Velha, Juiz de Fora, Brasília, Recife, Curitiba e Blumenau. A Forneria  Original tem, no total, 48 lojas no formato de franquia.

Na visão da sócia e diretora operacional da casa, Darlene Rocha, a união entre sua empresa e o iFood se assemelha a uma pizza dividida em duas especialidades.

Uma das metades, a que cabe à Forneria Original, é a do produto e suas qualidades. “Minha missão é fazer com ele seja o melhor possível”, diz Darlene.

Do outro lado, mas andando bem junto, entra a parte da logística e da estratégia de alcance. “Nesse aspecto, a expertise é do iFood”, frisa.

Ao falar dos predicados de suas pizzas, Darlene enche a bola dos fartos recheios, da escolha criteriosa dos ingredientes, de uma massa especialmente projetada para não perder suas características entre a saída do forno e a chegada à casa do cliente.

“Mais que uma pizza, o que ofereço é uma experiência”, define. “As fotos dos nossos produtos não são meramente ilustrativas, elas correspondem exatamente à realidade.”

E dá-lhe sabor nessa autenticidade, desde as redondas que levam muçarela de búfala e presunto alemão, entre outras iguarias, até as caprichadas pizzas doces, como as de chocolate, banana caramelizada e cheesecake de doce de leite.

Por sinal, a Original tem ampliado seu raio de atuação para além das pizzas, inaugurando unidades de outras delícias: já tem hamburgueria, doceria, loja de açaí e sorveteria, todas no delivery.

Pizzarias no iFood: explosão de vendas

Voltando às pizzas, sabemos que essas queridinhas dos brasileiros têm um dia do ano todo dedicado a elas – 10 de julho.

Roberto Tezzin teve um Dia da Pizza que foi divisor de águas para seu negócio

Pois essa data foi uma espécie de virada de mesa para o Roberto Tezzin, dono da Macis Pizzaria Gourmet. E isso graças a uma promoção pelo iFood, uma empresa brasileira antenada com as preferências nacionais.

A rota do empreendimento começou, em 2014, em outra praia gastronômica, a de refeições no almoço, na região de Campinas, Jundiaí e Paulínia, no Estado de São Paulo. Em 2016, Roberto decidiu experimentar a pizza como alternativa para movimentar o jantar.

No Dia da Pizza de 2017, o iFood sugeriu a ele que fizesse uma promoção, vendendo quatro sabores pela metade do preço usual.

“Essa ação mudou o negócio da água pro vinho”, diz o sócio. “Passei de uma venda média de 20 pizzas por dia para 70.”

Esse mercado, que vinha comendo pelas bordas, explodiu de vez – no bom sentido – em seu foco de atuação. A Macis, então, deixou os almoços de lado e passou a se concentrar apenas em fazer e vender pizzas.

Hoje a marca conta com sete lojas no formato de franquia. “O iFood nos ajuda a entender nosso público-alvo e também a concorrência”, ressalta Roberto. “Recebo orientações de um consultor da empresa, que me ajuda, por exemplo, a definir de quais promoções participar”, diz.

Se a pizza chegou ao centro das atenções do empreendedor, um dos diferenciais das suas redondas continua nas bordas. São as extremidades em formatos de pequenos vulcões, recheados com ingredientes como requeijão e até chocolate.

Eles são uma boa metáfora para a pegada dessas pizzarias parceiras do iFood: seus negócios estão sempre em ebulição – e nunca adormecidos. 

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