Tecnologia para restaurantes: como inovar e atrair mais clientes

Não é novidade que a tecnologia está cada vez mais presente nos negócios. Assim, a tecnologia para restaurantes não é diferente.

Dessa forma, se você é empreendedor e precisa distribuir seu tempo entre a gestão de recursos e processos do seu estabelecimento, a tecnologia pode ser uma grande aliada para escalar resultados.

Portanto, conhecer as principais tendências disponíveis no setor é imprescindível para escalar o empreendimento, potencializar o relacionamento com clientes, aumentar a eficácia dos processos e otimizar custos.

Assim, pensando nisso, separamos um compilado de informações para você se atualizar sobre o assunto.

Tecnologia para bares e restaurantes

Antes de mais nada, será que tecnologia para restaurantes é para todos? Quando falamos de inovação, é importante saber que não se trata apenas de grandes negócios e nem está só ao alcance deles, mas também para pequenas e médias empresas que busquem atualizar seus processos e recursos.

Dessa forma, o mercado de delivery obteve um crescimento de 18% para 36% durante a pandemia – dados da Associação Brasileira de Franchising em parceria com a consultoria Galunion. Por consequência, boa parte do comércio alimentício sentiu a necessidade de adaptar sua fonte de renda ao digital para se recuperar da crise.

Tecnologia não precisa ser sinônimo de altos investimentos iniciais, principalmente se você está começando. Assim, uma ótima forma de iniciar é inserir seu restaurante em aplicativos de delivery ou até mesmo testar novas ferramentas que auxiliem na satisfação do cliente.

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que houve um aumento na receita de micro e pequenas empresas que mudaram o modo de funcionamento, apostando em entregas online durante a crise. Além disso, entre os setores analisados – bares, lanchonetes e restaurantes – 92% dos que aumentaram o faturamento adaptaram seu negócio para o modelo de entrega delivery.

Qual a importância da tecnologia para restaurantes

Quando olhamos o cenário de tecnologia para restaurantes é importante destacar a evolução do cliente e como a empresa precisa acompanhar esse processo desafiador entre manter uma relação humanizada e distanciamento. Neste sentido, um estudo recente da Delivery Much, aponta que 73% dos consumidores de delivery usam a praticidade como fator de escolha.

A gestão do negócio também é impactada uma vez que, através da tecnologia, pode otimizar o tempo e potencializar lucro e alcance na divulgação do restaurante. Afinal, não dá para perder de vista a alta competitividade no setor de bares e restaurantes (segundo a Abrasel estima-se um milhão de negócios ativos), o que demanda constante atualização dos empreendimentos – e dos empreendedores – para não perder espaço frente à concorrência.

Portanto, as possibilidades de inovação são inúmeras, desde a cadeia produtiva do alimento até chegar à mesa do cliente. O processo de implementação de novas tecnologias em um restaurante, ainda que inicial, permite focar no essencial e automatizar processos operacionais.

Dessa forma, atendimento, entregas, controle de estoque e compras, por exemplo, são afetados. Além disso, o controle de custos, fluxo de caixa e outras demandas que desprendem tempo.

Por fim, uma vez automatizados, você pode colocar esforços na visão macro do negócio e garantir um papel muito mais estratégico.

Tecnologias para restaurantes que você pode usar no seu negócio

Apostar em processos mais modernos também demonstra cuidado e eficiência para os clientes fidelizados ou até mesmo na atração de novos. Assim, usar a tecnologia para restaurantes disponíveis no mercado é uma forma de se destacar na experiência do consumidor, garantindo preferência e indicação, o famoso marketing boca a boca.

Dessa forma, você já pensou qual tecnologia apostar no seu negócio? Separamos algumas que podem te inspirar nesse começo.

Diversificação dos meios de pagamento

As possibilidades de diversificação nas formas de pagamento são diversas, desde os meios mais populares como cartões de crédito e débito e o dinheiro até os mais modernos, como pix e pagamento aproximação. Este último se vale da tecnologia conhecida como comunicação sem fio e já é frequentemente requerida pelos consumidores devido à agilidade e segurança que proporciona.

Já o pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central em vigor desde novembro de 2020. Conhecido por revolucionar as transações que podem ser feitas em um curto período de até 10 segundos independente da hora e lugar. Outra vantagem do sistema é a gratuidade para pessoas físicas, diferente do TED e DOC.

Como uma alternativa de facilitar a forma de pagamento e a conexão consumidor-restaurante, o IFood criou seu próprio sistema de benefício. Nele, através de um cartão físico Elo, os colaboradores podem ter acesso a restaurantes e mercados no delivery e rede credenciada com mais de 4 milhões de estabelecimentos espalhados pelo Brasil.

Além disso, o iFood Benefícios disponibiliza uma plataforma de centralização de informações sobre os benefícios da equipe, isenção de encargos sociais e custo zero sem taxas extras.

Software de gestão

Ter uma ferramenta para centralizar informações é essencial para a organização do seu negócio. Busque softwares com capacidade de reunir informações sobre estoque, financeiro, análise de desempenho e produtividade.

Caso não seja possível um alto investimento inicial, opte por ferramentas gratuitas do Google, como planilhas. O importante é escolher algo que funcione.

Cardápio Digital

O cardápio digital, que oferece layout personalizado e com a identidade visual do restaurante, é uma opção ágil para pedidos e eventuais edições no menu. Além de ser uma opção prática para o usuário e uma oportunidade para aumentar reconhecimento de marca.

O próprio iFood disponibiliza essa opção para restaurantes parceiros como incentivo à digitalização dos estabelecimentos. A opção permite divulgar o cardápio, com link próprio do estabelecimento, por meio das redes sociais e serviços de mensagens, o que aumenta o potencial de prospecção e conversão em pedidos.

Atendimento via chat

Proporciona maior liberdade e autonomia ao cliente na hora de fazer o pedido. Quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Um processo automatizado minimiza a possibilidade de erro e garante uma gestão eficiente de informação.

Sites de avaliação

É muito comum antes de efetuar uma compra buscar avaliações em sites de busca para entender a reputação do estabelecimento. Certifique-se que seu restaurante está presente nessas plataformas, como Tripadvisor e Google Places, e muito além de estar presente, se manter ativo nas respostas é importante para a credibilidade do local.

Fique por dentro das tendências de tecnologia para restaurantes

Além do delivery e demais pontos citados, outras tendências estão ganhando espaço quando o assunto é tecnologia para restaurantes.

Cada vez mais o consumidor demanda um certo tipo de exigência nos detalhes, como as embalagens que pedem um toque de originalidade. Muito além da aparência, estima-se que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente, ou seja, opte por materiais reutilizáveis.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor o consumo consciente vem se popularizando cada vez mais no país. Busque fornecedores que trabalham com insumos orgânicos e proporcione hábitos mais saudáveis aos seus clientes, tanto nos materiais quanto nos alimentos.

A pandemia também trouxe novas formas de interação e o distanciamento social foi uma delas. Além do cardápio digital, muitos restaurantes adotaram outras medidas preventivas como o uso do QR Code, reservas antecipadas ou até mesmo esquemas de fidelização.

Não podemos esquecer as redes sociais e o impacto do digital na expansão do negócio. Comece entendendo quem é o seu público e quais canais utilizam. Assim você consegue fazer escolhas assertivas na hora de divulgar o seu restaurante no digital. Invista em fotos de qualidade e uma boa estratégia de marketing para alavancar seus resultados.

Como o iFood incentiva a tecnologia para restaurantes?

Por fim, um dos propósitos do iFood é compartilhar soluções inovadoras e conhecimento em favor da prosperidade dos negócios no Brasil, sejam eles de micro ou grande porte. A empresa investe em iniciativas de capacitação e apoio aos restaurantes parceiros para gerar mais oportunidades de crescimento.


Confira essa e outras iniciativas para acelerar o processo de digitalização dos restaurantes.

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