Pesquisa inédita* do Instituto Locomotiva afirma: iFood tem a melhor performance em relação aos cuidados e comunicação com o entregador durante pandemia

Levantamento do IBOPE mostrou ainda a percepção dos profissionais quanto ao relacionamento com os três principais aplicativos de entregas do país

São Paulo, julho de 2020 - Pesquisa realizada pelo IBOPE mostra que 70% dos entregadores de plataformas de entrega preferem um sistema de trabalho flexível -- no qual é possível escolher em quais dias da semana e horários trabalhar, podendo atuar com vários aplicativos e definir a melhor forma de compor sua renda - ao modelo CLT. O levantamento nacional foi feito entre os dias 17 e 18 de julho, com 1 000 entregadores de todas as regiões do país, escolhidos aleatoriamente e que fazem entregas para os três principais aplicativos de entrega: iFood, Rappi e UberEats.

Parte da pesquisa teve como foco a percepção dos entregadores quanto ao relacionamento com as plataformas. Para 64% deles, o brasileiro iFood é o melhor app para fazer entregas, seguido por UberEats (16%) e Rappi (7%). O iFood também é apontado por 56% dos entrevistados como a empresa que proporciona melhor remuneração aos entregadores (contra 14% do Rappi e 9% do UberEats) e que oferece os melhores benefícios à categoria (55%, comparados com 10% de UberEats e 5% de Rappi), além de fornecer informações de forma mais transparente (47%, contra 22% de UberEats e 8% de Rappi).

Sobre a paralisação ocorrida no início de julho, a pesquisa mostra que a mobilização não teve apoio da maioria dos entregadores. 40% dos entrevistados disseram apoiar o movimento, enquanto 18% são indiferentes e 23% não apoiam. Ainda, 8% disseram não ter tido conhecimento sobre o movimento. Entre os 92% que tiveram conhecimento, 53% disseram considerar negativa a participação de partidos políticos e de sindicatos nas manifestações. A pesquisa mostra também que um número razoável de entregadores sofreu intimidações por parte dos grevistas. Segundo o IBOPE, 18% dos profissionais consultados e que ficaram sabendo do movimento disseram não ter feito entregas durante a paralisação por medo de sofrer algum tipo de intimidação, pressão ou violência por parte de integrantes da categoria.

Sobre o iFood

O iFood, líder em delivery online de comida na América Latina, tem 30,6 milhões de pedidos mensais. Há nove anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também no México e Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 160 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile - líder global em marketplaces móveis - e a Just Eat - uma das maiores empresas de pedidos on-line do mundo.

Sobre o IBOPE

O IBOPE atua no mercado de pesquisa há quase 8 décadas, através das suas unidades de negócios focadas em serviços e segmentos específicos, visando o melhor e mais profundo entendimento das necessidades e mercados de atuação dos nossos clientes. Atualmente, as pesquisas de mercado e soluções de big data, data mining e marketing de relacionamento são o foco do IBOPE DTM, que atua nas soluções de pesquisa, buscando sempre desenvolvê-las de forma integrada à inovação e tecnologia.