Fraudadores estão aplicando um novo golpe para invadir as contas de clientes do iFood. A isca é o envio de uma mensagem privada por meio de redes sociais, anunciando uma promoção ou brinde “imperdível” — por exemplo, um cupom de R$ 100 para gastar no app — ou oferecendo suporte a quem reportou um problema nos perfis do iFood. O problema é que quem envia essa mensagem é um perfil falso, que se passa pelo da foodtech.
Na sequência, os fraudadores pedem o e-mail ou o telefone do cliente e também o código de confirmação que o iFood envia por SMS, WhatsApp ou e-mail (esse procedimento é feito para confirmar que quem está tentando acessar a conta é o/a dono/a dela). O golpista alega que o objetivo é “validar” a suposta promoção ou completar o suporte.
Na realidade, o que acontece é que o fraudador precisa do código de confirmação — que funciona como uma senha, que só pode ser usada uma vez, para fazer login nas contas dos clientes do iFood. Como ele não tem acesso a esse código de uso único para entrar no perfil, pede ao próprio cliente o código de confirmação que o iFood envia.
“É importante ressaltar que o iFood nunca vai pedir esse código de confirmação para os clientes, nem em caso de promoções”, reforça Mariana Mocelin de Brito, gerente de produto e especialista em contas do cliente no iFood. “Por isso, a recomendação é a de nunca passar esse código de confirmação para outras pessoas.”
Quando os fraudadores conseguem entrar nas contas do cliente, eles utilizam os benefícios, como saldo em carteira, iFood Card, iFood Benefícios e cupons, além de utilizar a conta para validar cartões clonados ou realizar compras com cartões de terceiros.
De olho nas notificações
Para proteger os consumidores, diante de atitudes suspeitas, uma notificação é disparada. “Na hora em que alguém acessa a conta de um outro dispositivo, os clientes recebem imediatamente uma notificação push no celular e no e-mail. Quem tem essas notificações ativas no aplicativo, recebe um aviso instantâneo do golpe”, completa Mariana — veja no infográfico abaixo como ativá-las.
Caiu no golpe? Saiba o que fazer
Ao receber essa notificação ou perceber o uso indevido do seu dinheiro ou uma compra estranha no app, entre em contato com a equipe de atendimento do iFood por meio do chat no aplicativo e desconecte, no próprio app, os dispositivos que você não conhece.
Para isso, entre em “Perfil” no app, depois em “Segurança” e em “Dispositivos conectados” e clique em “Desconectar” para desabilitar o dispositivo desconhecido. Este será desconectado imediatamente.
Confira, a seguir, como reconhecer o golpe, como se proteger dele e o que fazer se perceber que alguém teve acesso à sua conta indevidamente.
Como detectar (e evitar) o golpe nas redes sociais
Como é o golpe
1. O cliente recebe uma mensagem privada, em suas redes sociais, de um perfil falso que se passa pelo do iFood.
2. O fraudador oferece suporte para resolver um problema no app ou diz que o cliente ganhou uma promoção ou brinde “imperdível” (como por exemplo um cupom de valor alto) e pede seu telefone ou e-mail.
3. Na sequência, o fraudador pede o código de confirmação de acesso que foi enviado pelo iFood oficial por SMS,WhatsApp ou E-mail para “validar” a falsa promoção.
4 . O fraudador usa esse código para entrar na conta do cliente e utilizar benefícios como saldo em carteira, iFood card, iFood Benefícios e cupons ou realizar fraudes como validar cartões clonados ou realizar compras com cartões de terceiros
Como evitar?
Nunca compartilhe o código de confirmação
O iFood jamais pede o código de confirmação de acesso aos clientes. Esse código (OTP) funciona como uma senha de uso único e só é solicitado quando o cliente faz o login.
Ative (e leia) as notificações
Quando alguém acessa sua conta usando um dispositivo diferente do cadastrado, o iFood avisa por meio de notificação push no celular e mensagem por e-mail. Portanto, se tiver desabilitado as notificações do aplicativo, reative-as para manter a segurança.
Passo a passo para ativar as notificações
1. No celular: entre em “Configurações”
2. Depois, clique em “Notificações” para libere as notificações vindas do app do iFood
3. No app: entre em “Perfil”, depois em “Configurações” e “Gerenciar notificações” e libere as notificações
E se cair no golpe?
Procure o atendimento do iFood
Ao perceber que alguém pode estar movimentando sua conta indevidamente, entre em contato com o iFood. Confira o passo a passo:
1. No botão “Perfil”, clique em “Ajuda”.
2. Em “Categorias”, clique na opção “Conta”
3. Na sequência, clique em “Minha conta foi invadida” para que o time de atendimento tome as devidas providências.
Descadastre o telefone do fraudador
Se você já tiver passado o código a alguém ou desconfiar de uma compra que não fez, siga este caminho:
1. Entre em “Perfil” no app
2. Clique em “Segurança”
3. Selecione “Dispositivos conectados”. Se não reconhecer algum deles, clique em “Desconectar” e o dispositivo será desconectado imediatamente.
Fonte: Mariana Mocelin de Brito, product manager especialista em contas do cliente do iFood
Saiba mais sobre o golpe da maquininha.