O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma oportunidade valiosa para quem não concluiu os estudos na idade adequada e busca obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio — mas e como é a prova do ENCCEJA?
A prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oferece uma segunda chance para jovens e adultos retomarem sua jornada educacional e abrirem portas para novas oportunidades profissionais e pessoais.
Estruturado para avaliar as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, o exame permite que jovens e adultos comprovem seu aprendizado e conquistem a certificação necessária para avançar em suas carreiras e em seus sonhos acadêmicos.
Mais do que um exame, ele representa uma porta de entrada para novas oportunidades, seja no mercado de trabalho, na continuidade dos estudos ou no crescimento pessoal!
O iFood acredita no poder transformador da educação e incentiva entregadores parceiros e funcionários de lojas cadastradas no app que não terminaram os estudos a fazerem a prova do ENCCEJA — e, no artigo abaixo, dá mais detalhes sobre o assunto.
Entenda como é a prova do ENCCEJA, quem pode fazer, a estrutura do exame e muito mais.
Leia também:
- As maiores ações da área de Impacto Social do iFood
- Por que o iFood investe na educação dos entregadores?
- 14 mil entregadores vão fazer a prova para concluir o ensino médio
Como é a prova do ENCCEJA?
O ENCCEJA é um exame totalmente gratuito, voltado para a certificação das competências adquiridas por jovens e adultos que não conseguiram finalizar os estudos na idade adequada.
A prova é composta por questões objetivas de múltipla escolha e uma redação; ela é estruturada de acordo com os níveis de ensino (fundamental e médio) e avalia os conhecimentos básicos exigidos em cada etapa.
A aplicação da prova acontece em um único dia, dividida em dois turnos: manhã e tarde.
O ENCCEJA é uma chance para quem, por algum motivo, precisou interromper os estudos e deseja retomar o processo de aprendizado, conquistando o certificado tão importante para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal.
Como o ENCCEJA tem transformado vidas?
O ENCCEJA é muito mais do que um exame: é uma ferramenta de transformação social.
Ao possibilitar a certificação de competências, ele abre caminhos para novas oportunidades profissionais, continuidade dos estudos e aumento da autoestima.
Para muitos brasileiros, obter o certificado do ensino fundamental ou médio significa conquistar um emprego formal, participar de concursos públicos ou ingressar em uma universidade.
Historicamente, o ENCCEJA tem sido uma ponte para que jovens e adultos retomem o controle de suas trajetórias educacionais — e, com uma preparação adequada e esforço, é possível superar os desafios e conquistar novos horizontes.
Especialmente para os entregadores iFood, a realização do exame tem sido um divisor de águas na vida desses profissionais, que por razões diversas não puderam concluir os estudos e, agora, querem buscar melhores oportunidades de carreira.
O entregador William Capela, parceiro do iFood, comenta sobre a conclusão do ensino médio pelo ENCCEJA: “Eu tive a oportunidade de concluir meus estudos e agora estou com a oportunidade de cursar a minha primeira faculdade, que sempre foi meu sonho, mostrar isso para a minha família”.
Elaine Zulato, outra entregadora iFood que finalizou os estudos por meio da prova do ENCCEJA, também fala sobre a experiência: “Para os meus parceiros, gostaria de falar que, se tiverem oportunidade de voltar a estudar, agarrem. O estudo ninguém tira de você. Depois de tanto tempo, voltar a estudar, para mim, é uma satisfação enorme”.
Quem pode fazer o ENCCEJA?
O ENCCEJA é destinado a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade regular.
Para participar, é preciso atender aos seguintes requisitos:
- ensino fundamental: ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova;
- ensino médio: ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova.
Não é necessário estar matriculado em nenhuma instituição de ensino para participar — e a inscrição é simples, gratuita e realizada online por meio do site do Inep.
Estrutura da prova do ENCCEJA
O exame é estruturado de forma a avaliar os conhecimentos equivalentes às etapas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A prova é presencial e abrange 120 questões (30 questões por cada área do conhecimento), além de uma redação dissertativa-argumentativa.
A redação costuma abordar temas de ordem social, científica, cultural ou política, em um modelo similar à prova do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.
Divisão por nível de ensino
O ENCCEJA emite os certificados de conclusão de acordo com o nível de escolaridade compreendido na prova:
Ensino fundamental
Para o Ensino Fundamental, o ENCCEJA avalia as seguintes áreas do conhecimento:
- Matemática;
- Ciências Naturais;
- História e Geografia;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física.
A redação também é obrigatória e deve ser desenvolvida em formato dissertativo-argumentativo.
Ensino médio
No caso do Ensino Médio, as provas são organizadas em:
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física/
A redação segue o mesmo formato: texto dissertativo-argumentativo.
Quais são os conteúdos abordados na prova do ENCCEJA?
Os conteúdos cobrados no ENCCEJA são baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e estão alinhados ao que é ensinado em sala de aula para os níveis equivalentes.
O exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos gerais de cada área do conhecimento, como:
- Língua Portuguesa e Matemática;
- História, Geografia, Química e Biologia;
- Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia;
- Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol).
Qual é a pontuação necessária?
Para obter o certificado de conclusão pela prova do ENCCEJA, é necessário alcançar uma pontuação mínima no exame:
- 100 pontos em cada uma das provas objetivas.
- 5 pontos na redação, cuja nota vai de 0 a 10.
Caso o participante não atinja a nota mínima em todas as áreas, é possível conquistar a certificação parcial, garantindo a aprovação apenas nas disciplinas em que obteve a pontuação necessária.
Como funciona a certificação parcial?
A certificação parcial é concedida ao participante que obtém a nota necessária em apenas algumas áreas do conhecimento.
Nesse caso, o participante pode se inscrever novamente em uma edição futura do ENCCEJA apenas para as disciplinas que faltam, facilitando a conquista do certificado completo.
Como se preparar para a prova do ENCCEJA?
Preparar-se adequadamente é fundamental para obter um bom desempenho no exame.
Estudar os conteúdos que são abordados na prova, claro, é o principal direcionamento — mas algumas outras dicas podem ajudar também:
- pratique redações: treine o formato dissertativo-argumentativo com temas variados;
- organize um cronograma de estudos: divida os conteúdos por disciplina e revise regularmente;
- acesse materiais gratuitos: o Inep disponibiliza apostilas e simulados específicos para o ENCCEJA;
- resolva provas anteriores: fazer questões de exames passados ajuda a se familiarizar com o estilo da prova.
Mas o que o iFood tem a ver com o ENCCEJA?
O iFood tem como propósito alimentar o futuro do mundo: e, mais do que fazer isso por meio do delivery, também acredita que o investimento em educação contribui para um futuro mais próximo.
Começando de dentro do ecossistema da empresa para gerar impacto positivo na vida dos seus parceiros e respectivas comunidades, o iFood investe na educação dos entregadores e lojistas cadastrados no app em todo o Brasil, dando oportunidade para que se preparem para a prova do ENCCEJA.
Desde 2022, o iFood movimenta o projeto Meu Diploma do Ensino Médio, em parceria com a Termine Seus Estudos, que dá bolsas para entregadores fazerem o curso preparatório para o exame; na edição passada do Programa, 5.264 entregadores foram aprovados no ENCCEJA.
“O ENCCEJA tem muitas perguntas de vivência de vida, coisas do dia a dia, são experiências reais. Então é uma prova para jovens e adultos. A média de idade do ENCEJJA é 30 anos”, comenta Tiago Dias, fundador do Termine seus Estudos.
A empresa também apoia a jornada de educação dos entregadores, com programas especiais que, além de ajudar esses profissionais a terminar o ensino médio, dão bolsas para cursos de capacitação e até de nível superior.
O iFood tem máximo respeito por quem está no corre — e investe continuamente na valorização e educação dos entregadores, direcionando seu impacto para promover oportunidades para esses profissionais.
Continue acompanhando mais notícias sobre entregadores e parceiros aqui no iFood News.