Por que o iFood investe na educação dos entregadores?

Conheça as iniciativas que apoiam os estudos de entregadores e entregadoras desde o ensino básico até a faculdade

Em 2024, o iFood se prepara para abrir a terceira turma do Meu Diploma do Ensino Médio, uma de suas iniciativas para educação dos entregadores e das entregadoras cadastrados na plataforma. O programa oferece bolsas de estudo para eles estudarem para a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos), que dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio.

Quem participa do Meu Diploma do Ensino Médio —realizado em parceria com a edtech Termine Seus Estudos— recebe tutoria, assiste aulas ao vivo e gravadas e tem suporte via WhatsApp nessa preparação para a prova. 

Na primeira edição, em 2022, 950 entregadores e entregadoras foram aprovados no Encceja e receberam seus certificados de conclusão do ensino médio. No dia 27 de fevereiro, o iFood celebra a formatura da turma de 2023 —que teve 5.264 aprovados.

Entre um ano e outro, o número de entregadores e entregadoras formados com a ajuda do Meu Diploma do Ensino Médio cresceu cinco vezes. E em 2024 a turma deve aumentar, pois o programa será estendido a donos e funcionários de restaurantes que estão no iFood.

Mas por que o iFood investe na educação dos entregadores?

O iFood acredita que a educação é o caminho para criar um país mais próspero e justo —especialmente ao oferecer às pessoas mais oportunidades, inclusive de mobilidade social. E um caminho para isso é investir na educação dos entregadores e das entregadoras.

“Com os programas de educação, o iFood abre portas para entregadores e entregadoras crescerem pessoal e profissionalmente, para que sonhos decolem e essas pessoas tenham diferentes oportunidades de carreira e amplas perspectivas de futuro”, afirma Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.

“A educação tem o poder de mudar a sociedade, criar oportunidades e construir um futuro mais igual para todos. Terminar o ensino médio abre possibilidades novas aos entregadores e também traz o sentimento de dignidade e de orgulho”, completa a executiva. 

Quais são as oportunidades de educação que o iFood oferece?

O iFood estruturou uma jornada de educação dos entregadores para apoiar a trajetória de quem quer se dedicar aos estudos para realizar seus sonhos. 

“Além de oferecer a oportunidade de completar a educação básica, com o Meu Diploma do Ensino Médio, o iFood oferece programas de formação por meio do Decola”, afirma Fernando Martins, diretor de Impacto Social do iFood.

No Decola, entregadores e entregadoras têm acesso a cursos gratuitos que vão desde como se preparar para fazer entregas e dicas para aumentar seus ganhos até aprender novas habilidades (como educação financeira, como ser um criador ou criadora de conteúdo e até dar os primeiros passos no inglês).

Até hoje, mais de 120 mil pessoas se inscreveram nos 70 cursos disponíveis no Decola —e mais de 60 mil certificados de conclusão foram emitidos.

Entregadores e entregadoras que se interessam por tecnologia podem também fazer cursos gratuitos no Potência Tech. Em 2023, o iFood formou a primeira turma de desenvolvimento back-end dedicada exclusivamente aos entregadores.

E quem quer fazer faculdade também tem apoio do iFood. Entregadores e entregadoras podem ganhar bolsa de até 80% para fazer cursos da Faculdade das Américas (FAM).

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas