O iFood apresenta um novo pacote de melhorias para os entregadores que atuam na plataforma, reforçando seu compromisso com a valorização da categoria pouco depois de reajustar a taxa mínima de entrega acima da inflação.
As novidades incluem isenção de taxas na antecipação dos repasses, o planejamento de rotas com destino flexível e o lançamento do Super Entregadores, o primeiro programa de recompensas do setor no país.
Isenção de taxas
A partir de julho está valendo a isenção de taxa para a antecipação do repasse – uma vantagem exclusiva no setor, disponível para os profissionais mais frequentes no aplicativo. Dessa forma, poderão realizar essa operação quando precisar adiantar os valores que têm a receber, para melhorar sua liquidez e o controle de suas finanças pessoais.
Rota destino
Os entregadores agora poderão priorizar pedidos com destino próximo a sua residência. Essa nova funcionalidade, que começa a ser testada em agosto, facilitará o retorno ao final da jornada de trabalho e otimizará seu deslocamento.
Esse foi um pedido feito por entregadores e será implementado em todo o Brasil até o final do ano. “Desde 2021, temos fóruns de escuta da categoria. Outro exemplo é o programa de recompensas, que é uma ideia que surgiu em nosso Grupo de Trabalho com entregadores”, afirma Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood.
Programa de recompensas
Em julho, o iFood lança em São Paulo o Super Entregadores, o primeiro programa de recompensas para a categoria do país, que reconhecerá os mais engajados com a plataforma e depois será estendido para todo o Brasil. “Os entregadores são parte fundamental do ecossistema do iFood. Valorizá-los é, acima de tudo, reconhecer o papel essencial que desempenham no dia a dia de milhões de brasileiros.”, afirma Johnny.
Entre as recompensas, estão:
- Ganhos extras: quem alcançar as categorias Ouro ou Diamante terá acesso a promoções e missões exclusivas e poderá ter ganhos até 30% superiores aos da média da base. Os entregadores também acumularão selos que poderão ser trocados por créditos na Loja do Entregador, com bônus anual de até R$ 3.000 em dinheiro.
- Vantagens exclusivas: descontos e serviços gratuitos em itens essenciais, como manutenção de veículos e planos de celular.
- Experiências: participação em sorteios de prêmios como motos, capacetes e ingressos para shows e cinema.
O Super é um programa opcional e foi planejado com base em uma rotina sustentável de trabalho, com metas baseadas no volume de pedidos da plataforma, que chegam a mais de 120 milhões por mês. Por isso, os entregadores não precisarão cumprir uma jornada excessiva para alcançar os incentivos – e vão manter sua autonomia para definir quando, quanto e como desejam trabalhar.

Valorização dos entregadores
Essa nova iniciativa reforça o compromisso do iFood com a valorização dos entregadores e com a escuta de suas demandas para promover mais ganhos, conforto e previsibilidade. “Estamos continuamente ouvindo e investindo em soluções que gerem mais ganhos, mais conforto e mais previsibilidade para quem escolhe o iFood para maximizar seus ganhos”, diz Johnny.
Os entregadores que atuam na plataforma do iFood já têm direito, por exemplo, a seguro pessoal gratuito contra acidentes, acesso a outras vantagens (como desconto em combustível, seguro para moto e plano de celular), assistência à saúde sem custo, programas de educação e à Central de Apoio Jurídico e Psicológico.
Atualmente, cerca de 400 mil entregadores estão ativos no app do iFood – 40% a mais do que em 2024. Seus ganhos são de, em média, R$ 12 aos finais de semana – e não há cobrança de comissões ou taxas pelo uso da plataforma. Para complementar esse ganho, as gorjetas dos clientes são repassadas integralmente aos entregadores.

