Em 2022, quatro em cada dez brasileiros adultos ainda não havia completado o ensino médio. Isso representa 41,5% das pessoas na faixa de 25 a 64 anos, segundo a Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No iFood, existem cerca de 70 mil entregadores e entregadoras cadastrados na plataforma que fazem parte dessa estatística. Para incentivá-los a concluir a educação básica, a empresa está com inscrições abertas, até 10 de maio, para o programa Meu Diploma do Ensino Médio 2024.
Neste ano, o Meu Diploma tem uma novidade: cada entregador ou entregadora pode indicar o CPF de um familiar para participar do programa. Além disso, parceiros de restaurantes e de lojas também poderão se inscrever ou indicar.
O que é o Meu Diploma do Ensino Médio?
Criado em 2022, é um programa do iFood para apoiar a jornada de educação dos entregadores e das entregadoras cadastrados na plataforma.
Realizado em parceria com a edtech Termine Seus Estudos, o Meu Diploma do Ensino Médio oferece uma bolsa de estudos completa, 100% gratuita, com tutoria, aulas ao vivo e gravadas e suporte via WhatsApp para eles se prepararem para a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) e receber o certificado de conclusão do ensino médio.
Em 2023, o programa contemplou mais de 14 mil entregadores e entregadoras de todo o país com as bolsas de estudo, dos quais mais de 8.300 realizaram a prova do Encceja e 5.264 conseguiram aprovação para conquistarem o diploma.
Como os entregadores podem se inscrever?
Os entregadores já podem entrar na lista de espera, acessando a aba “Perfil” em seu aplicativo. Mas as inscrições começarão a ser feitas a partir do dia 28 de fevereiro —e também serão realizadas no aplicativo do iFood para entregadores.
Quantos entregadores foram aprovados no Encceja?
Na primeira turma, realizada em 2022, 950 entregadores e entregadoras foram aprovados e ganharam seu certificado de conclusão do ensino médio. Na segunda, em 2023, 5.264 foram aprovados no Encceja.
“Acreditamos que a educação é a ponte para mobilidade social, por isso estamos ampliando o potencial do programa a cada ano”, afirma Sylmara Ramon, gerente de educação para entregadores do iFood.
“A aprovação é apenas o primeiro resultado. Para além do diploma, há o desbloqueio de novas possibilidades, como fazer faculdade ou concurso, assim como ganho de autoconfiança e autoestima.”
Por que o iFood investe em educação?
Porque tem como propósito alimentar o futuro do mundo —e uma maneira de fazer isso é investir em educação para gerar transformação social e impactar positivamente a vida das pessoas.
“Investir no aprendizado é fundamental para a transformação social, e o programa Meu Diploma do Ensino Médio contribui para os entregadores e entregadoras ampliarem suas perspectivas para o futuro. Nosso sonho é que todos esses nossos parceiros possam romper essa barreira acadêmica e alçar os voos que desejarem”, comenta Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.