O ponto de apoio do iFood foi criado para ser um espaço dedicado ao bem-estar e ao descanso dos entregadores e para dar suporte a sua rotina. Afinal, são locais onde eles podem recarregar o celular, ir ao banheiro e usar micro-ondas, geladeira e áreas de descanso.
Em 2025, o ponto de apoio teve mais um papel: ser um local de promoção de saúde, bem-estar e educação para os entregadores e as entregadoras que atuam na plataforma. Ao longo do ano, o iFood desenvolveu ações para agregar valor, reforçar a conexão e atender às necessidades dos entregadores.
“Achamos importante que eles se sintam à vontade no local e saibam que aquele lugar é deles e que o iFood se preocupa com seu bem-estar e suas condições de trabalho”, afirma Danilo Takehara, head de inovação, impacto e growth do iFood.
Dessa forma, os espaços são ocupados de forma positiva, desdobrando diversos temas como saúde, cultura, valorização e educação. E, assim, tornam-se mais atrativos e convidativos para os trabalhadores.
Em Goiânia, por exemplo, entregadores foram vacinados graças a uma parceria assinada com o Ministério da Saúde. Essa foi apenas uma das ações realizadas entre junho e dezembro – confira, a seguir, todas as iniciativas realizadas nos pontos de apoio do iFood.
O que é o ponto de apoio do iFood?
O ponto de apoio é um espaço projetado para o descanso dos entregadores durante o trabalho e para dar suporte enquanto estão na rua fazendo as entregas.
Para isso, os pontos de apoio têm infraestrutura para descanso, acesso a banheiro, água potável e tomadas com energia para carregar os celulares.
O ponto de apoio é oferecido gratuitamente, como parte do programa Vantagens, do iFood. Além dos pontos de apoio, o Vantagens oferece seguros contra acidentes pessoais, assistência à saúde, acesso a projetos de educação e descontos em produtos.
Hoje, o iFood tem 30 pontos de apoio em capitais e regiões metropolitanas, além dos espaços oferecidos em parceria com restaurantes e mercados.
Quais são os tipos de ponto de apoio?
Existem quatro tipos de ponto de apoio à disposição dos entregadores:
- Próprio (iFood): tem banheiro, micro-ondas, bancos para descanso, pufes, filtro de água, lugar pra guardar marmita (geladeira), tomadas, armários para guardar capacetes e bags e internet;
- Público: oferece banheiros, micro-ondas, bancos para descanso e filtro de água;
- Container: com micro-ondas, bancos para descanso, banheiro, filtro de água, tomada para recarga de celular e internet;
- Parceiro: dispõe de bancos para descanso, tomadas, filtro de água e banheiro.
As ações realizadas nos pontos de apoio em 2025
Entre junho e dezembro, o iFood promoveu diversas ações em pontos de apoio em Salvador, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte.
Cada iniciativa foi planejada com base nas necessidades e interesses dos entregadores, identificados por meio de pesquisas sobre os temas que os atraem.
Check de saúde em Salvador
No dia 28 de junho, os entregadores participaram da ação na capital baiana, na qual foram oferecidos serviços como verificação de pressão arterial, medição de peso e altura, exame de glicemia e treinamento de primeiros socorros.
Dia dos Pais com saúde e beleza
Também em Salvador, os entregadores fizeram cabelo e barba no dia 8 de agosto, além de cuidar da saúde com aferição de pressão e glicemia e de participar de uma roda de conversa.
Setembro Amarelo na capital baiana
No Setembro Amarelo, o ponto de apoio teve um dia de ação de conscientização sobre saúde mental e sobre alimentação saudável. Os participantes também puderam aproveitar sessões de massagens e receberam orientações sobre práticas de relaxamento.
Outubro Rosa em Goiânia e Salvador
As mulheres entregadoras também tiveram seu dia especial. Em Goiânia, foram realizadas atividades voluntárias de prevenção ao câncer de mama, autoexame, orientação nutricional, testes de glicemia, IMC, pressão arterial e pesagem.
Para tornar o dia ainda mais especial, as participantes tiveram orientações de automaquiagem com profissionais do Instituto Embelleze e receberam kits de cuidados capilares, amostras de produtos e de cursos online gratuitos de estética e beleza.
Já em Salvador, entregadoras aproveitaram serviços como aferição de pressão arterial e glicemia e participaram de dinâmicas educativas sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
O ponto de apoio ofereceu também uma oficina interativa sobre direitos sexuais e reprodutivos, com uso de jogos e dinâmicas e massagens conduzidas por fisioterapeutas profissionais.
Dia da Consciência Negra em Salvador
No dia 7 de novembro, no esquenta para a data, entregadores participaram da ação Novembro Negro. O ponto de apoio virou um espaço para celebrar e promover a valorização das contribuições da comunidade negra na sociedade brasileira.
Para isso, o iFood ofereceu, junto ao instituto Afetto, um lanche temático e serviços gratuitos de massagem, trancista e barbeiros, além de orientações médicas voltadas à saúde da população negra.

Pit Stop Enem em São Paulo e Belo Horizonte
Ação de incentivo à educação dos entregadores com distribuição de kits pré-prova e sessão de descompressão pós-prova nos pontos de apoio de Belo Horizonte, Tatuapé (SP) e Moema (SP). Em seis dias de evento, entregadores participaram da iniciativa.
Novembro Azul em Goiânia e Salvador
Unindo forças ao movimento Novembro Azul, os pontos de apoio abrigaram ações de promoção da prevenção do câncer de próstata e do cuidado com a saúde masculina, com presença de estudantes de Enfermagem e Medicina realizando aferições de saúde.
Em Goiânia, o Instituto Embelleze ofereceu cortes de cabelo, tratamento para barba e limpeza de pele, além de alguns brindes para os participantes.
Em Salvador, entregadores receberam atendimento, orientações e encaminhamentos para a Rede SUS da cidade (além de massagem).
Vacinação com Ministério da Saúde
Os entregadores de Goiânia participaram da campanha de vacinação realizada em parceria com o Ministério da Saúde (com direito a distribuição de lanches e brindes e à presença do Zé Gotinha).
Nos cinco dias da ação, as pessoas foram ao ponto de apoio receber imunização. Foram aplicadas 287 vacinas, como as contra difteria e tétano, hepatite B, Covid-19 e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Esses números demonstram o engajamento progressivo dos entregadores e a relevância das iniciativas dentro do ecossistema dos pontos de apoio.

Haverá mais ações do iFood nos pontos de apoio em 2026?
Sim. Em 2026, as ações no ponto de apoio seguirão acontecendo e serão ampliadas. Os pontos de Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, também vão sediar essas iniciativas.
Depois do sucesso de serviços de cuidado pessoal (como barbeiros, trancistas e massagistas), o iFood vai testar eixos temáticos diferentes, como serviços, cultura e valorização da mulher. E avaliar quais desses temas são mais relevantes para os entregadores.
Como os entregadores podem encontrar um ponto de apoio?
Os pontos de apoio podem ser encontrados por eles no aplicativo iFood para Entregadores. Todos os endereços estão listados também no Portal do Entregador.


