Qual é a cidade que mais pede pão de queijo no iFood?

Dica: não é Belo Horizonte nem fica em Minas. Conheça as 10 cidades que mais amam esse quitute —e prepare-se para a polêmica

Aviso de polêmica: pelo menos no iFood, o pão de queijo é uma paixão mais paulista do que mineira. Apesar de ser típico de Minas Gerais, no delivery ele saiu mais para quem mora em São Paulo durante todo o ano de 2021 e nos seis primeiros meses de 2022 

Sozinha, a cidade de São Paulo fez quase um terço de todos os pedidos de pão de queijo no iFood: 491 mil de 1,7 milhão de pedidos em 2022. Se pegarmos o estado todo, a proporção chega a 50%. 

E tem mais: no ranking das dez cidades que mais pedem pão de queijo no iFood, três são paulistas: São Paulo (1º), Ribeirão Preto (8º) e Santo André (9º). Minas Gerais é o segundo estado com mais representantes nessa lista, com Belo Horizonte (4º) e Uberlândia (6º).

Uma curiosidade: em Paracatu, cidade do noroeste de Minas Gerais, na divisa com Goiás, o modo de preparo do pão de queijo ganhou título de bem cultural imaterial em 2017. E só lá! O jornal O Tempo, aliás, ensina a fazer o pão de queijo de Paracatu.

Mas mesmo na cidade que tem uma receita de pão de queijo eternizada nos livros públicos, houve apenas 1.301 pedidos do salgado no iFood no primeiro semestre de 2022. Talvez porque o pessoal de lá gosta de fazer o seu próprio, será? 

Polêmica à parte, uma coisa é certa: o pão de queijo agrada muito os brasileiros de quase todas as regiões. Quase todas porque o Nordeste tem poucos representantes entre os que mais pedem. Fortaleza, a cidade mais bem colocada, é a 16ª cidade do ranking. Nem mesmo a Bahia, tão pertinho de Minas, tem grande influência na predileção pelo salgado. 

A região em que o pão de queijo reina é mesmo no Sudeste. A soma dos pedidos realizados no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo equivale a 70% de todo o delivery feito do salgado nos primeiros seis meses do ano. 

Dia e hora de comer pão de queijo

Tem quem ache que pão de queijo vai bem em qualquer dia e horário. No café da manhã, no lanche da tarde ou para segurar a fominha antes do jantar. 

Mas, no iFood, o mais comum é que o salgado seja pedido aos domingos cedo, para fazer parte do café da manhã ao lado do café, do suco, das frutas e do que mais der vontade.

E se o desejo bater às 4h da madrugada de uma terça-feira? Se o bar ou a padaria já estiverem abertos, é só pedir no iFood que a vontade passa!

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas