Estamos vivendo um momento importante na história dos recursos tecnológicos, e o advento do digital tem oferecido uma série de novas tecnologias que podem ser incorporadas nas mais diversas áreas.
São tantas opções que se atualizam com tamanha frequência que mal conseguimos acompanhá-las!
A verdade é que essas ferramentas estão revolucionando a forma como nos relacionamos, tratamos doenças, fazemos negócios, resolvemos problemas cotidianos e aprendemos.
Mais do nunca elas estão presentes nos mais diversos setores da sociedade e economia.
Inclusive, com maior conhecimento acerca desses recursos digitais, está passando a insegurança e abre-se mais espaço para a vontade de usá-los como aliados: essa matéria do Valor Econômico destaca que brasileiros não têm medo de perder emprego para robôs, e a preocupação agora é com colegas que dominam melhor as novas tecnologias.
No mercado de trabalho, especialmente, o uso dessas tecnologias se faz mais presente e constantemente o uso das ferramentas é aprimorado, contribuindo para a rotina de profissionais de múltiplos nichos — e com o desenvolvimento das empresas.
O iFood é uma empresa de tecnologia 100% brasileira e que dedica-se a aprimorar seus processos com uso constante da ciência e da inovação, e está sempre atenta às novidades promovidas pelas ferramentas digitais.
Mais do que incorporar esses modelos nas suas operações, a foodtech prioriza compartilhar conhecimentos com a comunidade interessada no assunto: e, hoje, separamos um conteúdo sobre novas tecnologias para você se atualizar.
Neste guia você vai entender o que são, quais são e qual importância das novas tecnologias e descobrir como ficar por dentro das novidades tecnológicas.
Acompanhe abaixo e boa leitura!
Leia também:
- Revolucione sua startup com o poder do Pitch Reverso!
- Conheça as principais inovações em tecnologia de embalagens
- O impacto da IA na gestão de resíduos na indústria de alimentos
Afinal, o que são as novas tecnologias?
Novas tecnologias são um conjunto de técnicas que promovem a melhoria, mudança ou disrupção sobre a tecnologia estabelecida para um processo específico.
Muito mais do que invenções mirabolantes, como o Cyberdog — cão-robô de estimação —, as novas tecnologias trazem soluções para problemas cotidianos. Um exemplo é a moto elétrica.
Equipada com baterias recarregáveis, a moto elétrica é um veículo não poluente, pois funciona com energia elétrica, dispensando o uso de combustíveis fósseis.
Desta forma, a moto elétrica não emite Gases do Efeito Estufa (GEE), o que pode ajudar a conter a poluição do ar e refrear o aquecimento global.
Qual é a importância das novas tecnologias?
As novas tecnologias têm sido agentes de transformação ao longo da história da humanidade. Elas mudam a forma como agimos, vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.
Nas últimas duas décadas, o mundo conheceu inovações tecnológicas revolucionárias em diversos campos do conhecimento: informação, medicina, trabalho, cultura, ciência, etc.
Essas tecnologias têm o poder de ajudar a resolver problemas urgentes, como o aquecimento global, o aumento da demanda por alimentos e epidemias e pandemias.
Quais são as novas tecnologias?
Da inteligência artificial aos drones de entrega do iFood, as novas tecnologias trazem soluções, inovações e impactos profundos nos negócios e na sociedade em geral.
Em 2021, a empresa de consultoria PWC listou, entre 250, as 8 novas tecnologias essenciais para o futuro que vão impactar os negócios nos próximos cinco anos.
Veja abaixo quais são elas e como funcionam.
ChatGPT
O ChatGPT é um algoritmo de aprendizado que utiliza uma grande base de dados e estruturas de linguagem para responder de forma clara e rápida as perguntas e frases dos usuários.
O sistema revolucionou o modo como pesquisamos na internet, especialmente por sua capacidade de responder a perguntas em tempo real.
Além disso, fornecer informações precisas e úteis sobre diversos temas, e me adaptar às necessidades e preferências dos usuários.
Blockchain
É um banco de armazenamento de dados digitais em blocos (block) ligados entre si, formando uma cadeia (chain).
O sistema é usado para transações confiáveis e anônimas por meio de algoritmos de software, como criptomoedas.
Drones
Os drones – aeronaves não tripuladas – têm sido usados para vários fins, de segurança ao delivery, como é o caso dos drones de entrega do iFood.
Há drones que são operados de forma semi-autônoma ou totalmente autônoma.
Impressão 3D
Consiste em uma técnica de impressão avançada que cria objetos tridimensionais. Também conhecida como técnica aditiva, pode criar próteses, peças de engenharia, objetos de decoração e até alimentos. Faz parte da indústria 4.0.
Inteligência Artificial (IA): é uma forma de programação que utiliza algoritmos para automatizar tarefas e reproduzir processos de pensamento e sentido humanos. Com a IA, programas podem resolver problemas, planejar e agir a partir de dados.
Internet das coisas (IoT)
Trata-se da conexão de objetos físicos — de aspirador de pó a trator — à internet para execução de tarefas.
Esses itens contêm softwares que se conectam a dispositivos, como smartphone, tablet, por onde são controlados.
Realidade aumentada
É uma tecnologia que faz a sobreposição de imagens virtuais com imagens reais para que se possa ver e interagir com objetos virtuais no plano físico.
A realidade aumentada já está presente em museus, varejo e educação.
Realidade virtual
É um ambiente virtual em que usuários interagem por meio do uso de dispositivos, como óculos de realidade aumentada, que simulam um ambiente real.
O metaverso é um exemplo de um ambiente de realidade virtual.
Robótica
É a ciência por trás das tecnologias de máquinas, robôs, computadores, softwares e sistemas controlados para automatizar, ampliar ou apoiar atividades humanas.
A robótica tem diversas aplicações, da medicina à indústria e à educação.
5G
A tecnologia 5G, ou quinta geração de redes móveis, é uma das grandes inovações tecnológicas que estão moldando o cenário digital atual e que terá um impacto significativo em diversos setores da sociedade.
A principal característica da tecnologia 5G é a sua velocidade de transmissão de dados, que pode ser até 100 vezes mais rápida do que a tecnologia 4G; ainda, a 5G possui uma capacidade maior de conexão de dispositivos, permitindo conexão simultânea à rede sem perda de desempenho.
Ela tem o potencial de impulsionar a inovação em diversos setores, como saúde, transporte, indústria, entretenimento e comunicações.
Metaverso
E, já que mencionamos ele, vale uma atenção especial ao metaverso: o ambiente digital tridimensional e virtual, que reúne espaços, objetos e avatares criados por computador, permitindo interações e experiências imersivas para seus usuários.
É uma expansão do conceito de realidade virtual, mas vai além, integrando múltiplos mundos virtuais interconectados.
Os usuários podem se envolver em experiências imersivas, explorando ambientes digitais de forma realista e interagindo com outros usuários por meio de avatares.
Empresas estão explorando o metaverso para criar lojas virtuais, realizar eventos de lançamento de produtos, oferecer serviços de consultoria e promover networking empresarial.
Quais são os benefícios de estar por dentro das novas tecnologias?
As novas tecnologias possuem diversos benefícios tanto econômicos como sociais. Em pleno desenvolvimento, o mercado de novas tecnologias movimenta 350 bilhões de dólares.
O dado faz parte do Relatório de Tecnologia e Inovação 2021, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), agência da ONU.
A revista Forbes listou cinco benefícios de estar por dentro e adotar as novas tecnologias em negócios e empresas, tanto locais como globais.
Veja abaixo quais são eles.
Comunicação mais rápida e confiável
As novas ferramentas tecnológicas desempenham um papel fundamental na promoção de uma comunicação mais rápida e confiável em diversos contextos.
Com o avanço das tecnologias de videoconferência e chamadas VoIP (Voz sobre IP), é possível realizar reuniões virtuais em tempo real, com qualidade de áudio e vídeo, mesmo com participantes em locais diferentes.
Essas ferramentas são ideais para colaboração remota, entrevistas de emprego, consultas médicas online, educação à distância e outras atividades que exigem interação em tempo real.
Melhoria da eficiência e produtividade
As novas tecnologias permitem a automação de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, liberando tempo e recursos para atividades mais estratégicas e criativas.
Por exemplo: softwares de automação de processos (RPA) podem realizar tarefas como preenchimento de formulários, processamento de dados e geração de relatórios de forma automatizada.
Ainda, as tecnologias de análise de dados e inteligência artificial (IA) possibilitam a extração de insights valiosos a partir de grandes volumes de dados, auxiliando na tomada de decisões embasadas em dados.
Redução de custos e aumento da lucratividade
Ferramentas e sistemas de gestão empresarial, como ERPs (Enterprise Resource Planning) e CRMs (Customer Relationship Management), melhoram a eficiência operacional ao integrar processos, simplificar fluxos de trabalho, eliminar redundâncias e otimizar o uso de recursos.
Também, os sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) e tecnologias de rastreamento e monitoramento de transporte ajudam a otimizar os custos logísticos, reduzindo o tempo de entrega, melhorando a eficiência na distribuição e minimizando custos de armazenamento.
A utilização de estratégias de marketing digital, como publicidade online, redes sociais e SEO (Search Engine Optimization), oferece oportunidades de promoção mais econômicas e eficazes em comparação com métodos tradicionais, contribuindo para o aumento da lucratividade.
Maior transparência e operações interconectadas
As tecnologias modernas permitem o acesso instantâneo a informações em tempo real, tanto para colaboradores internos quanto para partes interessadas externas.
Isso promove a transparência ao fornecer dados atualizados sobre operações, processos, desempenho e métricas-chave de forma transparente e acessível.
A tecnologia blockchain é um exemplo: ela possibilita a criação de registros imutáveis e transparentes, onde transações e informações são registradas de forma segura e verificável.
Aumento da segurança de dados e informações
Já que citamos a segurança dos dados no meio digital, vale mencionar que as novas ferramentas têm um foco nesse quesito: elas oferecem métodos avançados de criptografia para proteger dados em trânsito e em repouso.
Isso inclui algoritmos de criptografia robustos que tornam os dados ilegíveis para indivíduos não autorizados.
A biometria, como impressão digital, reconhecimento facial e de íris, é outra tecnologia utilizada para autenticação segura, pois é difícil de ser falsificada e oferece uma camada adicional de segurança.
Democratização do conhecimento
As novas tecnologias desempenham um papel fundamental na democratização do conhecimento, tornando-o mais acessível, compartilhável e disponível para um público mais amplo.
Plataformas de educação online, como cursos e tutoriais em vídeo, webinars, MOOCs (Cursos Online Abertos e Massivos) e podcasts educacionais, oferecem oportunidades de aprendizado flexíveis e acessíveis para pessoas de todas as idades e origens.
Ainda, bibliotecas digitais e repositórios online, como Google Scholar, PubMed, Academia.edu e arXiv, oferecem acesso a uma ampla gama de publicações acadêmicas, artigos científicos, pesquisas e documentos de referência.
Quais são os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho brasileiro?
As novas tecnologias têm o potencial de trazer grandes mudanças para o mercado de trabalho brasileiro.
Enquanto algumas profissões podem ser automatizadas e tornadas obsoletas, outras novas oportunidades de emprego podem surgir.
Confira 3 mudanças importantes com as novas tecnologias:
- Novas habilidades: a implementação de novas tecnologias também pode criar novas oportunidades de emprego, mas que exigem habilidades diferentes das necessárias no passado. Assim, as pessoas terão que aprender novas habilidades e competências para serem competitivas no mercado de trabalho.
- Trabalho remoto: as tecnologias também permitem que as pessoas trabalhem remotamente, o que pode mudar a dinâmica do mercado de trabalho e como as empresas contratam funcionários.
- Setores em crescimento: algumas áreas, como a tecnologia da informação, podem experimentar um crescimento significativo à medida que as empresas procuram contratar pessoas com habilidades em tecnologia.
Onde aplicar as novas tecnologias?
As novas tecnologias apresentam enorme potencial não só para complexas áreas do conhecimento, como a biotecnologia, mas também para a vida cotidiana.
Outra forma de se aplicar as novas tecnologias em uma organização ou empresa é por meio de pesquisa e inovação, proteção e segurança de dados, infraestrutura e plataformas digitais.
Como as novas tecnologias são aplicadas no iFood?
O iFood constantemente atualiza seus processos de modo a incorporar melhorias neles com o uso da tecnologia: são 17 times de aprendizado de máquina aqui na empresa, e 120 modelos de AI que operam diariamente!
Por meio dessas aplicações digitais, o iFood melhora desde as operações da empresa até a experiência que chega pra você aí no app; quer um exemplo?
Ao entrar no app do iFood para fazer um pedido, a inteligência artificial está ali presente, sugerindo restaurantes ou automatizando decisões, como escolher o entregador.
Ainda, na logística da empresa, modelos estatísticos e de pesquisa operacional são usados, por exemplo, para prever quantos pedidos devem chegar durante um turno, em uma cidade, e quantos entregadores parceiros precisam estar disponíveis no período.
Os restaurantes cadastrados no iFood também se beneficiam da tecnologia implementada pela empresa: os parceiros recebem, gratuitamente, informações como a quantidade ideal de itens, a melhor ordem de apresentação e o preço em relação à média da região.
Esses são só alguns exemplos sobre como a tecnologia, principalmente a inteligência artificial, recebe a nossa atenção e é convertida em melhorias para o nosso negócio: a gente acredita no poder da inovação e o CEO do iFood Diego Barreto, comenta no episódio 1 da série sobre uso da Inteligência Artificial no iFood:
“De lá pra cá, nós não só estruturamos a base de dados do iFood, o que significa não só coletar os nossos dados, organizar e dar um padrão de linguagem único para todos esses dados (…) Como a gente também formou e capacitou muitas pessoas, criando provavelmente o principal lugar de talentos de IA no Brasil” – comenta Diego Barreto.
Acompanhe o episódio na íntegra aqui:
Novas tecnologias aplicadas à educação
Como citamos, as novas tecnologias vão mudar totalmente a forma como as pessoas aprendem e ensinam; assim, a aprendizagem online, por exemplo, permite que alunos tenham aulas em qualquer lugar e qualquer horário do dia.
Além disso, será possível personalizar o modo como o aluno vai aprender. Isso porque as tecnologias de aprendizagem adaptativa usam algoritmos para personalizar a experiência de ensino com base nas necessidades e habilidades individuais de cada estudante.
Por fim, outro ponto importante é a gamificação, que vai usar elementos de jogos, como pontuação e recompensas, para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem.
Como funciona no iFood as novas tecnologias aplicadas à educação?
Um dos grandes objetivos do iFood é alimentar o futuro do mundo através da educação. E, para isso, nossos projetos na área também estão envolvidos com as novas tecnologias.
Uma das iniciativas mais importantes da empresa, o Meu Diploma do Ensino Médio, usa a Inteligência Artificial para oferecer cursos 100% gratuitos que preparam entregadores de todo o Brasil para receber o diplona do Ensino Médio — só no ano passado foram mais de 5.000 formandos!
Além disso, o iFood conta com parcerias, como com a Microsoft, para cursos, totalmente gratuitos, abertos a todos os interessados e utilizam uma metodologia educacional baseada no microlearning, de maneira rápida e direta, no WhatsApp.
Como se manter conectado às novas tecnologias?
Para se manter conectado às novas tecnologias, negócios e pessoas devem se adaptar às transformações digitais, sejam elas na educação, trabalho, vida social, cultura ou economia.
Uso de gadgets, tutoriais, vídeos, documentários, pesquisas: tudo é fonte de conhecimento.
O site de tecnologia GeeksforGeeks traz 7 dicas para se manter atualizado nas novas tecnologias, seja você estudante, profissional da área, empreendedor ou iniciante no tema.
Por fim, descubra abaixo quais são elas.
- Reserve um tempo para pesquisa e exploração dos temas que mais interessam sobre novas tecnologias;
- Identifique todos os pré-requisitos – habilidades e conhecimento – para entender uma nova tecnologia específica;
- Encontre fontes confiáveis para seu processo de aprendizagem, como cursos online, livros recomendados, vídeos do YouTube e seminários e conferências;
- Não hesite em pedir ajuda a especialistas no assunto, seja em um grupo de discussão, trabalho, negócio, instituição de ensino, amigos e familiares;
- Pratique o que você aprendeu colocando conhecimento e a teoria em prática;
- Teste seu conhecimento sobre a nova tecnologia, seja através de testes para obter certificações ou desafios em geral em que possa mostrar o que sabe;
- Compartilhe seu conhecimento com outras pessoas e ensine o que você sabe sempre que possível.
Leia também: Como aliar as novas tecnologias à inovação na sua empresa? Confira algumas dicas
Quais são as novas tendências tecnológicas?
Se você pensa que já estamos vivendo um momento super rico em inovação e tecnologia, acredite: ainda tem muita coisa prevista para acontecer, e que vale ficar ligado!
A computação em nuvem continua a evoluir com serviços mais especializados, como edge computing, multi-cloud, serverless e IA integrada, oferecendo escalabilidade, flexibilidade e eficiência para empresas e desenvolvedores.
Ainda, com o aumento das ameaças cibernéticas, tecnologias como inteligência artificial, análise comportamental, criptografia avançada e autenticação multifatorial estão sendo adotadas para fortalecer a segurança de dados e sistemas — é a cibersegurança avançada.
Vale destacar que a sustentabilidade também não fica de fora: há um crescente foco em tecnologias sustentáveis, como energia renovável, IoT para monitoramento ambiental, blockchain para rastreabilidade de produtos e inovações para redução do impacto ambiental.
Comida é a nossa paixão e a tecnologia, nosso talento
As novas tecnologias têm o potencial de transformar profundamente a sociedade, trazendo benefícios significativos, mas também desafios que precisam ser abordados.
É essencial acompanhar de perto as tendências tecnológicas, promover a inovação responsável e garantir que as tecnologias estejam alinhadas com valores éticos, inclusivos e sustentáveis para construir um futuro digital promissor.
O iFood nunca para de inovar e abraça a pauta das tecnologias inovadoras não somente para benefícios da empresa e do consumidor: a gente também abre a discussão sobre soluções tech para compartilhar conhecimento!
Fique sempre ligado nas nossas redes para saber muito mais sobre inovação: comece aqui, pelo iFood News.