Minha startup acaba de validar o MVP. E agora, como decolar?

A equipe do iFood Labs conta o que os empreendedores podem fazer para acelerar rumo à próxima fase de crescimento

Transformar uma ideia empreendedora em realidade significa arregaçar as mangas e verificar sua viabilidade no mercado —ou, em outras palavras, validar o MVP. O processo chamado de MVP (Minimum Viable Product), aliás, também é conhecido no universo das startups como Mìnimo Produto Viável. 

Na prática, essa fase consiste em colocar uma versão simplificada do seu produto ou serviço no mercado para avaliar a aceitação e o feedback do público. Mas, e quando os empreendedores conseguem passar por essa fase? Qual caminho devem seguir?

Para ajudá-los, o iFood Labs apresenta, neste artigo, algumas estratégias que podem ser adotadas para impulsionar sua startup após o processo de validação do produto. 

Por que é importante validar o MVP? 

Como um bebê que dá os primeiros passos, a validação do MVP é a primeira etapa da vida de uma startup. É o período em que as ideias e os projetos ainda estão em maturação, e ela enfrenta vários desafios como concorrência, gestão financeira, aquisição de clientes, entre outros. 

Além da validação do produto, é nessa fase que a empresa precisa investir em estratégias que a preparem para a escalabilidade da startup, como participar de rodadas de investimento para conquistar mais verba, entrar em programas de aceleração e também em incubadoras. 

Essa etapa também é importante para os empreendedores organizarem sua gestão financeira e aplicar os recursos investidos de forma adequada, otimizar seu tempo para direcionar energia e atenção em ações que possam trazer mais resultados para a startup. 

Estratégias para impulsionar sua startup após a validação do MVP 

O MVP é fundamental para as startups porque ajuda a entender se a ideia será bem aceita pelo público, por meio de uma versão inicial do seu produto ou serviço. 

No entanto, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, vale ressaltar que a aceitação da primeira versão do seu produto não significa que ele esteja pronto para ser comercializado e trazer lucros. 

A validação é apenas uma fase de experimentação, porém o produto precisa passar por testes e melhorias até se adequar ao mercado e aos consumidores. 

Abaixo listamos algumas estratégias importantes que devem ser seguidas após validar o MVP da sua startup: 

  • Estruture as áreas

Acaba de validar seu MVP? Chegou a hora de entrar na fase de operação, momento de vender em escala seu produto e serviço, o que demanda investir em uma boa estratégia de marketing e vendas, que posicione sua marca no mercado. 

  • Pense na experiência do cliente

Mesmo com uma equipe enxuta, a startup não pode deixar de lado a experiência do cliente. Ela precisa encantar e atender bem aqueles que estão chegando, para que eles sejam fidelizados, comprem novamente e recomendem para amigos e familiares. 

  • Busque novos investidores

Com o MVP validado, a startup ganha credibilidade para buscar investimentos maiores, o que requer que o/a founder saiba posicionar seu negócio em meio aos fatores de risco e múltiplos cenários, critérios que geralmente são avaliados pelo investidor em rodadas. 

O papel do ecossistema do iFood Labs no crescimento da sua startup

Reconhecido como uma das empresas que melhor se relacionam com o ecossistema de startups, segundo consultoria divulgada em 2022, o iFood não só ajuda financeiramente um novo negócio como faz com que ele se sinta parte de uma comunidade. 

Com o iFood Labs, laboratório de inovação que tem a finalidade de testar, investir e auxiliar no desenvolvimento de soluções que possam alimentar o futuro do mundo, o iFood busca se conectar a startups com MVP validados para integrá-las ao seu ecossistema. 


Você tem algum negócio que já foi validado pelo mercado e agora quer impulsioná-lo? Então venha participar do iFood Labs: envie a sua proposta e o seu pitch e transforme seu sonho em realidade.

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