Por que a educação 4.0 é fundamental para o futuro do trabalho 

Saiba como esse tipo de ensino é aplicado nas escolas e como prepara os jovens para o mercado de trabalho

Surgida na esteira da 4ª Revolução Industrial, a educação 4.0 é uma forma de ensino focada não somente em tecnologia mas principalmente nos estudantes e em seu desenvolvimento. 

Por isso torna-se cada vez mais importante entender não só esse conceito como as dicas de como implementar esse tipo de ensino e como as empresas já estão trabalhando com ele. 

O que é educação 4.0?

Educação 4.0 é o ensino baseado no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos alunos dentro e fora da escola, a fim de serem inseridos na 4ª Revolução Industrial

Para isso, as escolas devem lançar mão de soluções de ensino inovadoras, inclusivas e colaborativas, como as metodologias ativas, que são baseadas em projetos e experimentos.

A educação 4.0 também se caracteriza pelo uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), big data e internet das coisas (IoT).

Quando começou a educação 4.0?

Essa história começa no contexto da quarta revolução industrial, movimento de transformação nos modelos de produção, promovida por novas tecnologias, na primeira década do século 21. 

Essa revolução foi impulsionada pela difusão da internet móvel, inteligência artificial e machine learning  (aprendizado das máquinas), realidade aumentada, blockchain e robótica. 

Nesse sentido, a educação 4.0 favorece o acesso a diversos meios que veiculam informações diversas, facilitando o acesso a um conhecimento multicultural, sem barreiras de tempo e/ou espaço.  

Qual a importância da educação 4.0 para o sistema educacional?

A educação 4.0 é elemento essencial para o sistema educacional, pois prepara alunos para novos contextos do mercado de trabalho dentro da quarta revolução industrial. 

Segundo o relatório Future of Jobs, de 2020, do Banco Econômico Mundial,  dados, inteligência artificial, computação em nuvem e criação de conteúdo serão as principais profissões emergentes nos próximos anos

Neste contexto, a educação 4.0 tem um papel fundamental na exigência constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. 

8 características da educação 4.0

O aprendizado e a experiência com conteúdos no contexto da educação 4.0 têm características que vão além do uso de dispositivos e novas tecnologias. 

No relatório Escolas do Futuro, de 2020, do Fórum Econômico Mundial, são apontadas 8 características de uma educação de 4.0 de alta qualidade. 

Veja abaixo quais são essas características da educação 4.0.

  • Desenvolvimento da cidadania global;
  • Estímulo para a inovação e criatividade;
  • Desenvolvimento de habilidades tecnológicas;
  • Foco no aprimoramento de habilidades interpessoais;
  • Aprendizagem personalizada e individualizada;
  • Aprendizagem acessível e inclusiva;
  • Aprendizagem colaborativa e baseada em problemas; 
  • Aprendizagem ao longo da vida e baseada no aluno. 

Conheça os pilares da educação 4.0

Os pilares da educação 4.0 são modelo sistêmico, mudança do senso comum, engenharia e gestão do conhecimento e cibercultura, segundo estudiosos da área. 

Modelo sistêmico diz respeito à avaliação do contexto atual e o estabelecimento de estratégias para a construção de um plano de inovação educacional efetiva. 

Mudança do senso comum trata da utilização de referenciais teóricos que abordam a educação de um ponto de vista científico e tecnológico. 

Engenharia e gestão do conhecimento atuam na análise das competências e habilidades demonstradas pelos alunos. 

Cibercultura tem a ver com a preparação do ambiente de aprendizagem para a oferta de um novo modelo de educação. 

Benefícios da educação 4.0 para as empresas

São inúmeros os benefícios da educação 4.0 para as empresas, pois ela desenvolve habilidades importantes para a construção de profissionais proativos para a indústria 4.0.

Essas habilidades são alcançadas por meio da implementação de metodologias novas da educação 4.0, com interdisciplinaridade, interatividade digital e cultura maker.

Além destes benefícios, a educação apresenta a possibilidade da aprendizagem autônoma, currículo contextualizado e flexível, ensino híbrido, ambiente colaborativo e pensamento computacional 

A educação 4.0 também abrange conteúdos que promovem habilidades para inovar, incluindo solução de problemas complexos, pensamento analítico, competências sociais, técnicas e de gestão de recursos. 

Conheça algumas empresas que já trabalham com educação 4.0

As chamadas edtechs são empresas que trabalham com educação 4.0. Elas criam soluções tecnológicas para a área de educação, como cursos online, plataformas digitais, jogos, etc.

Edtech é a abreviação da expressão em inglês educational technology, que significa tecnologia educacional. 

Um exemplo de edtech é a Resilia, a Escola de Facilitação, que desenvolve habilidades em tecnologia e soft skills. Em parceria com o iFood, lançou curso de facilitadores em tecnologia. 

Outra edtech que trabalha com a educação 4.0 é a Descomplica, que oferece um ambiente virtual de aprendizagem e tem ajudado entregadores do iFood a concluir o Ensino Médio. 

4 dicas de como promover a educação 4.0

Para promover a educação 4.0, as instituições de ensino devem adotar projetos inovadores, flexíveis e atualizados a fim de preparar o aluno para ser um profissional para o futuro, 

Metodologias de ensino que refletem o futuro do trabalho e aproveitem o máximo as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias de ensino são requisitos para a promoção da educação 4.0. 

Veja abaixo dicas de como promover a educação 4.0, de acordo com o relatório Escola do Futuro, do Fórum Econômico Mundial. 

  • Aprendizagem personalizada e individualizada: as escolas podem ter salas de aulas com grupos menores de alunos, oferecer diferentes formas dos alunos mostrarem seus conhecimentos, seja por meio de música, vídeo e apresentações e criar espaços físicos e virtuais flexíveis de aprendizagem, por exemplo;
  • Educação inclusiva e acessível: sistemas de ensino devem se tornar mais acessíveis e inclusivos, especialmente em países em desenvolvimento; 
  • Aprendizagem baseada em problemas e colaborativa: alunos devem ser estimulados a resolver problemas para questões diversas e trabalhar juntos para encontrar soluções físicas, digitais ou híbridas;
  • Aprendizagem ao longo da vida e orientada para os alunos: as mudanças no mundo do trabalho exigem aprendizado contínuo; para que isso ocorra, o valor e gosto pelo aprendizado devem ser estimulados nas crianças desde muito cedo. Por isso, especialistas defendem que abordagens de ensino focadas no aluno são uma forma de estimular e promover o amor pela aprendizagem ao longo da vida.  
Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas