O mercado tem valorizado cada vez mais a governança corporativa e compliance, essenciais para que as empresas entreguem uma conduta ética e legal, na busca da lucratividade sustentável, com desenvolvimento econômico e socioambiental.
Mas você sabe qual é a diferença entre os termos? Nesse guia, você vai descobrir como eles se relacionam e qual é a sua importância, além de entender como funcionam a governança corporativa e o compliance dentro do ecossistema de negócios do iFood.
Compliance e governança corporativa: entenda as diferenças
Compliance e governança corporativa são duas áreas fundamentais nas empresas e têm diferentes atribuições. No entanto, seu objetivo é o mesmo: assegurar a sustentabilidade de um negócio.
Ambas as áreas trabalham juntas para promover a saúde financeira, o desenvolvimento, os valores, a ética e a integridade da empresa, de formas diferentes, porém complementares.
O papel da governança corporativa é o de garantir um ambiente ético, transparente, responsável e livre de conflitos de interesse.
Já o compliance atua para o cumprimento e vigilância das normas e leis às quais o negócio está submetido, colaborando para o fortalecimento de uma marca, organização e/ou negócio.
Compliance tem a ver com questões estratégicas, reputação, coerência e uniformidade em atos e decisões e adaptação de novos colaboradores às políticas da empresa.
O que é governança corporativa?
Governança corporativa é o sistema que norteia a direção, monitoramento e investimentos de empresas ou organizações, atendendo aos interesses de diferentes partes.
São partes envolvidas de uma corporação diretoria executiva, conselho administrativo, gerência, acionistas, investidores, stakeholders, governos e outras organizações.
Também está relacionada à governança corporativa a estrutura de poder presente nas organizações, como definições de papéis, estratégias de negócio e decisões de alto impacto.
O que é compliance?
Compliance trata dos mecanismos e controles que garantem a adequação de um negócio a normas jurídicas e a regras de conduta e ética internas e externas.
O termo compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução, uma lei interna, um comando ou um pedido”.
O objetivo do compliance é o de evitar e mitigar riscos e crises ligados às questões legais e marcos regulatórios, como casos de corrupção, fraudes, atos ilícitos e desvios de conduta.
O setor de compliance também é responsável pelo desenvolvimento de um código de ética e conduta que norteia o comportamento de todos que têm relação com a empresa.
Qual a importância do compliance e da governança corporativa para as organizações?
Compliance e da governança corporativa são de extrema importância para as organizações pois transformam princípios, em práticas objetivas que alinham os interesses de todos.
A finalidade dessas práticas é manter e potencializar o valor econômico a longo prazo, facilitar o acesso a recursos e contribuir para a qualidade e longevidade da gestão. ]
Os princípios que regem a governança corporativa e compliance são a transparência, equidade, prestação de conta (accountability) e responsabilidade corporativa.
Entre os benefícios da governança corporativa e compliance estão integridade corporativa e civil, vantagem competitiva, maior produtividade e redução de custos operacionais.
Há alguma relação entre governança corporativa e compliance?
A relação entre governança corporativa e compliance é de complementaridade. Compliance, ou responsabilidade corporativa, é um dos pilares da governança corporativa.
Existem 8 dimensões da governança corporativa, os 8 Ps: propriedade, princípios, propósitos, poder, processos, práticas, perenidade e pessoas.
Compliance está envolvida em pelo menos três dessas oito dimensões: processos, perenidade e pessoas.
Nesse sentido, compliance pode ser definida como um dos pilares das boas práticas de governança corporativa, em especial no que diz respeito à Lei Anticorrupção.
A lei 12846, de 2013, dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
Como esses conceitos funcionam no iFood?
No iFood, a governança corporativa e compliance funcionam de forma conjunta para que o principal propósito público da empresa possa ser realizado: alimentar o futuro do mundo.
Governança corporativa está presente nas estratégias de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança), uma das áreas prioritárias de atuação da empresa.
A cultura da governança corporativa e compliance está presente em diversos programas e iniciativas do iFood, como iFood Inclui, que promove diversidade e inclusão.
Governança corporativa no iFood
Governança corporativa no iFood funciona por meio da transparência na divulgação de resultados, na equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Um exemplo de transparência é a publicação do primeiro relatório ESG, o Relato de Impacto 2021 – com dados, balanços e resultados de ações das áreas de educação, meio ambiente e inclusão da empresa;
Em relação à equidade, o iFood tem o programa iFood Inclui, que tem como objetivo promover a equidade, diversidade e inclusão nas vagas de trabalho oferecidas pela empresa.
Já na esfera da responsabilidade corporativa, o iFood inova constantemente, criando soluções que beneficiam clientes, entregadores e estabelecimentos.
Entre elas estão a proteção de dados e a segurança da informação pessoais no aplicativo do iFood, que são prioridades para a empresa.
Compliance no iFood
Compliance é uma parte fundamental do ecossistema de negócios do iFood. Ética, responsabilidade social, respeito e diversidade são temas que têm ganhado cada vez mais atenção na empresa.
Exemplo disso são os Código de Ética e Conduta para FoodLovers e o Código de Ética e Conduta de Terceiros, lançados em 2022.
Outro marco importante para a compliance no iFood foi o lançamento da cartilha “Cultivando o Respeito e a Igualdade: Guia de Ações contra o Assédio”.
O documento é uma ferramenta poderosa de afirmação do compromisso do iFood com o respeito e a diversidade.
A cartilha visa ajudar FoodLovers, especialmente mulheres, a identificar situações de assédio e/ou preconceito que sofreram ao interagir, em seus cotidianos, com atores externos.