Como uma empresa brasileira preocupada com as questões ambientais do país, o iFood agora faz parte de uma coalizão com outras empresas e indústrias para conscientizar mais pessoas a descartar seus resíduos da maneira correta.
Esse é o objetivo do movimento Juntos pela Reciclagem, no qual o iFood se une a outras grandes empresas – como Cargill, Nestlé, PepsiCo e Unilever – para mudar o jeito de os brasileiros consumirem e descartarem resíduos e incentivar a economia circular.
Hoje, o percentual de resíduos que são reciclados no Brasil é baixo: 4%, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
Além disso, 80% dos brasileiros demonstram pouco ou nenhum interesse no tema da sustentabilidade, de acordo com pesquisa da Kantar.
E, embora 44% das pessoas tentem comprar embalagens ecologicamente corretas no país, somente 9% evitam regularmente embalagens plásticas.
Diante desse cenário, o movimento Juntos pela Reciclagem se propõe a aumentar o conhecimento e a informação da população acerca do assunto.
A ideia é mostrar que, se cada um fizer a sua parte, o impacto coletivo será grande. Nesse sentido, o primeiro passo é modificar a mentalidade das pessoas em relação ao lixo.
O movimento, então, prevê ações educativas em diversas plataformas, evidenciando que embalagens, por exemplo, podem se transformar em recursos, matérias-primas e soluções se forem descartadas corretamente.
Palavra reciclada
A primeira ação envolve diretamente a ressignificação da palavra “lixo”, em uma campanha criada e produzida pela agência Publicis visando estimular a transformação dos resíduos gerados no consumo.
Ela abrange a atualização do significado do termo no próprio dicionário. Assim, o Dicionário Houaiss da Língua Brasileira passa a incorporar, entre as definições de “lixo”, “qualquer material que ainda não pode ser reciclado, reutilizado ou compostado”.
A atualização do verbete está disponível na versão digital do dicionário, bem como nos serviços da Amazon e da Alexa.
As marcas envolvidas projetam reservar parte do tempo de suas campanhas de mídia para falar sobre as formas corretas de descarte das embalagens.
A coalizão também planeja a realização de pesquisas para aprofundar a compreensão sobre o comportamento do brasileiro em relação à reciclagem.
Cultura da reciclagem
O fomento à economia circular, por sinal, já faz parte da cultura do iFood. /A empresa possui projetos que já viabilizaram a reciclagem de mais de 7.000 toneladas de resíduos graças a ações de conscientização, empoderamento de comunidades e capacitação de cooperativas e catadores.
As próprias mochilas térmicas usadas por entregadores parceiros da plataforma são recicladas, através do projeto Já Fui Bag. Trata-se de uma ação de logística reversa que dá uma destinação correta ao material que compõe as bags.
“Investimos constantemente em inovação, pesquisa e desenvolvimento para nos tornarmos referência em operação de delivery sem impacto ambiental”, afirma André Borges, head de Sustentabilidade do iFood. “Iniciativas como o Juntos Pela Reciclagem comprovam a importância da colaboração e união de forças para a construção de um futuro mais sustentável, buscando fomentar atitudes mais conscientes para a preservação do planeta.”