Qual é o tamanho da economia compartilhada de bicicletas?

Descubra quantos sistemas de compartilhamento de bike, como o iFood Pedal, estão ativos por aí

O iFood Pedal foi criado em 2020 dentro do modelo da economia compartilhada, que é um sistema no qual as pessoas trocam ou alugam objetos quando preferem dividir as coisas em vez de possuí-las —especialmente se forem usar esses itens de vez em quando.

O programa está em sintonia com essa premissa, e permite a entregadores e entregadoras compartilhar bicicletas elétricas ou convencionais. Em vez de comprar uma bicicleta, eles podem alugar o veículo para usar no delivery, a valores acessíveis.

Além de compartilhar as bikes, os entregadores do iFood Pedal têm acesso aos Pontos de Apoio, que têm áreas de descanso, micro-ondas para esquentar comida, água, banheiros, café, wifi e pontos de energia para recarregar o celular.

A ideia de compartilhar bicicletas nas cidades nasceu na década de 1960, em Amsterdã (Holanda). O primeiro programa desse tipo que fez sucesso foi idealizado por Luud Schimmelpennink, em associação com o grupo Provo, em 1965, quando eles pintaram bicicletas de branco e disponibilizaram na cidade para que todos pudessem usar.

Desde então, os sistemas e as tecnologias estão evoluindo para modelos mais sofisticados. Nesse mesmo ritmo, o compartilhamento de bicicletas no iFood Pedal segue um movimento que está em alta no mundo todo: o de compartilhamento de bikes. Um estudo feito em 2019 mostra como esses sistemas cresceram rapidamente no final dos últimos anos.

Quantas bikes são compartilhadas no mundo?

Segundo o levantamento, a maioria absoluta (95%) dos sistemas de compartilhamento de bikes no mundo foi lançada a partir de 2007. A ideia se popularizou a partir daquele ano por causa do lançamento do Vélib, em Paris (até hoje um dos maiores do mundo, com 20 mil bicicletas à disposição do público).

“As recentes transformações e inovações tecnológicas estão remodelando drasticamente nossas cidades e aumentando suas opções para introduzir e gerenciar serviços de compartilhamento de bicicletas como um novo modo de transporte”, diz o estudo.

Em 2022, estima-se que 8,9 milhões de bicicletas sejam compartilhadas em diversos tipos de sistemas pelo mundo, de acordo com o Bike Sharing World Map. A China é o país com o maior número de sistemas de compartilhamento de bikes do mundo (623), seguida por Estados Unidos (174), Alemanha (107), Itália (104) e França (70), aponta um estudo feito com base nesses dados em 2021. O Brasil fica em décimo terceiro lugar no ranking, com 13 sistemas.

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