São Paulo – O iFood anunciou a aquisição da Advolve, empresa brasileira especializada em inteligência artificial aplicada ao marketing de performance, com o objetivo de acelerar e otimizar as soluções oferecidas pela frente de Ads. Com a capacidade da startup em gerar, analisar, refazer e redistribuir milhares de peças de marketing, inclusive em canais externos, o iFood se tornará uma conexão ainda mais eficiente e completa na relação entre empresas e usuários. A companhia projeta que a vertical de Ads, que também engloba soluções de marketing para restaurantes, cresça cinco vezes até 2030.
A Advolve possui uma arquitetura de IA que executa testes simultâneos, cria e ajusta automaticamente elementos criativos, como textos, imagens e vídeos, e aloca o investimento de acordo com o que está desempenhando melhor. As duas empresas juntas poderão segmentar o público do aplicativo de acordo com os objetivos de cada marca e medir resultados a cada envio de peça, de forma dinâmica e em uma escala impossível sem o uso de inteligência artificial. Além do potencial de awareness, já que o iFood atende 60 milhões de usuários por mês em 1500 cidades do país, também será possível ampliar a presença das campanhas em ambientes digitais e otimizar todo o processo com IA. Isso vai aprimorar a precisão do modelo de closed loop, que mede todo o ciclo da campanha até a venda final, garantindo clareza sobre o impacto das ações.
Desde o lançamento da frente de Ads, em 2021, o iFood oferece às empresas acesso qualificado a usuários em momentos de alta intenção de compra, com segmentação precisa. Mais de 230 empresas já anunciaram no iFood nas verticais de restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops. Os resultados mostram que os maiores anunciantes do iFood Ads tiveram um incremento de mais de 40% de receita. E a vertical, com foco em clientes da indústria, cresceu em 70% este ano.
“A Advolve chega para potencializar a frente de Ads com inteligência artificial em toda a jornada de uma campanha. A startup tem tecnologia na essência, assim como o iFood, e as duas compartilham a mesma visão de serem empresas guiadas por IA”, explica Sam James, vice-presidente de Ads do iFood. “Fortalecer a frente de Ads para a indústria está alinhado à forma como vemos o crescimento do iFood em diferentes frentes, sempre conectadas ao nosso ecossistema. Com essa aquisição, o aplicativo se torna ainda mais relevante para as marcas e também traz ganhos para o usuário, que passará a receber ofertas mais personalizadas e condizentes com o seu momento de compra.”
Os fundadores João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga e todos os funcionários da Advolve continuam na empresa, que se manterá como é hoje, atendendo clientes externos, com foco na indústria de bens de consumo e no ecossistema iFood. A equipe contribuirá com a expertise no setor e continuará aprimorando a tecnologia e avançando em testes, inclusive fora do app, para oferecer às indústrias uma solução 360 para Ads.
Em fevereiro deste ano, a Prosus Ventures — braço global de investimentos em tecnologia da Prosus, uma das maiores empresas do setor e controladora do iFood — realizou um investimento na Advolve, motivada pelo potencial da startup e pelas sinergias com o ecossistema. O iFood começou a testar projetos em menor escala em conjunto com a Advolve na frente de Ads e, com os resultados positivos dessa parceria, que entregaram um retorno em vendas incremental para as marcas de mais de 4 vezes o valor investido, a relação evoluiu para a aquisição pelo iFood.
“A Advolve e o iFood, juntos, se tornam um veículo de mídia cada vez mais forte, apoiando marcas e agências a chegarem ao usuário”, explica João Sobreira, um dos fundadores da Advolve. “Com o iFood, somamos ainda mais tecnologia e inteligência artificial a uma grande audiência de usuários que pedem de forma recorrente não só comida, mas também farmácia, mercado e conveniência em geral. São duas empresas movidas por uma cultura de inovação muito forte, e por isso essa relação evoluiu naturalmente para caminharmos juntos agora”, explica Sobreira
O Mercado de Retail Media em Ascensão
O segmento de Retail Media está se consolidando como o novo motor da publicidade digital no mundo. A previsão é que os gastos globais com essa frente superem US$ 300 bilhões até 2030, segundo a empresa de pesquisa Forrester. Na América Latina, esse formato de publicidade é o canal digital de crescimento mais rápido, com o investimento total na região projetado para mais do que dobrar nos próximos cinco anos, atingindo US$ 5 bilhões até 2030. Esse crescimento é impulsionado pela alta precisão, o uso de dados primários proprietários e a capacidade de conectar marcas com usuários no momento exato da intenção de compra, tornando-se uma prioridade para os anunciantes na região.


