Como o iFood vai melhorar a experiência dos restaurantes em 2022

Em 2022, melhorar a experiência dos restaurantes com a plataforma será prioridade no iFood. O diretor da área, Arnaldo Bertolaccini, explica como chegar lá.

A pandemia de Covid-19 mostrou que o hábito de pedir comida em casa veio para ficar. Afinal, muita gente conheceu — e aprovou— a nova experiência de poder aproveitar os pratos dos seus restaurantes preferidos no conforto de casa.

Mesmo nos períodos menos restritivos da pandemia, vimos que a demanda pelo delivery não perdeu fôlego. Ao contrário: em 2021, o iFood chegou à marca de 60 milhões de pedidos por mês.

Esse cenário deixou claro para os restaurantes que é preciso explorar novos caminhos além do atendimento no salão, e muitos de seus gestores estão buscando cursos e especializações para atuar melhor no delivery, algo que antes da pandemia não fazia parte do seu dia a dia.

É notório que não só os restaurantes foram para o delivery, mas também as pessoas que perderam seus empregos e começaram a buscar novas maneiras de ter uma renda. Se os empreendedores experientes sentem necessidade de ter mais conhecimento para operar no delivery, imaginem os que estão começando agora nesse segmento.

Mesmo antes de 2020, o iFood já via um crescimento exponencial de restaurantes na plataforma, formando grupos muito heterogêneos, que têm desde pequenas lanchonetes até grandes redes. Durante a pandemia, os números aumentaram drasticamente e chegamos aos 270 mil estabelecimentos cadastrados no app.

O desafio de oferecer uma melhor experiência a todos esses restaurantes, que já era grande, ficou ainda maior. Nos últimos meses, ouvimos muito o que eles têm a dizer e entendemos que precisamos ser melhores do que hoje (e, claro, também o que precisamos fazer para chegar lá).

Em 2022, melhorar a experiência dos restaurantes com a nossa plataforma é uma prioridade para o iFood, tanto que estamos alocando times de tecnologia e de produto para alcançar um novo patamar de experiência positiva. E não descansaremos até que essa evolução seja percebida pelos restaurantes.

Nossas frentes de ação

Quando falamos em melhorar a experiência dos restaurantes, criamos três frentes de ação. A primeira é oferecer ferramentas e funcionalidades efetivas para que eles possam operar com qualidade no delivery. Algumas já existem em canais como o Portal do Parceiro e o Gestor de Pedidos, mas sabemos que podemos aprimorá-las para oferecer um serviço com qualidade superior.

A segunda frente busca empoderar os restaurantes para que eles possam criar suas campanhas e condições próprias para vender ainda mais dentro da plataforma do iFood e alcançar seus objetivos pessoais.

Queremos que os empreendedores tenham mais liberdade para operar nesse ambiente e acessar os consumidores por meio de campanhas e promoções criadas por eles mesmos, para que não fiquem dependentes somente de iniciativas que partam do iFood.

O terceiro ponto é criar mais conexão e diálogo para levar o nosso relacionamento com os restaurantes a um patamar ainda não visto, transformando o iFood em um parceiro acessível, que escuta o que dizem os empreendedores e oferece o que tem de melhor para cada segmento.

Para isso, já estamos abrindo essas portas por meio de fóruns, de processos de escuta e de feedback, ocasiões em que damos mais voz aos restaurantes e aos seus representantes (como as associações) para que, juntos, possamos criar soluções que efetivamente atendam aos seus anseios e resolvam suas dores.

Como vamos ampliar o diálogo

Falar da experiência de restaurantes na plataforma é um desafio complexo quando levamos em conta que o iFood está falando com 270 mil parceiros de vários portes e com necessidades diferentes.

Por isso, o processo de escuta e de coleta de dados com pesquisas nos ajudou a identificar o que buscamos para sermos melhores para os restaurantes amanhã. A estabilidade das ferramentas, o nível de serviço e o suporte que oferecemos estão entre as prioridades. Sabemos que isso será melhor a cada dia.

Para viabilizar esse diálogo contemplando a diversidade de restaurantes que hoje são nossos parceiros, estamos construindo grupos. Um deles é um tipo de conselho formado por restaurantes engajados no iFood e que querem contribuir para que a plataforma seja melhor para todos.

Também avançaremos no relacionamento com as associações da indústria e estamos estreitando as parcerias com influenciadores, pessoas consideradas referências no mercado de alimentação e delivery.

O objetivo dessa aproximação é ampliar o alcance do conhecimento que iFood tem para oferecer aos empreendedores, especialmente para quem está começando agora. Eles também nos ajudam a receber rapidamente os feedbacks dos parceiros sobre o iFood.

Ao lado dos influenciadores, o iFood quer estar perto dos restaurantes e ser um canal de educação para que os empreendedores possam tomar as melhores decisões para seus negócios e resolver dúvidas do dia a dia em toda a operação, do fluxo de caixa à campanha de marketing, por exemplo.

Nosso sonho grande é que, no futuro, os restaurantes pensem no iFood com orgulho dessa relação, como um parceiro que ajudou quem começou pequeno a ter um grande negócio. Afinal, o iFood não se vê apenas como uma plataforma que transaciona pedidos, e sim como uma empresa brasileira que usa a tecnologia para transformar, de verdade, a vida desses empreendedores.

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