Abrir o próprio negócio é um grande sonho para muitos brasileiros e, mais do que isso, independentemente do ramo de atuação escolhido, fazer parte do grupo de empreendedores de sucesso é um objetivo especial para todo mundo que começa a própria empresa.
Esse é um mercado que traz muita rentabilidade para empreendedores dedicados, estratégicos e que podem contar com investimentos para prosperar — tão forte é a área de empreendimentos que estamos entre as 10 nações mais empreendedoras do mundo!
São 90 milhões de empreendedores que, todos os dias, buscam fazer a diferença na sua região, fomentando a economia local e fortalecendo a comunidade.
Para se destacar nesse mercado e ver o negócio se tornar, de fato, uma referência, existe um caminho a ser percorrido que demanda paciência e resiliência.
Além disso, claro, contar com boas parcerias faz parte dessa receita de empreendedorismo de sucesso: e quem melhor para oferecer suporte na jornada empreendedora do que o iFood?
A empresa, além de ser uma grande vitrine para muitos negócios que estão começando, também oferece suporte para que os micro e pequenos empresários possam dar os primeiros passos com confiança e segurança — afinal de contas, antes de se tornar grande, a gente começa ali, bem pequeno.
Hoje, o iFood celebra histórias de empresários que se tornaram empreendedores de sucesso no ramo da gastronomia tendo como base a paixão, a visão clara de seus objetivos e muita inovação.
Acompanhe o conteúdo abaixo para conhecer esses negócios (e quem sabe até fazer seu pedido no app?).
Boa leitura!
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Conheça 5 exemplos de empreendedores de sucesso na gastronomia para se inspirar
Como citamos, ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos, mas alcançar esse objetivo requer mais do que apenas uma boa ideia.
É preciso dedicação, resiliência e, acima de tudo, aprender com aqueles que já trilharam esse caminho.
Um diferencial forte do brasileiro é a sua determinação nos negócios: essa pesquisa aqui divulgada pelo Poder 360 mostra que 77% dos empreendedores brasileiros são motivados pela vontade de querer fazer a diferença no mundo — é admirável!
Nosso CEO, Diego Barreto, fala sobre empreendedorismo no seu perfil no Instagram e recentemente, defendeu que “negócios de sucesso são feitos a partir da construção sólida de aspectos fundamentais que, em última instância, fazem o seu cliente te amar”.
Inclusive, você ficou sabendo? O iFood tem um novo presidente agora que Fabrício Bloisi é o novo CEO global da Prosus: vem aqui conhecer quem é Diego Barreto e o perfil do novo líder da foodtech.
Para inspirar você que pensa em abrir um negócio, o iFood separou alguns exemplos de histórias de empreendedorismo que viram seus investimentos prosperarem — e o iFood se orgulha de fazer parte da jornada de sucesso deles!
Acompanhe abaixo:
De jogador de futebol a empresário de sucesso: a Boali de Rodrigo Barros
Franquia de alimentação saudável 100% brasileira e a maior desse segmento no Brasil: a Boali surgiu com o propósito de universalizar o acesso à alimentação saudável, transformar hábitos e fazer o bem por meio da comida.
Mas tudo começou com um sonho pequeno e de um perfil diferente: Rodrigo Barros, CEO da rede de franquias, era jogador de futebol e, depois de passar por clubes no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, aposentou-se em 2003 e decidiu que queria testar novas possibilidades.
Depois de experiências profissionais bem variadas, mas nem todas bem sucedidas, Barros fez uma viagem para o Vale do Silício (o maior hub de startups do mundo), e conheceu Victor Giansante e Fernando Bueno, que se tornaram seus sócios com a Salad Creations.
Os direitos de atuação da marca no Brasil foram adquiridos e o time de empreendedores decidiu trazer a empresa com uma proposta mais nacional: esses foram os primeiros passos da Boali, hoje uma marca de alimentação saudável muito bem consolidada no país.
Antes de se tornar sucesso, a empresa de Rodrigo Barros passou por muitos desafios, como a pandemia de Covid-19; essa é uma etapa comum no mundo do empreendedorismo, onde as grandes empresas passam por momentos complicados, mas que costumam ser um divisor de águas na história do negócio.
Inclusive, esse é um aprendizado que o CEO da Boali trouxe do futebol. Ele fala ao iFood:
“Defina em que posição você joga e foque as energias nisso. A galera quer ser boa em tudo e, no final do dia, o desempenho acaba sendo médio, não extraordinário. Você não precisa saber um pouco de tudo, e sim entregar muito bem resultados em uma coisa e trazer pessoas de competências complementares às suas.”
Hoje, a Boali tem mais de 80 unidades pelo Brasil, 40 operações sendo abertas nos EUA e mais negociação com uma expansão para Portugal.
De mecânicos de aeronaves para empresários: a história do The Rooster
Adriano e Marley são os sócios por trás do The Rooster: o restaurante que serve frango no balde empanado, sequinho e crocante — o lanche que conquistou a cidade de Indaiatuba.
Desde o início, quando deixaram de lado a mecânica para começar a empreender, os amigos sabiam que queriam investir no ramo de alimentação, mas nada que já fosse muito óbvio, como hambúrgueres e pizza.
Foi em uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, que a dupla começou um estudo: provar o frango frito de grandes redes locais para avaliar o sabor do produto, bem como a apresentação e o estilo dos restaurantes.
No mesmo ano, ao voltarem para o Brasil, eles adaptaram as descobertas para algo mais brasileiro, com frangos mais sequinhos e temperos locais, e foi um sucesso!
Eles já pensam em trabalhar com modelos de franquia devido ao reconhecimento que o restaurante tem recebido — e destacam que a parceria com o iFood fez toda a diferença, com 75% das vendas do estabelecimento vindas do app.
O talento para fazer sopas rendeu um negócio de sucesso
O Caldos da Bah, empresa da Barbara Toscano, surgiu do sucesso das sopas que a empresária fazia em casa, para familiares e amigos: o sabor era tão especial que virou um empreendimento.
Ela deixou o cargo de assistente administrativa para migrar para a cozinha, que hoje já produz de 50 a 100 refeições por dia, e vê suas vendas crescerem principalmente na época do frio.
Na pandemia, ela viu as vendas aumentarem ainda mais, fase que foi um grande marco na história de empreendedorismo da Barbara: ela teve que se mudar para uma casa com cozinha maior, ampliar o cardápio e investir em equipamentos para dar conta da demanda.
Ainda, a empresária destaca que o iFood foi parceiro do Caldos da Bah principalmente por solicitação dos clientes. “As pessoas já me pediam faz tempo, elas me procuravam na plataforma e eu não estava lá”, ela conta.
Ela afirma também que o iFood garante muita visibilidade para o negócio, além de ser um grande apoio na definição estratégica das vendas.
Tradição de família na parmegiana mais famosa de São Paulo
Nascido em Itu e com o filé a parmegiana mais gostoso da cidade, o Alemão SP começou com um negócio familiar que já era tradição: o Bar do Alemão, que surgiu em 1902 como uma padaria, evoluindo para um restaurante e bar, e hoje é um dos lugares mais famosos da cidade.
O negócio foi passando de geração em geração e, atualmente, é comandado por Joubert Steiner, bisneto de Max Steiner, o fundador do Bar do Alemão e responsável pelos primeiros passos do negócio.
Com as mudanças na forma de consumir e oferecer a melhor experiência aos clientes, o lugar passou por um rebranding e hoje é o Alemão SP, com a mesma excelência no cardápio e conquistando cada vez mais frequentadores fiéis — tradição é tradição, né?
O sócio destaca que o iFood foi um parceiro fundamental na expansão do restaurante para outras cidades de São Paulo, incluindo a capital. “Essa parceria foi fundamental para abertura de duas novas unidades de delivery”, conta Joubert Steiner.
Comida nordestina que é sucesso no Rio de Janeiro
Foi com a proposta de uma cozinha especializada em comida do nordeste que nasceu a Casa da Severina: o maior delivery de pratos nordestinos da capital fluminense, que já saiu até em matéria do jornal O Globo!
Os sócios falam que, no início, o negócio não deslanchou bem: um dos principais gargalos nos pedidos eram as muitas opções que acabavam confundindo o cliente, que abandonava o pedido.
Oferecer pratos específicos já montados foi o pontapé inicial para o restaurante crescer — que, de acordo com os gestores, contou com a parceria do iFood.
“Entramos no iFood em 2018, mas não estávamos tendo resultado. Decidimos seguir à risca as orientações do iFood; providenciamos fotos dos produtos e passamos a participar das campanhas realizadas pelo aplicativo”, explica Felipe Helvio, um dos sócios.
Agora, a Casa da Severina é um dos restaurantes mais famosos da Feira de São Cristóvão, além de contarem com unidades em Pilares, uma em construção no ParkJacarepaguá, e uma unidade de delivery em Botafogo!
Os sócios também destacam as vantagens que o iFood oferece ao negócio: “Em dias de pico, usamos o Entrega Fácil para não atrasar os pedidos”, diz Felipe.
Como o iFood ajuda os restaurantes a crescer?
Para ajudar os empreendedores de todo o Brasil a expandir seus negócios, a empresa criou o iFood Pago, um banco especializado na operação de restaurantes que oferece conta digital, meios de pagamento e acesso facilitado ao crédito.
Além disso, o iFood Pago tem a Maquinona, que além de integrar pagamentos com o delivery do iFood, usa inteligência artificial para ajudar os estabelecimentos a estreitar o relacionamento com seus clientes e criar campanhas de marketing.
Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood, reforça que a empresa investe continuamente em ações para incentivar o desenvolvimento dos restaurantes.
Para isso, a empresa disponibiliza aos parceiros novas tecnologias e educação em iniciativas como:
- Anota AI: automatiza as vendas para quem opera pelo WhatsApp.
- iFood Acredita: programa de incentivo aos empreendedores negros.
- iFood Decola: oferece gratuitamente cursos de gestão, logística e vendas.
- Meu Diploma do Ensino Médio: curso preparatório para o exame Encceja, teste que dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio.
“Os restaurantes fazem parte da nossa estratégia de impacto social”, conta Luana. “Reforçamos nosso compromisso com esses parceiros lançando oficialmente o iFood Pago, nosso banco digital 100% focado em restaurantes.
Saiba mais sobre como o iFood tem contribuído para o sucesso do negócio dos nossos parceiros por todo o Brasil
O iFood apoia empresas de todo o Brasil!
Tornar-se um empreendedor bem-sucedido é um caminho repleto de desafios, mas também de imensas recompensas: e aprender com os exemplos de empreendedores de sucesso da gastronomia é, além de importante, muito inspirador!
Fazer o seu negócio prosperar gira em torno de adotar as melhores práticas e manter a paixão e a resiliência: passos fundamentais nessa jornada, junto a uma série de outras estratégias.
O iFood está aqui para apoiar os pequenos empreendedores que estão começando agora, oferecendo uma vitrine digital para o seu negócio e ajudando a sua empresa a decolar.
A gente te oferece uma gestão simples e fácil, além de presença em mais de 1200 cidades, para o seu restaurante alavancar o alcance: saiba mais na nossa página de parceiros.