Fórum de Restaurantes: iFood promove escuta ativa de parceiros

Saiba como são esses encontros mensais de aproximação com donos de restaurantes para oferecer melhorias no app

Nesta terça-feira (21/6), o iFood promove o quarto encontro do Fórum de Restaurantes em sua sede em Osasco (SP). O evento faz parte de uma série de reuniões presenciais e digitais iniciada em março de 2022 e realizadas mensalmente para ouvir dos parceiros quais ajustes podem ser feitos para melhorar sua experiência com a plataforma.

“O Fórum é uma das iniciativas que apoiam o nosso objetivo de aproximação com os donos de restaurantes. Com a escuta ativa, queremos entender as demandas dos nossos parceiros de negócio e, a partir disso, fazer melhorias”, afirma Beatriz Pentagna, head de marketing para restaurantes do iFood.

Além do Fórum de Restaurantes, o iFood promove outras iniciativas para dialogar com os donos de restaurantes de todo o Brasil, como o Conexão iFood — um programa de relacionamento  com infoprodutores digitais, especializados  em gestão de restaurantes e delivery— e também realiza encontros com associações e sindicatos regionais para entender as dores do setor e propor soluções.

Como é o Fórum de Restaurantes

Nesse formato de encontro, 20 donos de restaurantes de pequeno ou médio porte, com perfis representativos do conjunto de mais de 300 mil parceiros em todo o país, reúnem-se com líderes do iFood em mesas de colaboração —os mesmos empreendedores participam de todos os encontros.

“É uma construção colaborativa. Eles selecionam os temas que querem discutir e elegem quais são prioridades. Nós levamos as sugestões para os times responsáveis no iFood e, no encontro seguinte, devolvemos um cronograma para a implementação das mudanças”, explica Beatriz. 

Neste quarto encontro, os temas escolhidos pelos parceiros para a conversa são campanhas promocionais, fluxo de comunicação com o iFood e gestor de pedidos. Nos eventos anteriores, eles falaram sobre cancelamento de pedidos, atendimento, experiência financeira, logística, cardápio digital e Super Restaurantes —este relatório reúne algumas das evoluções sugeridas pelos restaurantes.

Algumas das melhorias já feitas pelo iFood por recomendação dos parceiros após esses encontros foram a mudança da tela de conciliação financeira, que ficou mais amigável e fluida, e quatro novas ferramentas para melhorar o fluxo de cancelamentos feitos por clientes. “Uma delas é a confirmação de entrega dos pedidos para evitar cancelamentos por motivo de não  recebimento. Outra é a que permite aos restaurantes denunciar clientes que agem de má-fé na plataforma”, exemplifica Beatriz. 

Resultados da escuta ativa

O Fórum de Restaurantes também tem rendido resultados positivos para o iFood. “A inovação faz parte da nossa cultura. Colocar os usuários no centro das decisões nos ajuda a construir soluções relevantes. Assim, acertamos mais rapidamente e construímos uma relação de confiança com nossos parceiros”, afirma Beatriz.

Ela dá um exemplo: nas pesquisas realizadas pela foodtech no grupo de aproximação, cerca de 30% dos restaurantes, em média, diziam confiar no iFood antes de começarem os encontros do Fórum. Após a realização dos encontros dos três grupos de aproximação, esse número saltou para 89% dos empreendedores. “Isso indica que estamos conseguindo demonstrar nossa intenção de ser um parceiro com escuta ativa e que prioriza o que realmente importa para os restaurantes”, aponta.

E os encontros continuam: o Fórum de Restaurantes é um programa de 12 meses, e a cada nova reunião o iFood mostra o que foi feito em relação às demandas debatidas no evento anterior. “Juntos, vamos criar melhorias que ajudam a gerar mais pedidos para os restaurantes. Ao oferecer novas ferramentas, queremos empoderar os restaurantes a crescer em seus negocios”, conclui Beatriz.

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