iFood cresce em Goiás e impulsiona economia local

Estado se destaca com aumento nos pedidos, diversidade gastronômica e geração de empregos graças à plataforma

Goiás, nossa terra da música sertaneja, também tem feito bastante sucesso nas paradas do iFood. Só neste ano, o número de pedidos realizados no estado (entre janeiro e maio) cresceu 14% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto o de clientes aumentou 11%. Já a quantidade de restaurantes da plataforma subiu 64% de dezembro de 2024 a junho de 2025.

Esses resultados são reflexo do papel importante que o iFood tem no estado: movimentou R$ 1,5 bilhão no PIB (Produto Interno Bruto) de Goiás – uma fatia de 0,46% do total – e gerou 24 mil postos de trabalho em 2023.

Em Goiânia, o iFood Pago – o banco dos restaurantes – já concedeu mais de R$ 20 milhões em crédito desde o início das operações, em 2021, e 90% desse valor foi destinado a restaurantes que são classificados como microempresas pela Receita Federal. Isso mostra como a plataforma está democratizando o acesso a recursos financeiros, fortalecendo a relação entre pequenos e médios negócios e o iFood Pago.

Só neste ano, entre janeiro e maio, o total de crédito desembolsado aos restaurantes da capital goiana cresceu 306% em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, o tíquete médio desses contratos cresceu 40% nesse mesmo período de tempo, refletindo o fortalecimento da confiança depositada nas empresas locais e o compromisso do iFood em apoiar projetos de expansão mais ambiciosos ao longo dos anos.

Essa jornada de crescimento reforça como o iFood vem apoiando os restaurantes para transformar realidades. Por meio de iniciativas como o Meu Diploma do Ensino Médio e o Decola, o iFood também tem contribuído com educação e qualificação para entregadores e empreendedores locais.

O que os goianos mais pedem no iFood em 2025?

Na terra do pequi e do empadão goiano, quem ganha a preferência no delivery são: 

  • Hambúrguer
  • Pizza
  • Açaí
  • Cortes bovinos
  • Cortes de aves

Entre os itens mais pedidos no app, os hambúrgueres lideram, seguidos por pizzas e açaí. Outros pratos populares incluem cortes bovinos, sushis, estrogonofes e massas.

Neste ano, o destaque fica por conta das marmitas, que registraram aumento de 32,12% em pedidos e 42,96% em número de clientes. Em seguida vêm as pizzas, com alta de 13,68% nos pedidos, e os lanches, com 11,78%.

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Qual é o perfil dos restaurantes que mais cresceram no iFood?

Nos restaurantes goianos, a adesão ao iFood trouxe mais empregos formais para o setor. 

Estabelecimentos pequenos registraram, em média, 0,839 novo emprego após ingressar na plataforma – e os médios apresentaram aumento de 1,215 posto. 

Durante a pandemia, a média de crescimento foi ainda maior entre pequenos negócios, com um adicional de 1,314 emprego por estabelecimento.

Agora, falando dos pratos, Goiás é referência em comida argentina no iFood. Essa culinária vem se destacando: é a segunda com maior volume de pedidos dessa categoria em todo o Brasil, perdendo apenas de São Paulo. 

Esse número representa um volume 185,4% maior do que a média nacional. E a maioria (75%) dos pedidos é feita no horário de almoço.

Um exemplo é o restaurante JP Steakhouse & Churrascaria, que lidera o ranking de pedidos argentinos na capital. No delivery, os cortes bovinos foram os mais requisitados, seguidos por cortes mistos e empanadas.

Quais setores mais cresceram em pedidos em Goiás?

O iFood vai além do delivery, e tem ampliado sua presença em diversos segmentos em Goiás, com destaque para o setor de atacado, que lidera o crescimento no estado.

Entre janeiro e maio de 2025, os pedidos de delivery por atacado aumentaram 277% em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o número de usuários cresceu 170%. 

Os itens mais vendidos incluem cerveja importada, queijo mussarela e sabão em pó, mostrando uma demanda forte por compras em maior volume.

Outro setor em expansão é o de farmácias, que registrou crescimento de 64% nos pedidos e de 53% na base de clientes. 

Entre os produtos mais populares no delivery de farmácia estão suplementos diversos, escovas dentais e itens de banho e pós-banho, indicando uma busca por comodidade também na reposição de produtos de saúde e higiene pessoal.

O segmento de pet delivery também teve desempenho relevante, com alta de 42% nos pedidos e 25% no número de usuários. 

Já o setor de shopping delivery cresceu 38% em pedidos e 33% em clientes, com foco em categorias como massa muscular e proteínas, energia e resistência, e ferramentas e manutenção.

Já o setor de delivery de mercado manteve crescimento estável em pedidos (+23%) e estabilidade em usuários, com destaque para produtos de limpeza e higiene pessoal. 

Esses dados mostram que o iFood tem se consolidado como um canal versátil para diferentes necessidades do dia a dia dos goianos.

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