Supply chain: o que é, seus benefícios e como aplicar

Parte fundamental de qualquer negócio, o supply chain é o conceito que se refere às interações entre produção, logística, atendimento e marketing de uma empresa.  

Portanto, veja neste guia tudo sobre supply chain, quais são seus benefícios, qual relação com logística, quais os desafios, em que áreas atua e o que faz um analista da área. 

O que é supply chain?

Ele é o termo que define a relação existente entre empresas e pessoas no processo logístico que vai da extração de matéria-prima à entrega do produto ao consumidor.  

Assim, fornecedores, fabricantes, atacadistas, distribuidores, varejistas e consumidores formam esse sistema que envolve a troca de produtos e serviços, e o fluxo de informações. 

Dessa forma, os diferentes elos do supply chain são partes importantes de qualquer negócio e exigem habilidade e experiência dos profissionais envolvidos. 

Supply chain: tradução

A tradução do termo em inglês supply chain é cadeia de suprimento ou rede de suprimentos. 

É uma evolução da logística integrada, pois realiza a integração e o gerenciamento de todas as fases de produção, da fabricação ao atendimento ao cliente.  

Supply chain: exemplos

São exemplos: o gerenciamento de estoque, transporte de mercadorias e atendimento ao cliente

Quando pedimos uma pizza pelo iFood, por exemplo, a cadeia de suprimentos envolve desde o agricultor que planta e comercializa o trigo da farinha da pizza ao entregador que leva o pedido.  

Logística e supply chain: entenda a relação

Supply chain abrange várias atividades de produção, interligando processos em diferentes setores, como abastecimento, produção e atendimento, sendo a logística um deles. 

Dessa forma, parte da cadeia de suprimento, a logística é a atividade responsável pelo gerenciamento de pedidos, definição de rotas para transporte e monitoramento de entrega de produtos. 

Como o supply chain funciona dentro de uma empresa?

Em uma empresa, ele funciona como meio de gestão de diferentes processos, desde o gerenciamento de operações até monitoramento do fluxo de informações.

Assim, a gestão é feita pelo conhecimento completo do ciclo do produto ou serviço que é oferecido pela empresa a seus clientes. 

Portanto, isso envolve as etapas de compra de mercadorias, controle de estoque, armazenagem, controle de pedidos, entrega, devoluções e trocas e atendimento ao cliente. 

Quais são as principais funções do supply chain?

As atribuições do profissional depende do tipo de produto ou serviço, o tamanho da empresa e o modelo de negócios. 

Contudo, o gerenciamento da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM) segue a lógica de uma estrutura pré-definida. 

O Global Supply Chain Forum define como principais funções ou processos: 

  • O gerenciamento do relacionamento com o consumidor;
  • Gerenciamento do atendimento ao cliente;
  • Gerenciamento da demanda;
  • Atendimento de pedido;
  • Gerenciamento do fluxo da manufatura; 
  • Gerenciamento do relacionamento com o fornecedor;
  • Desenvolvimento e comercialização do produto;
  • Gerenciamento do retorno. 

Qual a importância do supply chain na cadeia de suprimentos?

O supply chain é responsável por gerenciar todas as etapas, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final aos clientes. Além disso, vai otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, garantindo a disponibilidade dos produtos no momento certo.

Por isso sua importância, com uma gestão bem feita, as empresas podem alcançar uma maior competitividade e satisfação do cliente.

Além disso, vai permitir uma visão completa de toda a cadeia de suprimentos, desde sua produção até a distribuição, reduzindo estoques excessivos. 

Por fim, o supply chain terá a troca de informações em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais precisa e rápida, evitando gargalos e problemas na entrega.

Quais os benefícios de uma boa gestão de supply chain?

A gestão de supply chain, ou gestão de cadeia de suprimentos, é essencial para que todo processo produtivo esteja coordenado e otimizado entre as partes participantes. 

Assim, entre os benefícios da boa gestão de supply chain estão a maior taxa de eficiência na previsão de demanda, diminuição de estoque e redução de custos operacionais. 

Além disso, destacam-se a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, otimização de finanças, resolução rápida de problemas e diminuição de fornecedores como benefícios. 

8 erros que uma boa supply chain evita

Alguns erros podem comprometer a boa gestão. Evitá-los é essencial para que não haja prejuízos financeiros para a empresa. 

De acordo com artigo do site IT in the Supply Chain, existem 8 erros comuns que podem prejudicar a boa gestão da cadeia de suprimentos. Confira: 

  1. Escolher muitos fornecedores;
  2. Não se preparar para o inesperado;
  3. Estratégia ruim de gestão de custos;
  4. Segurança cibernética ruim;
  5. Fracassar no uso de dados;
  6. Experiências ruins de clientes;
  7. Falha no compartilhamento de informações essenciais;
  8. Não cultivar um bom relacionamento com fornecedores.

Quais áreas fazem parte do supply chain? 

As áreas que fazem parte do supply chain são as de compras, manufatura, gerenciamento de estoque, planejamento de demanda, armazenamento, transporte e atendimento ao público.  

Portanto, saiba um pouco mais sobre cada uma:

Compras 

A aquisição de bens e serviços necessários para a criação de um produto ou oferta de um serviço é um setor essencial que faz parte de qualquer empresa. 

O setor de compras envolve a revisão das especificações do produto, recebimento e processamento de requisições, publicidade para licitações e inspeção de bens recebidos. 

Manufatura 

É a produção de produtos artesanais de alta tecnologia, para uso ou venda, com a utilização de mão de obra, máquinas, processamento químico e biológico. 

Há várias funções envolvidas na manufatura como: gerente e engenheiro de produção, gerente de fábrica, operador de máquina e analista de controle de qualidade. 

Gerenciamento de Estoque 

A gestão de estoques físicos é parte fundamental de uma produção e um dos ativos mais importantes, sem o qual a empresa não teria vendas. 

Ter o produto certo, na quantidade certa e no lugar certo só é possível com o gerenciamento correto, o que envolve o supply chain. 

Planejamento de demanda 

É o processo de previsão da demanda do cliente para impulsionar a execução dessa demanda pela cadeia de suprimentos e o gerenciamento do negócio. 

Prever a demanda futura de um produto ou serviço é uma tarefa que exige habilidade analítica e interesse em modelagem computacional. 

Armazenamento 

As funções do armazenamento incluem o recebimento, identificação, inspeção, verificação, armazenamento, recuperação para emissão e checagem de bens e materiais. 

Mais do que guardar esses itens, o armazenamento funciona hoje como centros de distribuição, onde eles podem ser reembalados e rotulados antes de chegarem ao destino. 

Transporte 

É um setor fundamental para o supply chain pois é por meio dele que os produtos chegarão aos consumidores finais, seja direta ou indiretamente. 

Uma empresa pode ter o produto certo, armazenado no local certo, mas sem um transporte efetivo, ele pode demorar ou até mesmo nunca ser entregue ao cliente. 

Para escolher um meio de transporte efetivo e de qualidade, as empresas devem levar em conta custo, velocidade, confiabilidade e capacidade de atendimento mais adequados. 

Atendimento ao cliente 

Garantir a satisfação do cliente, tirando dúvidas, atendendo pedidos e resolvendo eventuais problemas são atividades essenciais e que merecem toda a atenção da empresa. 

Embora seja um setor que parece estar no fim da cadeia de suprimentos, ele não é o fim do processo, e muitas vezes pode ser o começo da relação entre consumidor e empresa. 

Os desafios do supply chain

Os desafios do supply chain cresceram nos últimos dois anos com a pandemia da Covid-19, o que fez com que muitas empresas tivessem de adaptar a esse contexto. 

Segundo o relatório SC: desafios e  tendências além da pandemia, da consultoria Globant, as empresas devem ter mais agilidade, qualidade e rapidez em seus atendimentos. 

Os desafios são previsão de entregas com precisão, entregas refrigeradas, redução dos custos de logística e a garantia do retorno de investimento em tecnologia 

Como aplicar o supply chain?

Para aplicar na empresa deve levar em conta o tipo mais adequado, se tem equipe qualificada e em quais áreas deve dar mais atenção. 

Artigo do blog da empresa de tecnologia NeoWay dá algumas dicas de como aplicar em um negócio. Veja abaixo quais são as dicas:

  • Ter uma equipe alinhada atuando de forma integrada; 
  • Processos devem ser estruturados para se ter eficiência e agilizar a produção; 
  • Fazer análise dos fornecedores e manter atenção em prazos e custo-benefício; 
  • Estudar e analisar as opções de distribuidores; 
  • Ter um canal de atendimento ao consumidor; 
  • Usar a tecnologia a favor do negócio.   

Analista de supply chain: o que faz?

Um analista de supply chain é o profissional responsável por acompanhar todas as etapas e setores envolvidos da empresa a fim de corrigir erros e reduzir custos. 

São atribuições do analista o controle de estoque eficiente, redução de custos, garantir entregas rápidas e seguras e conseguir atender a demanda dos clientes. 

Consultoria supply chain: quando contratar uma?

O momento de contratar uma consultoria de supply chain é quando a empresa busca a solução para um problema específico e sabe quais os objetivos que quer alcançar.

Por fim, a consultoria Exper indica algumas razões por que contratar uma consultoria:

  • Busca de solução especializada; 
  • Referência de melhores práticas;
  • Visão externa imparcial; 
  • Suporte para tomar decisões; 
  • Visão de projeto com início, meio e fim para solução do problema. 

Qual curso fazer para trabalhar com Supply Chain?

Um dos cursos mais indicados para esse propósito é a graduação em Administração com ênfase em Logística e Supply Chain. 

Nesse curso, você terá a oportunidade de adquirir conhecimentos de gestão de operações, logística internacional, cadeia de suprimentos e estratégias de otimização. 

Além disso, vale a pena considerar programas de pós-graduação e certificações específicas, como Six Sigma e APICS.

Dicas para otimizar a gestão do Supply Chain

Confira algumas dicas para melhorar a gestão de supply chain da sua empresa:

  • Aprimore a visibilidade de sua cadeia de suprimentos, monitorando e rastreando cada etapa do processo. 
  • Utilize tecnologias avançadas, como soluções de rastreamento em tempo real e análises de dados, para identificar gargalos e tomar decisões baseadas em informações precisas. 
  • Estabeleça parcerias estratégicas com fornecedores confiáveis e comprometidos. 
  • Busque por colaborações de longo prazo, baseadas na transparência e no compartilhamento mútuo de informações, para fortalecer sua cadeia de suprimentos e reduzir riscos. 
  • Automatize tarefas repetitivas e manuais, utilizando sistemas integrados de gestão do Supply Chain. A implementação de soluções tecnológicas eficientes irá agilizar processos, reduzir erros e otimizar a comunicação entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos.
Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas