Nova Economia: o que é um OKR?

Você sabe o que é OKR? Descubra como essa metodologia, popular na Nova Economia, vem ajudando as empresas a realizar suas metas mais ambiciosas.

Conheça o método que faz até as metas mais ousadas de uma empresa se tornarem realidade


Sonhar grande é legal, mas como faz para chegar lá? Na Nova Economia, uma sigla onipresente indica o caminho para transformar ideias em realizações: OKR (Objectives and Key Results, ou “objetivos e principais resultados”), um método no qual a empresa traça metas factíveis e acompanha seus resultados a cada marco.

Mesmo que o objetivo da organização pareça ambicioso demais (o Google, por exemplo, quer indexar toda a informação do mundo) e quase impossível de ser alcançado, a sacada do OKR é articular um caminho para realizá-lo, mostrando quais métricas e marcos são necessários para demonstrar que a empresa está progredindo rumo a esse objetivo.

A lógica do OKR é a seguinte: primeiro a empresa define objetivos claros e mensuráveis de modo colaborativo (e não de cima para baixo, pois a ideia é que todos centrem esforços na mesma direção).

“O objetivo é o que eu quero realizar. Os principais resultados são como eu vou fazer isso. Os objetivos são longevos, arrojados e aspiracionais. Os principais resultados são agressivos, mas sempre mensuráveis, orientados por prazos e limitados em número”, resume o investidor John Doerr, que batizou e popularizou o OKR, em uma entrevista à Harvard Business Review.

O pai do método OKR é o norte-americano Andy Grove, que criou um sistema de definição de metas simples quando era CEO da Intel nos anos 1970, mas que rompia com a tradição dos processos hierárquicos, de ciclo anual e ligados a compensações. Doerr trabalhou com Grove à época, por isso teve a oportunidade de aprender a metodologia em detalhes, aprimorá-la e renomeá-la. Mais tarde, ele investiria em empresas como a Amazon, o Google e o Twitter (e aplicaria essa teoria em algumas delas).

Desde os anos 1970, OKRs têm sido usados por diferentes empresas e organizações; desde a Intel, na criação dos microprocessadores até a ONG One, fundada pelo cantor Bono Vox para combater a pobreza.

Como funciona o OKR?

Depois de definir o objetivo, é preciso articular como ele será atingido. Para isso, pode-se, por exemplo, pensar em alguns resultados-chave que indicam o caminho rumo à meta principal —e um prazo para alcançá-los.

Um exemplo: se o objetivo da empresa fosse se tornar o app mais baixado da América Latina, os resultados-chave poderiam ser aumentar o número de downloads em 30% em três meses e traduzir o material de marketing para o espanhol.

Depois de definidos os resultados-chave, a metodologia é usada para acompanhar o progresso, alinhando as equipes com o que deve ser alcançado e se comunicando com máxima transparência. No OKR, os ciclos são rápidos, para que as equipes possam avaliar o desempenho e corrigir a rota rapidamente se os resultados não forem satisfatórios ou esperados.

O OKR poderia, portanto, ser resumido em duas perguntas. A primeira é “o quê”: qual é o objetivo (ou o “O” da sigla) que a equipe ou a empresa quer alcançar e em qual prazo. E a segunda é como esses principais resultados (o “KR” da sigla, key results) vão ser atingidos, esclarecendo quais são os benchmarks e os marcos mensuráveis que vão mostrar que a empresa está progredindo rumo ao grande objetivo.

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