Descubra por que caixinhas, sacolas e lacres são essenciais para a estratégia de marketing dos restaurantes
A embalagem é estratégica para quem trabalha com delivery. Além de garantir que a comida chegue quentinha e saborosa na casa das pessoas, ela é uma poderosa ferramenta de marketing —e pode ser decisiva para a fidelização.
Daí a importância de dar a caixinhas, copos e sacolas a atenção que eles merecem. “A embalagem é um cuidado que o restaurante tem com o cliente”, afirma Renan Serrano, coordenador de embalagens do iFood. “Por isso é importante pensar nela como se fosse uma extensão da cozinha que chega na casa das pessoas.”
Apesar de o prato ser a atração principal do pedido, a embalagem é o primeiro contato dos consumidores com o restaurante, a padaria ou a lanchonete. E a primeira impressão, ressalta Renan, é a que fica. “A embalagem tem o poder de melhorar a experiência, de dar visibilidade à marca e passar um senso de preocupação e de cuidado. Por isso, ela não deve ser vista como um custo, e sim como marketing.”
Quem investe em embalagens ou lacres personalizados, por exemplo, ganha pontos ao fortalecer visualmente a sua marca para que o cliente a reconheça. Uma mensagem carinhosa ou divertida pode ser a isca para as pessoas compartilharem a embalagem nas redes sociais de maneira positiva. Só não vale gastar demais. “A embalagem deve representar 6%, em média, do custo do prato. Acima disso, dá prejuízo”, afirma Renan.
Experiência de hospitalidade
A embalagem também é decisiva para uma boa experiência. Pensando nisso, Norberto Costa, fundador do Poke Garden (restaurante especializado nesse prato havaiano), decidiu abandonar a tigela de plástico que usava no delivery e criar uma embalagem própria, bem mais caprichada e sustentável.
Após um ano de desenvolvimento, a empresa lançou no início de 2021 uma tigela de papelão, em formato sextavado e ilustrada em parceria com artistas. “Nossa ideia sempre foi transmitir a hospitalidade do restaurante no delivery, e a embalagem é uma parte importante disso”, afirma Norberto. “Além disso, o material escolhido reflete a nossa preocupação com a sustentabilidade.
Ele explica que as novas embalagens são uma forma de levar uma experiência aconchegante à casa dos clientes, para que eles se sintam bem atendidos. “As pessoas adoraram, e isso trouxe mais awareness para o nosso restaurante.”
O caso do Poke Garden é um exemplo do que Renan chama de ciclo virtuoso da embalagem, que começa na cozinha e termina com a fidelização do cliente. “O ciclo virtuoso é um meio para passar uma boa mensagem final: receber o delivery é como receber um presente. O primeiro contato que você tem com o restaurante não é a comida, é a embalagem.”
O ciclo virtuoso da embalagem
Facilite o processo
As embalagens devem estar em sintonia com o processo de produção. “Elas precisam ser funcionais e práticas, tem que ser fácil usá-las na cozinha”, diz Renan. “Quando puder, use embalagens coringa para otimizar o processo. Se tiver uma embalagem para coxinha, outra para esfiha, outra para risoles, isso pode atrasar o fluxo e o risco de errar é maior, o que pode gerar uma má experiência para os consumidores.”
Pense na imagem
A embalagem é o primeiro contato do cliente com o pedido. Por isso, pense na imagem que você quer passar do seu restaurante —um lugar sofisticado, descontraído, acolhedor, divertido?— e escolha uma embalagem que combine com ela.
Crie uma experiência
O delivery é a extensão do salão, portanto a experiência do cliente deve ser semelhante quando ele receber a comida em casa. “A embalagem é o primeiro contato da pessoa com o restaurante. Se ela for ruim, a experiência já começa mal”, aponta Renan. “O cliente tem alta expectativa e precisa ser atendido.
Quem paga R$ 300 em um prato não vai ficar feliz se receber a refeição em uma sacola plástica.”
Receba os louros
Uma boa embalagem deixa uma boa impressão: além de fazer uma boa avaliação do restaurante nos aplicativos de entrega, os clientes podem até mesmo postar em suas redes sociais uma foto do que receberam. “Muita gente vai no app e deixa comentários elogiando não só a comida, mas também a embalagem. Isso conta pontos”, diz Renan.
Fidelize clientes
Por fim, quando a embalagem faz parte de uma experiência com a marca, ela colabora para que os clientes continuem pedindo suas refeições naquele restaurante ou lanchonete. “Quem gosta da experiência pede de novo”, afirma Renan. “Depois da boa avaliação vem a fidelização.”