Descubra como os aplicativos podem melhorar a nossa experiência na hora de escolher o melhor meio de transporte
Já pensou ter um app no telefone para poder escolher qual é a melhor maneira de se locomover pela cidade na hora em que você precisa sair? Essa é a ideia por trás do MaaS (Mobility as a Service), que traz conveniência aos serviços de mobilidade.
Esse tal app funcionaria assim: com um clique, tá na sua mão o bilhete de metrô ou de ônibus, se essa for a melhor pedida naquele horário. Outro clique e você sabe onde tem bicicletas e scooters por perto. Ou, se for o caso, dá para chamar um carro ou alugar um veículo.
O MaaS é um conceito de serviço que integra o transporte público a outros serviços de mobilidade, como compartilhamento de carros, de caronas e de bicicleta. Alguns têm inteligência para sugerir a melhor opção no momento, de acordo com a disponibilidade de modais e com o trânsito.
A ideia, inicialmente, é facilitar o planejamento na hora de se deslocar e de usar essas diferentes modalidades de transporte e simplificar o pagamento, centralizando-o em um único canal (em geral, um app). Em longo prazo, o objetivo seria o de reduzir a “carrodependência” nas cidades e incentivar a usufruir de um serviço de transporte em vez de possuir um veículo.
O primeiro MaaS surgiu na Finlândia, em 2017, e hoje já funciona em outros países, como Japão, Suíça e Áustria. O Whim oferece pacotes com preços diferentes para várias cestas de serviço, que vão desde viagens ilimitadas no transporte público combinadas com táxis e aluguel de carro até o uso ilimitado de todos os modais, incluindo bicicletas e scooters elétricas.
Em 2019, Berlim se tornou a primeira cidade do mundo a ter um aplicativo de MaaS oferecido pela autoridade municipal de transporte. Quem usa o Jelbi pode andar de ônibus, trem, táxi, de scooter, bicicleta ou compartilhar carros e caronas.
Desde então, o conceito vem se espalhando por outras cidades europeias. Na Áustria, por exemplo, o KlimaTicket permite utilizar todos os meios de transporte público do país pagando uma anualidade.
Já na Bélgica, o Skipr ajuda empresas a empregar melhor o orçamento de mobilidade para os funcionários, que podem usar o app para escolher como querem ir e voltar do trabalho, misturando modais como o transporte público e o aluguel de carros, por exemplo.
Recentemente, o MaaS chegou aos Estados Unidos. Em Pittsburgh, empreendedores estão desenvolvendo a plataforma Move PGH, que reúne os serviços de transporte público e de compartilhamento de bicicletas e scooters elétricas e permite aos usuários encontrar todas as opções de transporte disponíveis acessando apenas um app.
Será que a ideia vai chegar logo por aqui?
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