Fórum de Entregadores do Brasil resulta em carta-compromisso para a categoria

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, 23 líderes-entregadores de 14 cidades se reuniram com o iFood para apresentar os principais desafios da categoria no 1º Fórum dos Entregadores do Brasil.

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, 23 líderes-entregadores de 14 cidades se reuniram com o iFood para apresentar os principais desafios da categoria no 1º Fórum dos Entregadores do Brasil. A pluralidade de ideias entre os participantes, que atuam nos diferentes modelos (Nuvem e Operador Logístico) e modais (moto e bicicleta) coexistiu com o uníssono esforço das partes para encontrar caminhos possíveis para as principais demandas dos entregadores.

Todos os representantes da categoria tiveram a oportunidade de se expressar e apresentar as dificuldades que vivenciam no dia a dia – por exemplo, questionamentos sobre razões de bloqueios e inativações de conta, migração do entregador do modelo Operador Logístico para Nuvem, busca por mais respeito e valorização do trabalho, ajustes no modelo operado nos pontos de apoio, possibilidade de reajuste anual das taxas, considerações sobre agendamento e entregas duplas, entre outros. Os debates foram mediados pelos facilitadores da Consultoria Enraize.

O iFood ouviu abertamente todas as demandas, com empatia. “O diálogo aberto abriu caminho para oportunidades de se promover melhorias, bem como dar mais visibilidade e transparência sobre o modelo operado pela plataforma e sua relação com os entregadores ”, avalia João Sabino, Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do iFood. “ e também pôde dar mais.

A partir do encontro, foi firmada uma carta-compromisso entre os entregadores e representantes da empresa. “Trata-se de um pacto para garantir mais transparência na relação e a busca por melhorias, com soluções viáveis e que beneficiam todos os entregadores no curto e médio prazos”, explica Sabino.

“Estamos aqui representando os milhares de jovens e pais de família que dependem da plataforma. Nós, da linha de frente, tínhamos a visão de que havia coisas que poderiam melhorar. Esperamos que essas melhorias sejam implantadas para os profissionais”, comenta Ferrugem, líder-entregador em Goiânia.

“Quando a gente ouve, de perto, as histórias desses profissionais, entendemos que precisamos ir além de pesquisas e dados de resultados operacionais e somar às análises os impactos da atuação do entregador e como ele sente tudo isso na ponta”, afirma João Sabino, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais no iFood.

Pontos de convergência

Entre as conquistas do Fórum, estão regras e modelos de operação mais claros, bem como a comunicação mais transparente, com direito à contestação nas desativações. Para Vanessa Barbosa, líder-entregadora de Belo Horizonte, o mais importante do Fórum foi ser ouvida e o iFood ter conhecimento das demandas apresentadas. “Levei para discussão as dificuldades que passamos na rua. Acho que só o fato de chegarmos aqui, eles terem nos ouvido e encaminharem o que queríamos já foi uma grande vitória”, avalia ela.

Outro ponto importante discutido foi a antecipação da migração do entregador que trabalha no Operador Logístico – empresa contratada pelo iFood para operar em algumas praças, com definição de horários por turnos e agendamentos – para o modelo Nuvem – entregador cadastrado diretamente na plataforma do iFood.

“O encontro foi importante para ouvir, aprender ainda mais sobre o dia a dia dos entregadores e entregadoras, ter a oportunidade de tirar dúvidas, explicar a necessidade de alguns processos e, ainda, trazer soluções para melhorar a experiência com a plataforma”, comenta Claudia Storch, diretora de operações do iFood. “Ouvir os apontamentos das realidades dos entregadores nas diferentes regiões foi essencial para definir prioridades para execução. Essa escuta precisa ser contínua e se soma às demais iniciativas para promover um modelo positivo para todas partes do nosso ecossistema”

Marcel Alonso, diretor de operações do iFood, o Fórum também serviu de termômetro para ambos os lados da mesa de discussão. “Pudemos apresentar, com mais profundidade, o funcionamento e a dinâmica da plataforma e a complexidade da operação. “Isso nos permite imprimir mais clareza e transparência na relação com o entregador.”

Próximos passos

O 1º Fórum de Entregadores foi resultado de mais de 50 encontros prévios com lideranças da categoria ao longo de 2021. “Foi um evento desafiador de se realizar e do qual saímos felizes pela conquista de unir múltiplas visões em busca de soluções conjuntas”, avalia Johnny Borges, gerente de Comunidades no iFood.

Para o próximo ano, estão previstos outros Fóruns regionais com entregadores ativos na plataforma, a fim de dar continuidade ao processo de escuta, transparência e melhorias. “Agora temos a missão de rodar os estados do Brasil, dialogando com o maior número de entregadores”, diz Borges.

Vozes de lideranças-entregadoras sobre a importância do evento

9f8225e6cd32ff3cc607ef580bce396f cms 1639608702860 whatsapp image 2021 12 15 at 191530jpeg

Vitor Cachorro Loco, Porto Alegre (RS)

“Foi uma conquista que tivemos nas ruas para continuar buscando melhorias para a categoria. São avanços que conseguimos. Não foram todos, mas já é significativo. O iFood tem uma oportunidade de fazer história, e, para que possa fazer a diferença e se consolidar como a melhor plataforma do Brasil.”

Alanderson Baião, Rio de Janeiro

“O Fórum foi essencial, uma conquista para a categoria. Fomos reconhecidos como serviço essencial na pandemia, o que fez muita coisa evoluir tanto no pensamento quanto no trabalho. O Fórum também mostrou que essa conquista está sendo vista pelo iFood, ao mesmo tempo em que mostrou a importância da empresa para a vida do entregador. Foi uma evolução, algo grande para nós. Foi impactante esse momento de poder ouvir uns aos outros”.

André Mendonça, São Paulo

“Isso representa a abertura de portas e de diálogo Foi importante ouvir e absorver para se buscar uma solução.”

Príncipe das entregas, São Paulo (SP)

“Foi importante ver a atitude do iFood com os entregadores e vice-versa, entendendo não a visão do motoboy, mas com o olhar de como a empresa trabalha. Foi importante a gente saber como funciona tudo.”

Alessandro da Conceição (Sorriso), Brasília (DF)

“Esse fórum foi muito importante para a nossa categoria. Era algo pelo qual vínhamos lutando há anos. Buscamos um diálogo concreto e pessoalmente com a empresa para que a gente possa passar as demandas e que ela ouça isso direto dos representantes que estão nas ruas, trabalhando, e tenha um melhor entendimento do nosso dia a dia.”

Wal, Salvador (BA)

“Essa troca de experiência super importante não só para o iFood como para o entregadores., . É uma vivência que só nós, os entregadores, têm e que precisamos trazer para a empresa melhorar. Depois, vamos levar para as cidades de todos os estados do Brasil.”

Wagner Eufrazio, (RO)

“Esperamos que isso traga resultado para Rondônia e para todo o Brasil e que os próximos fóruns tenham representantes de outros estados”.

Assista, abaixo, como foi esse encontro:

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas