Como usar a bicicleta elétrica? Quais cuidados tomar para pedalar de forma segura no delivery? Essas são algumas das aulas rápidas que os entregadores e as entregadoras recebem, pelo celular, quando participam do iFood Pedal —o programa de bicicletas elétricas do iFood em parceria com a Tembici.
A educação para a segurança no trânsito é um dos pilares do projeto, e é colocada em prática no Pedal Responsa, criado em 2020, com o iFood Pedal. O Pedal Responsa é um curso de cinco aulas, de cinco minutos cada uma, sobre o uso da bicicleta elétrica, segurança ao pedalar, cuidados com a saúde, prevenção contra a Covid-19 e sugestões para uma comunicação eficiente e agradável na entrega.
Esse conteúdo chega direto no celular dos entregadores e entregadoras. “Optamos pelo WhatsApp por ser um aplicativo disponibilizado gratuitamente e que aumenta o potencial do projeto de alcançar o máximo de entregadores ciclistas possível”, explica Fabiane Carrijo, coordenadora de Inovação e Logística do iFood.
Além das orientações, quem faz o curso do Pedal Responsa recebe também um certificado, um kit com carregador portátil, jaqueta corta-vento, garrafinha personalizada e uma camisa de proteção UV.
“Abre-alas” para jornada de educação
Fabiane conta que o Pedal Responsa acaba sendo um “abre-alas” para outra iniciativa de educação do iFood, o iFood Decola, plataforma de cursos rápidos e gratuitos que são direcionados também para os entregadores e as entregadoras, sobre temas como fazer entregas mais seguras e empreender. “São recursos educacionais para um monte de gente escrever a própria história”, afirma a coordenadora.
A adesão ao Pedal Responsa é grande: 90% dos entregadores e entregadoras que participam do iFood Pedal. Até maio de 2022, o iFood contabilizou mais de 12 mil ciclistas formados pelo programa nas cidades em que o iFood Pedal está presente – Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O Pedal Responsa tem também uma versão imersiva, implementada em abril de 2022 em alguns pontos de apoio do iFood Pedal em São Paulo. Trata-se de uma aula presencial em que o entregador ou a entregadora usa óculos especiais para simular, com recursos de realidade aumentada, uma entrega. “A pessoa aprende o que fazer e o que não fazer durante uma jornada no trânsito”, afirma Fabiane.