Existem cerca de 33 milhões de bicicletas circulando pelo Brasil, aponta um estudo feito em 2021 com base na Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017 e 2018.
Dividir as ruas com carros, ônibus e caminhões, porém, requer atenção para evitar acidentes —e colisões com pedestres também. Quem participa do iFood Pedal (programa de compartilhamento de bicicletas elétricas da empresa em parceria com a Tembici), faz um curso de segurança no trânsito, o Pedal Responsa, para pedalar com responsabilidade e tranquilidade (veja aqui neste vídeo).
Quer saber como andar de bicicleta de maneira segura nas cidades? O iFood News compartilha algumas das orientações de segurança que são passadas às pessoas que fazem entregas de bike.
Proteja-se com equipamentos
Quatro itens são recomendados para quem quer pedalar com segurança:
Luzes adicionais e refletivos
Use e abuse dos refletivos na bicicleta e no capacete.
Capacete
Apesar de não ser obrigatório, o equipamento protege em caso de queda.
Colete Refletivo
Favorece a visualização de ciclistas na via, principalmente à noite.
Prepare-se para pedalar
Antes de sair de casa, confira as condições da bicicleta: regule a altura do selim para pedalar com conforto, cheque os freios e planeje seu caminho (usando, de preferência, a estrutura cicloviária e passando pelas vias mais tranquilas)
Respeite as regras de trânsito
Quando não houver estrutura cicloviária, circule pela rua e ocupe a faixa pista de rolamento —ande sempre no mesmo sentido dos outros veículos. Sempre bom lembrar: respeite o sinal vermelho e não pare sobre a faixa de pedestre.
Atenção ao guidão
Sempre dirija com as duas mãos e evite levar objetos pendurados no guidão da bike.
Sinalize aos motoristas
Se for mudar de faixa ou de direção, use os braços para indicar aos motoristas onde está indo.
Use sempre os dois freios juntos
Dessa forma, você evita derrapagens e perda de controle da bicicleta.
Fique a 1,5 m dos veículos
Mantenha uma distância segura da lateral tanto dos veículos em movimento como dos que estão estacionados, pois quem está saindo do carro pode abrir as portas sem ver você.
Choveu? Olho na pista
Redobre a atenção em dias de chuva, pois os freios perdem eficiência. Evite passar sobre as poças grandes, que podem esconder bueiros abertos e buracos.
Não use celular nem fones de ouvido
Além de ser obrigatório por lei, isso aumenta sua atenção ao trânsito.
O que fazer em caso de acidente?
Na maioria das vezes, socorrer alguém que sofreu um acidente de bicicleta é simples e implica em somente proteger e sinalizar o local do acidente, tranquilizar a pessoa acidentada e chamar ajuda especializada. O que você pode fazer:
- Sinalize o local do acidente para evitar o agravamento da situação e para dar
segurança a quem presta o socorro;
- Procure manter a pessoa acidentada calma e imóvel (não mexa nela);
- Peça socorro pelos telefones 193 (Bombeiros), 192 (Samu) ou 190 (Polícia Militar) e informe com precisão o local do acidente, situação e condições;
- Verifique se a vítima está consciente ou não e pergunte onde dói, nome, onde mora,
idade, telefone, etc.;
- Tranquilize a(s) vítima(s) informando que o socorro já está a caminho;
A todo momento, observe as reações da vítima e procure mantê-la abrigada do sol e do frio. Se ela se levantar sozinha e espontaneamente, isso é bom sinal.