No embalo das retrospectivas de final de ano, o iFood liberou a sua: o Meus Foods, um resumo da jornada dos consumidores. Nesse especial, as pessoas ficam sabendo não só quais foram suas comidas mais pedidas como também suas lojas favoritas e até quanto economizaram com cupons.
Além disso, o Meus Foods mostra as doações para as ONGs parceiras do iFood e as gorjetas enviadas a entregadores e entregadoras. E também revela a quantidade de cupons utilizados e os estabelecimentos preferidos de quem usa o app.
Todos esses dados, reunidos, compõem um perfil que o aplicativo apresenta de maneira divertida. E esse é um dos destaques da retrospectiva Meus Foods deste ano.
O trabalho por trás do Meus Foods
Trazer essas informações em tempo real para os clientes do iFood envolveu o trabalho de muitos Foodlovers, os colaboradores da empresa.
“Nosso maior desafio foi analisar os dados dos mais de 40 milhões de usuários da plataforma”, afirma Conrado Ramalho, software engineering manager do iFood.
Em 2022, ele foi um dos responsáveis pelo projeto Meus Foods pelo segundo ano consecutivo. “Foram realizados mais de 65 milhões de pedidos por mês, ou um total de 780 milhões no ano.”
Todo esse contingente de dados precisou de três dias de processamento para estar disponível para o lançamento do Meus Foods.
Cerca de 50 pessoas foram envolvidas no projeto como um todo. O trabalho de análise seguiu à risca a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. “Usamos o ID único de cada cliente na plataforma para fazer os balanços”, frisa Conrado. “Nenhum dado sensível foi compartilhado.”
As novidades de 2022
A retrospectiva Meus Foods já virou uma tradição, iniciada em 2019. Neste ano, a campanha conta com novidades.
Para começar, a pessoa responde a algumas perguntas que funcionam como uma espécie de teste de memória. Uma delas diz respeito aos horários em que ela fez mais pedidos.
Nesse caso, as alternativas para a resposta foram Café da Manhã dos Campeões, Almoção do Dia, Escapadinha da Tarde, Besteirinha da Noite e Larica da Madrugada. A resposta do usuário é então confrontada com a apuração do Meus Foods.
Uma das partes divertidas dessa interação é saber que a memória pode fazer suas pegadinhas. Nem sempre a percepção intuitiva corresponde à exatidão dos dados.
Aliás, é a minuciosa análise deles que traz as respostas corretas. Assim, é a partir do processamento inteligente das informações que cada usuário passa a fazer parte de um determinado perfil de consumo.
De acordo com a frequência dos pedidos por categoria, são três os tipos de cliente do iFood.
Se todos os seus pedidos foram para uma mesma categoria, ele se encaixa no “Rango, I love U”. No caso de seus pedidos terem sido bastante diversificados, ele é o “Contatinhos mil”. Entre esses dois extremos fica o “Sempre cabe + 1”, que é o cliente que transita por mais de uma categoria, mas não por uma quantidade excessiva delas.
Depois que seu perfil é traçado, os usuários podem compartilhar nas redes sociais.
O design que comunica
Outra curiosidade do Meus Foods é o uso do design para aproximar a empresa de seus clientes. Por isso, ao longo dos anos, a campanha tem sido usada para reforçar a tipografia do iFood.
“Temos criado para o Meus Foods interações que antecipam novidades do próprio aplicativo”, afirma Edmar Almeida, craft manager do iFood. “Nosso foco é proporcionar experiências emocionais dentro do app.”
Uma das maneiras de reforçar a unidade gráfica da marca, segundo Edmar, está no uso de fotos proprietárias das comidas.
Elas foram produzidas na Colômbia e neste ano passaram a ser usadas também no material visual do Meus Foods. “Fotografamos os pratos de todos os ângulos para compor as imagens com o efeito desejado”, destaca.
Ele frisa que a orquestração de esforços entre diferentes profissionais e equipes do iFood foi fundamental para chegar ao resultado final da campanha. “O time de conteúdo fez um grande trabalho”, menciona.
“A riqueza de perfis dos componentes da minha equipe também contribuiu muito. Atuações como a da Carolina Teixeira, artista digital de motion, foram muito importantes no processo.”
E, para conectar todos os dados com a experiência desenvolvida pelos times de design, o time de engenharia do iFood foi o responsável pelo desenvolvimento final do projeto no app — sempre de modo bem detalhista para que os clientes tenham a melhor experiência com a retrospectiva no app.