O cotidiano costuma ser bem corrido, mas parar para cumprimentar, agradecer ou dizer uma palavra gentil pode fazer a diferença no dia de alguém. Portanto, especialmente no dia dos entregadores iFood que chegam à nossa porta, essa palavra é crucial.
“Um simples ‘obrigado’, ‘bom dia’, ‘boa tarde’ ou ‘boa noite’ pode mudar totalmente o dia do entregador”, afirma Luciano “Barba”, que faz entregas pelo iFood na cidade de Maceió (AL).
“Às vezes estamos passando por algum problema fora do trabalho e mesmo o dia a dia no trânsito é estressante”, reflete. “Um simples gesto, um ‘vai com Deus’, ‘Deus acompanhe’, tem o poder de modificar para melhor a nossa jornada.”
Thiago Rocha, que também faz entregas em Maceió, faz coro e reforça o valor da gentileza na interação com os clientes. “Um obrigado ou um ‘como vai’ deixa o entregador com a emoção mais aberta”, afirma ele (confira os depoimentos dos entregadores no vídeo a seguir).
Ele sugere que a atitude pode até ir além da palavra. “Oferecer um copo de água também é uma forma de ser gentil.”
Confira também 3 dicas para não deixar o entregador esperando
Valorização do trabalho
Kelvin Clay, de Manaus (AM), concorda que a gentileza é uma maneira de valorizar o trabalho dos entregadores.
Afinal, para esses profissionais, não tem tempo ruim, literalmente, quando se trata de cumprir com a missão de atender aos pedidos feitos pela plataforma do iFood. “Parece ser uma coisa simples, mas um obrigado faz toda a diferença”, diz.
Aliás, o gesto de agradecimento é um bem tão precioso – e por vezes raro – que passou até a ser lembrado em uma data específica.
Assim, a data de 11 de janeiro ganhou o status de Dia Internacional do Obrigado. O movimento começou há alguns anos nas redes sociais e atualmente a celebração está sacramentada, sinal de que a necessidade de mais gentileza entre as pessoas é algo que também viraliza.
Por fim, para colaborar com o movimento, uma das dicas que o iFood traz na série de pequenos vídeos “Gentileza gera Gentileza” (confira um deles abaixo) é sempre cumprimentar e agradecer a quem entrega a sua compra ou refeição.